• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo no ensino a distância?

Agosto 18, 2022

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo no ensino a distância?
7:14

O ensino a distância já é realidade para a maior parte dos estudantes brasileiros, que prezam pela flexibilidade oferecida por essa modalidade. Assim, essa pode ser uma boa opção para quem quer cursar Arquitetura e Urbanismo com ainda mais praticidade.

A área é bastante promissora no cenário brasileiro e apresenta boas perspectivas de carreira para o profissional que se mostra qualificado para o trabalho.

Para isso, uma formação de qualidade, em uma instituição de ensino de confiança, é fundamental para a futura atuação do arquiteto e urbanista.

Continue a leitura para entender como funciona o curso de Arquitetura e Urbanismo no ensino a distância e descubra se essa é uma boa opção para você!

Curso de Arquitetura e Urbanismo

A área de Arquitetura e Urbanismo está presente no dia a dia de todas as pessoas que vivem em sociedade, por meio dos ambientes que frequentamos e até em espaços abertos, nos quais transitamos diariamente, procurando sempre maior mobilidade e funcionalidade.

Para que atividades corriqueiras, como a locomoção entre diferentes lugares e a própria habitação de espaços, ocorra de maneira agradável e eficiente, a atuação dos profissionais dessa área é fundamental.

Desde a antiguidade, a arquitetura tem o potencial de facilitar a vida das pessoas, mas também apresenta um lado artístico e mais subjetivo, tendo em vista que uma de suas características é a capacidade de transmitir a cultura de determinado povo ou período histórico.

Por isso é tão comum que construções sejam grandes pontos turísticos, especialmente quando visitamos um local desconhecido e distante de onde vivemos, pois expressam de maneira concreta a cultura e a história de um local.

No dia a dia, a área de Arquitetura e Urbanismo está presente em diversos aspectos da rotina das pessoas, seja na valorização de elementos estéticos, funcionais, de acessibilidade ou mesmo na elaboração de espaços mais confortáveis.

Assim, ao realizar uma graduação na área, seja na modalidade presencial ou no ensino a distância, o estudante entra em contato com esses diferentes lados da profissão, para que possa atuar com mais preparo e conhecimento.

Afinal, como funciona o Curso de Arquitetura e Urbanismo no ensino a distância?

O ensino a distância já é realidade para grande parte dos estudantes de nível superior no Brasil.

O Censo da Educação Superior 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), mostra a força dessa tendência entre os discentes.

Em 2019, foram mais de 2 milhões de estudantes matriculados em cursos de ensino a distância, representando 53,4% do total de alunos presentes no nível superior, tanto em instituições públicas quanto privadas.

A preferência pode ser motivada pela flexibilidade oferecida por essa modalidade, que muitas vezes torna mais prática a rotina de estudantes que precisam conciliar uma grande carga de estudos com suas jornadas de trabalho.

Assim, essa acaba sendo uma alternativa mais viável para quem não pode se dedicar exclusivamente à graduação ou tem problemas de locomoção até o ambiente da instituição de ensino.

Diferentemente do que muitos pensam, o estudante não é prejudicado por não estar fisicamente no espaço da universidade, já que a utilização de tecnologias promove um contato constante com os docentes e colegas de turma.

Para isso, são utilizados os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), nos quais o aluno tem acesso a materiais didáticos, aulas ao vivo, videoaulas, fóruns de discussão do conteúdo e atividades avaliativas.

No caso de cursos como o de Arquitetura e Urbanismo, em que o aluno também deve contar com momentos de prática para exercitar o conhecimento adquirido ao longo das disciplinas, o uso de laboratórios virtuais se faz bastante efetivo.

Dessa maneira, é possível conciliar os momentos de estudos teóricos com os de prática, nos quais o estudante pode colocar a mão na massa e identificar eventuais dificuldades na compreensão do conteúdo estudado.

Grade curricular do curso

Ao longo de 10 semestres, o curso de Arquitetura e Urbanismo no ensino a distância deve fornecer ao estudante uma formação completa e interdisciplinar, que permita ao futuro profissional atuar de forma integrada, contemplando os diversos elementos presentes em um projeto.

Para isso, são oferecidas disciplinas de diferentes áreas, incluindo conteúdos de Ciências Exatas e Ciências Humanas.

Essa interação entre os diferentes campos é fundamental para que o arquiteto seja capaz de elaborar projetos condizentes com a realidade, que possam ser aplicados efetivamente, mas também para que sejam funcionais para as pessoas que utilizarão os ambientes desenvolvidos.

Assim, algumas das disciplinas ofertadas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do ensino a distância são:

  • Geometria Descritiva e Desenho Técnico,
  • Álgebra Linear e Geometria Analítica,
  • Sistemas Estruturais,
  • Estética e História das Artes,
  • História, Teoria e Crítica da Arquitetura,
  • Conforto Ambiental,
  • Sociedade e Contemporaneidade.

Além de conhecimentos técnicos, essenciais para a atuação do profissional, a formação também proporciona discussões relevantes para a inserção da área de Arquitetura e Urbanismo na sociedade atual.

Exemplo disso é a pauta referente à acessibilidade, um assunto cada vez mais relevante para esse campo, que deve estar sempre atento à funcionalidade dos ambientes projetados, o que requer pensar também no acesso a eles.

Além disso, a grade curricular do curso conta com disciplinas de caráter prático, mesmo quando a modalidade escolhida é o ensino a distância.

Alguns exemplos são as matérias voltadas para a prática em ateliê, nas quais o estudante deverá desenvolver projetos de diferentes naturezas, para que o conteúdo estudado nas disciplinas teóricas garanta a construção da prática projetual.

Assim, mesmo na modalidade a distância é possível conciliar todos os elementos necessários para uma formação completa e que forneça todo o preparo necessário ao aluno.

Curse Arquitetura e Urbanismo modalidade EAD na Ulbra!

Quer fazer um curso de Arquitetura e Urbanismo? O ensino a distância na Ulbra pode ser a opção ideal para você!

Para além de escolher um curso de graduação que seja de seu interesse e atenda aos seus objetivos profissionais, também é essencial encontrar uma instituição de ensino de qualidade e optar por uma modalidade que atenda às suas necessidades.

Assim, se você está procurando por uma formação que seja mais flexível, mas ofereça o conhecimento e o preparo necessários para se tornar um profissional qualificado, você precisa conhecer o curso de Arquitetura e Urbanismo EAD da Ulbra.

Visitando a nossa página, você pode conferir mais informações a respeito dos nossos processos seletivos, descontos nas mensalidades e polos credenciados.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!