• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Vale a pena cursar Jornalismo para virar redator?

Setembro 29, 2022

Vale a pena cursar Jornalismo para virar redator? - Blog da Ulbra
6:54

Quando chega o momento de escolher um curso de graduação, costumam surgir muitas possibilidades para o estudante, a exemplo da ideia de cursar Jornalismo.

Essa é uma área que tem se transformado consideravelmente nos últimos anos, passando por uma série de alterações devido aos processos pelos quais a sociedade em si tem sido impactada.

Assim, a comunicação de hoje em dia já não é mais a de quando esse campo surgiu, de modo que novas possibilidades se apresentam para o estudante desse curso, desde o trabalho investigativo até a profissão de redator.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você descubra se vale a pena cursar Jornalismo para virar redator e como anda o mercado de trabalho nessa área. Continue a leitura!

Como está o mercado de trabalho para jornalistas?

Sempre que nos deparamos com uma nova possibilidade de graduação, é comum nos perguntarmos como vai o mercado de trabalho na área e quando o assunto é cursar Jornalismo não é diferente.

Conhecer as oportunidades de emprego e atuação nesse campo é fundamental para que você possa escolher com sabedoria a formação que irá realizar, tendo mais chances de alcançar sucesso e satisfação profissional.

Afinal, todos querem encontrar seu emprego dos sonhos e atuar em uma área pela qual se interessem, exercendo atividades que tragam prazer para a rotina de trabalho.

Para quem pensa em cursar Jornalismo, é preciso compreender que essa área passou por diversas alterações ao longo dos últimos anos e a formação do profissional deve acompanhar essas mudanças.

A comunicação de notícias e informações já não ocorre como antigamente, exclusivamente através de canais como a televisão e os meios impressos. 

Hoje em dia, com a revolução tecnológica pela qual a sociedade tem passado, a comunicação ocorre de maneira cada vez mais rápida e até mesmo instantânea, o que exige mais agilidade e destreza por parte do jornalista.

Isso significa também uma abertura de novas possibilidades de atuação, já que a circulação de notícias agora ocorre através de diversos meios e todos eles necessitam de profissionais que sejam capazes de promover informações de qualidade ao público, com rapidez e ética.

O ambiente digital está repleto de plataformas que proporcionam essa comunicação mais ágil e informativa, seja nos sites de notícias ou nos espaços promovidos pelas redes sociais.

Assim, quem decide cursar Jornalismo pode ter em mente que estará constantemente lidando com esse tipo de ambiente, que oferece possibilidades diversas de atuação para o profissional da área.

Áreas do Jornalismo

Por ser uma formação tão multifacetada e que proporciona um grande número de oportunidades para o profissional, é comum que os interessados nesse campo tenham dúvidas a respeito das áreas que compõem o Jornalismo.

De modo geral, podemos dizer que a atuação do jornalista está vinculada à circulação de notícias e informações, mas é preciso compreender que esse é um processo constituído por diversas etapas, cada qual oferecendo possibilidades de atuação para o profissional.

A investigação dos fatos, por exemplo, é um estágio inicial desse processo e é também de responsabilidade do jornalista.

Afinal, um jornalismo comprometido e ético deve estar comprometido com a veracidade das notícias que fará circular entre a população, de modo a combater o surgimento de falsas informações.

A análise da reação do público também é uma área importante para as atividades exercidas nesse campo, mas é pouco comentada e muitas vezes não é conhecida por quem tem vontade de cursar Jornalismo, mas ainda não sabe qual área de atuação escolher.

Esse estudo é necessário para que os veículos midiáticos compreendam o desempenho de suas notícias entre aqueles que consomem o conteúdo promovido nesses espaços, buscando entender de que modo essas informações circulam entre a população.

Por fim, a profissão de redator é ainda bastante relevante para o Jornalismo, seja qual for o ambiente pelo qual a notícia será transmitida.

Afinal, para transmitir uma informação, é preciso que ela tome a forma de um texto, mensagem ou mesmo roteiro, para que possa ser consumida pelo público.

Afinal, vale a pena cursar Jornalismo para trabalhar com redação?

O trabalho com redação jornalística está associado, principalmente, à escrita de textos que tem por objetivo informar o leitor a respeito de determinada pauta.

Assim, as habilidades necessárias para o redator envolvem uma série de fatores, como o domínio da língua escrita e as convenções que regem esse tipo de linguagem, capacidade de síntese, clareza e objetividade.

Esses são todos elementos trabalhados durante a formação na área, mais um motivo para cursar Jornalismo e desenvolver essas habilidades que são essenciais para a atuação do profissional.

Além disso, a formação em Jornalismo também envolve disciplinas mais abrangentes, que tratam de assuntos sobre Inovação, Cultura Digital e Ética essenciais para que o redator saiba que postura assumir ao redigir cada texto e ao tratar de diferentes pautas.

Por isso, quem tem o objetivo de ser redator de um jornal ou veículo da mídia deve considerar realizar essa formação, uma vez que as disciplinas oferecidas no curso preparam o estudante para os desafios do cenário atual da área.

Quanto à profissão, trata-se de uma boa oportunidade para quem aprecia a atividade de escrever textos e verificar informações, além de oferecer uma média salarial de cerca de 3 mil reais, podendo chegar a valores que ultrapassam o dobro.

Onde cursar Jornalismo?

Para além de escolher um curso de graduação que corresponda aos seus interesses, encontrar uma boa instituição de ensino também é fundamental para se tornar um profissional competente e preparado para a atuação na área.

Isso depende de uma série de fatores, que envolvem desde um corpo docente qualificado até a presença de plataformas de ensino eficientes e uma matriz curricular que forneça os conhecimentos necessários para a habilitação de bons profissionais.

Na Universidade Luterana do Brasil, a Ulbra, você encontra uma graduação de qualidade, que prepara o estudante para o mercado de trabalho e para os desafios da profissão, através de métodos e disciplinas que atendem às necessidades atuais da formação de um jornalista.

Oferecemos o Curso de Jornalismo nas modalidades híbrida e EAD, para que você opte por aquela que for mais adequada à sua rotina.

Para consultar a matriz curricular dos cursos, além de detalhes a respeito de processos seletivos e descontos nas mensalidades, visite a página do Curso de Jornalismo da Ulbra!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!