• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como escolher o curso de graduação ideal para mim?

Fevereiro 11, 2022

O Brasil está entre os países com maiores índices de vacinação contra a Covid-19, situação que garante uma maior segurança, gera confiança e faz as pessoas começarem a planejar novamente seus futuros e um dos desejos mais comuns é fazer um curso de graduação.

Conquistar um diploma é uma importante realização pessoal, além de ser uma forte referência de reconhecimento e valorização profissional no mercado de trabalho.

Em outubro de 2021 a CNN Brasil divulgou uma pesquisa realizada pelo Sesi, em parceria com o Senai, anunciando que 91% dos estudantes ouvidos demonstram interesse em fazer um curso superior.

Na ocasião foram ouvidos mil alunos, estudantes do ensino médio de escolas públicas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e da rede Sesi. 

Outra pesquisa realizada em novembro de 2021, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), em parceria com a Educa Insights, revelou que seis a cada dez alunos demonstram interesse em iniciar um curso superior já no início de 2022.

Os números confirmam que o brasileiro está confiante, deseja investir no futuro e transformar a sua vida.

No entanto, quando o assunto é ensino superior, é comum e normal surgir a dúvida sobre qual é o melhor curso para se fazer. Quer saber como escolher a melhor formação para você? Continue a leitura.

Por que fazer uma faculdade?

Iniciar e concluir um curso de graduação é uma vitória de todo estudante que vai refletir diretamente na construção de um ser humano mais realizado pessoalmente e na formação de um profissional mais capacitado para conquistar o mercado de trabalho.

Por isso, um curso superior promove vários benefícios que vão da realização pessoal ao sucesso na área escolhida.

É importante frisar que somente um curso de graduação e as formações posteriores, como pós-graduações, são capazes de formar um especialista em determinada área. 

Além de se trabalhar em uma atividade que promove satisfação pessoal, uma formação também faz toda a diferença no currículo. Aliás, o diploma de nível superior é requisito obrigatório para muitos concursos públicos e vagas em instituições privadas. 

Profissionais com formação também são melhor remunerados que os demais. 

Segundo matéria publicada na Folha, a conclusão de um curso universitário garante ao trabalhador um salário de em média 144% acima dos que são pagos aos colaboradores que terminaram o ensino médio.

Há alguns anos, Bill Gates, fundador da Microsoft, deixou um importante recado no seu blog, para os jovens americanos, ao escrever: obter um diploma é um caminho muito mais seguro para o sucesso.

Como se pode observar, são várias as vantagens em investir em um curso de graduação. 

Como escolher o curso de graduação

Mas, afinal, como escolher o melhor curso para garantir a realização e satisfação pessoal e o sucesso profissional?

Confira algumas dicas:

Entenda suas preferências

Para decidir pela profissão ideal o aluno precisa desenvolver o autoconhecimento, ou seja, é necessário que você saiba identificar suas prioridades e compreender as suas preferências em relação ao que deseja trabalhar. 

Para isso, pesquise as variadas profissões nas quais tem interesse, procure saber mais sobre elas e imagine-se praticando. 

Não considere apenas a remuneração. Um profissional satisfeito na sua área tem mais chances de alcançar o sucesso e ganhar bem do que o aluno que escolhe um curso priorizando apenas a renda.

Outra vez usamos uma frase de Bill Gates onde afirma que: minha ambição sempre foi poder realizar os sonhos

Por exemplo, se o seu sonho é promover a justiça e ajudar a construir um mundo mais igual, talvez o Direito seja a melhor formação para você. Caso deseje auxiliar no alívio da dor e ajudar a dar mais qualidade de vida a uma pessoa, Fisioterapia ou Medicina podem ser uma boa escolha.

Identifique seus sonhos, avalie suas habilidades e considere seus talentos para então escolher o curso de graduação que melhor se encaixa com seus ideais e jeito de viver.

Descubra como alcançar o sucesso na ULBRA! Nosso e-book revela as tendências do mercado e os cursos de graduação mais procurados.

Explorando os cursos de Graduação em alta no mercado

Faça testes vocacionais

Uma dica muito válida para ajudar a escolher o curso ideal para você é recorrer ao teste vocacional.

Geralmente, eles são organizados por psicólogos e podem ser realizados em sessões presenciais ou até mesmo de forma online, em sites que disponibilizam de forma gratuita a possibilidade de realização.

Tanto no presencial como online, ele é feito por meio de questionários. Analisadas as respostas se define o perfil do candidato indicando as melhores opções de estudo, sendo uma importante ferramenta para ajudar a escolher a profissão.

Pense no mercado de trabalho

A escolha da formação será o caminho para a entrada no mercado de trabalho e isso também precisa ser considerado na hora de definir o curso de graduação.

Pensar no mercado envolve analisar:

  • possibilidades de ganhos, 
  • oportunidades de crescimento profissional,
  • áreas de atuação,
  • as tendências atuais e futuras da profissão,
  • o mercado de trabalho nacional e internacional,
  • as possibilidades de especializações.

Confira a grade curricular de cada curso

A grade curricular é essencial para formar um profissional seguro e capacitado, da mesma forma que a seleção das matérias ministradas dará um panorama de como é o curso e mostrará a abrangência do conhecimento e da capacitação.

Nesse sentido, é importante frisar que um aluno que escolhe o curso de graduação de Direito, por exemplo, não necessariamente precisará trabalhar como advogado. 

Existem diversos ramos que ele poderá atuar, entre eles:

  • acadêmico, 
  • promotoria, 
  • oficial de justiça,
  • delegacia,
  • análise judiciária,
  • judicial,
  • desembargador.

O mesmo acontece com as demais graduações.

Por exemplo, quem escolhe fazer Administração, Fisioterapia, Agronomia, Contabilidade, Enfermagem, Arquitetura ou uma das Engenharias, entre outras graduações, tanto pode se destacar em empresas privadas, entrar em órgãos públicos ou iniciar carreira como empreendedor de sucesso e até mesmo seguir a profissão acadêmica.

A grade curricular ajuda o aluno a entender a amplitude da sua profissão e todas as áreas de atuação possíveis.

Escolha a Ulbra!

A instituição onde o aluno estuda e se forma também tem peso, isso tanto vale para a avaliação do MEC quanto perante o mercado de trabalho.

Por isso, pesquise sobre a qualidade do conteúdo, laboratórios e demais estruturas oferecidas pela instituição antes de se matricular. 

Procure se informar também sobre a equipe docente e a credibilidade da faculdade, bem como as possibilidades de fazer curso presencial, EAD e híbrido.

Nessa hora, escolha a Ulbra, referência nacional na área educacional e base de apoio na realização de sonhos e sucesso profissional.

Acesse nosso site, conheça os cursos oferecidos e saiba como fazer a sua matrícula.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!