• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quais são as áreas do Direito em alta em 2020?

Setembro 18, 2020

Quais são as áreas do Direito em alta em 2020? - Blog da Ulbra
4:15

As áreas do Direito em alta no ano de 2020 vêm movimentando alunos e profissionais na busca do aprimoramento.

O Direito continua sendo uma das profissões mais procuradas entre os jovens e aqueles que desejam dedicar suas vidas profissionais ao ramo jurídico.

A área é vasta e dinâmica, possibilitando especialidades nos diversos segmentos em que os acadêmicos sintam-se à vontade, porém algumas delas têm recebido a preferência deles e estão sendo requisitadas pelo mercado.

Neste post, apresentamos as áreas do Direito em alta e suas características. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Quais são as áreas do Direito em alta?

Algumas áreas do Direito em alta têm sido muito procuradas pelos estudantes, uma vez que a demanda do mercado sinaliza grandes possibilidades e busca por profissionais especializados.

Seis delas vêm sendo valorizadas em 2020 e merecem a atenção daqueles que desejam atuar profissionalmente nesse segmento, são elas:

Direito Eleitoral

As novas regras e mudanças com relação ao Direito Eleitoral têm apresentado uma grande demanda, oferecendo excelentes oportunidades aos profissionais da área.

Esse ramo do Direito exige que candidatos, políticos e partidos atendam à legislação e busquem assessoria jurídica especializada para não se comprometerem ou correrem riscos de ficar de fora de eleições e cargos do Governo. 

Direito e Relações Institucionais

Muitas empresas públicas e privadas buscam por especialistas do Direito que possibilitem um bom relacionamento, acompanhamento e conhecimento das leis que impactam a economia e as organizações, tais como:

  • políticas públicas,
  • questões regulatórias,
  • legislação.

Decisões e estratégias precisam ser tomadas tendo por base os caminhos traçados pelo Estado, e um profissional especialista em Relações Institucionais colabora na exatidão das decisões.

Direito Digital

O Direito Digital é, sem dúvida, um dos que mais cresce e exige especialistas na área jurídica, uma vez que muito há por se fazer.

Ainda dando os primeiros passos com relação a uma legislação específica, todas as empresas que possuem algum tipo de relacionamento ou negócio utilizando os canais digitais precisam conhecer os direitos e deveres referentes a esse assunto.

Direito Trabalhista

Outra área muito procurada, especialmente em função dos novos formatos de trabalho estabelecidos e aceitos pela legislação, exige conhecimento e assessoria em todas as empresas ou organizações que possuam funcionários.

Direito Tributário

As empresas buscam incessantemente apoio e assessoria tributária para lidar com a legislação específica a respeito desse importante assunto.

A carga elevada de impostos no Brasil faz com que muitos empreendimentos busquem possibilidades legais para diminuir os seus custos e alcançar benefícios fiscais.

O entendimento das complexas leis com relação aos mais variados assuntos que envolvam impostos pode alterar resultados econômicos das empresas, dependendo da sua habilidade em encontrar alternativas que reduzam a carga tributária.

Direito Corporativo – Compliance 

Por último, dentre as áreas do Direito em alta em 2020, está o Compliance.

Conhecido também como Direito Corporativo, é a área que analisa e apresenta os melhores caminhos para que organizações privadas e públicas não cometam deslizes com relação à legislação vigente.

Esses profissionais cuidam para que a instituição atenda a todas as leis e obrigações, evitando problemas e situações indesejáveis.

Essas são as 6 principais áreas do Direito em alta, nas quais a demanda por profissionais continua em crescimento e as opções oferecem condições atraentes para aqueles que desejam se especializar nos referidos segmentos.

Para conquistar essa possibilidade, é necessária a formação acadêmica em Direito e, no decorrer do curso, pode-se optar por especializações.

Essas áreas do Direito em alta oferecem grandes oportunidades e você pode fazer parte desse processo. Para isso, acesse nosso site e conheça detalhes sobre o curso de Direito da Ulbra.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!