• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como seguir carreira jurídica no Brasil?

Agosto 28, 2020

Como seguir carreira jurídica no Brasil? - Blog da Ulbra
4:25

Seguir uma carreira jurídica no Brasil possibilita um futuro de estabilidade, reconhecimento e a garantia de uma atividade apaixonante e dinâmica.

São muitas as oportunidades a serem analisadas e certamente alguma delas se encaixa no seu perfil e naquilo que você busca.

O Direito está envolvido praticamente em todas as áreas das atividades humanas e responde por garantir a justiça e harmonia nos relacionamentos.

As especializações é que determinam a profissão a ser seguida e o encaminhamento para as muitas opções existentes.

Neste post, apresentamos possibilidades para você seguir uma carreira jurídica no Brasil. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como seguir carreira jurídica no Brasil?

Para seguir a carreira jurídica no Brasil, você precisa de:

  • esforço;
  • vontade;
  • entusiasmo;
  • dedicação.

Todas essas qualidades possibilitarão a você um futuro que reúne uma boa condição financeira e uma profissão voltada à prática da justiça e garantia de direitos e deveres dos cidadãos e corporações.

Para se candidatar a essa possibilidade:

Faça uma boa faculdade de Direito

Buscar por uma boa faculdade de Direito pode fazer toda a diferença nas oportunidades que possam se apresentar na sua vida profissional.

Conhecer a área e contar com professores comprometidos e experientes no segmento é o melhor caminho para se atingir os objetivos.

Isso só é possível localizando instituições de qualidade, nas quais a tradição e a experiência preparam profissionais para o mercado, prontos a iniciar suas carreiras e colaborar com a sociedade.

Escolha sua área de atuação

Como já mencionado, existem inúmeras áreas que oferecem grandes oportunidades para uma carreira jurídica brilhante. Você precisará escolher uma delas.

Algumas, além da obrigatoriedade do curso de Direito, exigirão ainda a aprovação junto à OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, que, através de provas, identifica os profissionais aptos a desenvolver suas atividades em algumas áreas jurídicas.

Dentre todas as possibilidades, existem algumas áreas que merecem ser avaliadas, como:

Direito Civil

O Direito Civil é aquele que trabalha as relações pessoais de:

  • negócios jurídicos;
  • família;
  • obrigações e contratos;
  • propriedades;
  • outros direitos das pessoas.

São necessários bons advogados para defender os interesses dos mais variados assuntos envolvendo essas relações.

Direito Penal

No Direito Penal, atuam profissionais que advogam acusando ou defendendo situações de crimes envolvendo pessoas físicas e jurídicas.

São os responsáveis em defender seus clientes na busca dos direitos com relação a contravenções. Essa área também é conhecida como Direito Criminal.

Direito Ambiental

No Direito Ambiental, os trabalhos desenvolvidos são voltados à sustentabilidade e às questões que envolvem o meio ambiente, sua proteção e preservação, possibilitando a geração de riqueza e o crescimento econômico através das atividades empresariais.

Essa área cresce de forma contínua, uma vez que assuntos envolvendo a proteção aos recursos naturais ganham força junto à sociedade.

Direito Tributário

O Direito Tributário envolve profissionais da área jurídica que trabalham constantemente na busca de melhores condições fiscais para os seus clientes.

A área corporativa necessita cada vez mais de profissionais especializados nesse segmento, pois as leis, decretos e incentivos podem criar situações favoráveis para as operações empresariais no que se refere aos impostos.

Direito Público

Por último, o Direito Público é aquele que envolve os profissionais que são contratados pelo Governo para exercerem suas atividades mantendo a ordem, exigindo o cumprimento das leis e estabelecendo penas para aqueles que não as cumprem.

A área pública voltada a esse segmento necessita dos seguintes profissionais:

  • defensor público;
  • delegado de polícia;
  • promotor de justiça;
  • juiz criminal.

A carreira jurídica, como já mencionado, oferece muitas oportunidades e trabalha com uma área apaixonante para aqueles que defendem os direitos, deveres e, acima de tudo, a justiça. 

A Ulbra é uma excelente possibilidade de graduação de qualidade para os que desejam seguir uma carreira jurídica. Acesse nosso site e conheça nosso curso de Direito.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!