• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Qual a diferença entre Agronomia, Engenharia Agrícola e Agronegócio?

Agosto 9, 2022

Qual a diferença entre Agronomia, Engenharia Agrícola e Agronegócio?
7:15

O setor agropecuário é responsável por grande parte das atividades econômicas brasileiras e para trabalhar nessa área, é possível optar por cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola ou Agronegócio.

Embora consistam em formações diferentes, o que todas têm em comum é a possibilidade de formar profissionais altamente qualificados para atuar nesse setor, que cresce cada vez mais no país.

Mas para tomar uma decisão e encontrar o curso certo para você, é importante entender quais são as particularidades de cada uma dessas opções.

Afinal, para garantir uma carreira de sucesso, é fundamental conhecer o mercado de trabalho no qual se pretende atuar futuramente e compreender quais as atividades desempenhadas nesse meio.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você entenda a diferença entre Agronomia, Engenharia Agrícola e Agronegócio. Confira!

Existe diferença entre Agronomia, Engenharia Agrícola e Agronegócio?

Trabalhar no setor Agrícola é uma ótima opção para quem está pensando em maneiras de ingressar no mercado de trabalho e conquistar o sucesso profissional.

Tendo em vista o crescimento da área, novas oportunidades de emprego estão sempre surgindo, pois empresas e instituições precisam de pessoas qualificadas para realizar as atividades envolvidas no dia a dia desse setor.

Exemplo disso é a informação fornecida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), segundo a qual o setor agropecuário é responsável pela maior geração de empregos dos últimos 10 anos.

No entanto, há mais de uma forma de ingressar nesse meio, já que existem diferentes processos que compõem a área, portanto, podem ser realizadas formações distintas, sendo elas: Agronomia, Engenharia Agrícola e Agronegócio.

Entenda melhor do que se trata cada um desses cursos.

Agronomia

A agronomia é um dos cursos mais conhecidos nesse ramo, sendo associada a ele grande parte das atividades exercidas no dia a dia do setor.

De fato, o profissional formado nesse curso é responsável por uma série de procedimentos que são essenciais para o bom funcionamento dessa área como um todo, seja na elaboração de processos ou ao colocá-los em prática.

Algumas de suas tarefas envolvem o planejamento do cultivo e do preparo do solo, além dos procedimentos que serão realizados com os produtos gerados durante o processo, tais como sua colheita, armazenamento e distribuição.

Além disso, o engenheiro agrônomo também deve compreender o funcionamento da área de pecuária, sabendo lidar com rebanhos e com a criação de animais, tarefas essenciais para o setor como um todo.

Por isso, a formação do profissional deve envolver disciplinas que vão desde as ciências exatas, como matemática e física, até aspectos mais relacionados às ciências naturais, a exemplo da biologia e da veterinária.

No mercado de trabalho, o engenheiro agrônomo pode atuar na elaboração dos procedimentos mencionados ou então em áreas como a vigilância sanitária e a indústria de alimentos, tendo em vista a ampla formação que recebe ao longo da graduação.

Engenharia Agrícola

A formação em Engenharia Agrícola é mais uma opção para quem deseja trabalhar no setor agropecuário e se beneficiar com a expansão pela qual a área tem passado.

Essa é uma formação mais voltada para os aspectos técnicos e práticos das atividades desenvolvidas no setor, pois se volta para procedimentos como a elaboração de equipamentos a serem utilizados no dia a dia do ramo.

Assim, o profissional de Engenharia Agrícola pode atuar na elaboração, planejamento, coordenação e execução das mais diversas tarefas relacionadas ao preparo do solo e ao processo de colheita, assim como ao armazenamento dos produtos e a distribuição dos mesmos.

Afinal, para que cada etapa desse longo processo ocorra de maneira ágil e eficaz, é preciso que sejam realizadas com a utilização de bons equipamentos e de um cronograma bem elaborado.

Também é possível atuar no gerenciamento de todo o processo de industrialização, armazenamento e comercialização de produtos fabricados nesse setor, sejam eles de origem vegetal ou animal.

As áreas de atuação disponíveis para os profissionais formados em Engenharia Agrícola são bastante amplas e incluem desde a gestão rural e a consultoria para o agronegócio até o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis para o ramo agropecuário.

Por isso, trata-se de uma formação interessante para diversos perfis de estudante.

Agronegócio

A formação em Agronegócio proporciona mais uma maneira de trabalhar no setor agropecuário, nesse caso, a partir da atuação frente a processos de gestão e planejamento.

Embora compartilhe conteúdos técnicos com os cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola, para que o estudante conheça o funcionamento de processos como o plantio e a criação de rebanhos, essa formação também envolve outros tipos de conhecimento.

Para garantir que o profissional esteja apto a conduzir os procedimentos desenvolvidos na área, esse curso trabalha com noções de outros ramos, a exemplo de conceitos de administração, economia e gestão de empresas.

Essa formação multidisciplinar é essencial para que o profissional formado em Agronegócio seja capaz de compreender os processos desenvolvidos na área em que atua, mas possa contribuir também com atividades de cunho administrativo, fundamentais para o bom desempenho de qualquer empresa ou instituição.

Como escolher entre essas opções?

Escolher o curso de graduação ideal é uma grande preocupação para muitas pessoas, especialmente quando se aproxima o período de realização dos vestibulares e processos seletivos.

Por isso, conhecer as opções que estão disponíveis é fundamental para que seja possível analisar com calma e tranquilidade quais são os caminhos profissionais que podem ser seguidos a partir de determinada formação.

As áreas de Agronomia, Engenharia Agrícola e Agronegócio estão em constante expansão, oferecendo um cenário promissor para o estudante que tem vontade de atuar nesses ramos futuramente. 

O essencial é que o estudante se interesse pelos assuntos que serão tratados ao longo da formação e que verifique se seu perfil é compatível com as profissões que pode exercer após concluir a graduação.

Dessa maneira, é possível passar pelo ensino superior com tranquilidade e tornar-se um profissional qualificado para atuar em uma área que, além de apresentar boas oportunidades de atuação, é também um assunto de seu interesse.

Se você está interessado em realizar uma formação em Agronomia, só precisa conhecer a Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra!

Somos uma instituição de ensino superior com cursos em modalidades presencial, híbrida ou EAD, para você poder optar pela formação que atende melhor às suas necessidades.

Para conferir mais informações a respeito de processos seletivos, descontos nas mensalidades e conhecer nossos polos credenciados, visite a nossa página!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!