• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quais áreas jurídicas terão destaque no futuro?

Janeiro 12, 2021

Quais áreas jurídicas terão destaque no futuro? - Blog da Ulbra
3:44

A internet e a tecnologia transformaram comportamentos e mudaram as necessidades, fazendo surgir novas demandas nas áreas jurídicas.

O mercado de trabalho, de modo geral, se modificou e isso trouxe mudanças significativas que envolvem a forma como se ensina, se aprende e se aplica o Direito.

Em especial no campo de atuação, se descortinam novas demandas jurídicas, por isso, existe um horizonte promissor e diversos setores disponíveis.

Quer saber quais são as mais destacadas áreas do Direito? Continue lendo o nosso post e confira.

Conheça as áreas jurídicas que se destacarão!

É possível perceber que as áreas jurídicas que estarão em destaque nos próximos anos exigem profissionais especializados para resolver novas necessidades. 

São elas:

Direito de propriedade intelectual

Essa é uma área que vem ganhando muito destaque porque versa sobre os chamados bens incorpóreos de criação intelectual. 

Isto é, protege o inventor ou responsável por qualquer produção de intelecto, assegurando que ele seja recompensado pela sua criação.

A propriedade intelectual pode se subdividir em: 

Direito Autoral: essa modalidade defende o direito aos autores de trabalhos artísticos, pinturas, músicas, filmes, poesias, livros etc.

Direito Industrial: referindo-se às marcas, patentes, desenhos industriais e indicações geográficas utilizadas no meio empresarial.

A internet ampliou essa demanda para a proteção de softwares e projetos, por exemplo. 

Comércio eletrônico

Cada vez mais os brasileiros utilizam-se dos meios digitais para realizarem suas compras e também a cada dia aumenta o número de e-commerces, por isso é uma das áreas jurídicas mais promissoras.

Nesse sentido, o profissional vai atuar na orientação e consultoria preventiva para que as empresas obedeçam às constantes legislações desde o início do negócio, contratos com fornecedores, até o atendimento final ao cliente.

De outro lado, ela também atua na defesa dos direitos do consumidor online, que têm aumentando suas reclamações, principalmente sobre descumprimento legal por parte das lojas virtuais. 

Privacidade e proteção de dados 

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais foi criada com o objetivo de padronizar normas e práticas para promover e garantir a segurança das informações particulares passadas por clientes e usuários dos diversos ambientes físicos ou digitais. 

É possível auxiliar sua empresa a estar em conformidade com a LGPD sem impactar sua operação, determinando as bases legais para o tratamento dos dados, revisão dos contratos em geral e cumprimento dos Direitos dos Titulares.

Essa é uma das áreas que vai atuar tanto no sentido de orientar as instituições para que elas estejam em conformidade com a lei, bem como na defesa de consumidores que tiverem seus direitos violados. 

Direito Penal Digital 

Essa área do Direito começou a ganhar destaque quando a atriz Carolina Dieckmann teve imagens roubadas e postadas indevidamente na web. 

É um ramo muito abrangente e objetiva impedir, orientar e defender sobre as infrações cometidas online.

São considerados crimes virtuais:

  • crimes contra a honra, calúnia, injúria e difamação praticados em diversos canais,
  • estelionato virtual,
  • pedofilia,
  • uso indevido da marca,
  • apologia ao crime.

Percebe-se que os setores que estão ganhando destaque no Direito estão relacionados com a evolução do uso da internet e com as novas necessidades de toda uma sociedade. 

Dessa forma, para acompanhar as transformações nas áreas jurídicas, opte por um curso que também se transformou. Escolha a Ulbra e garanta-se para um futuro promissor.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!