• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

O Curso de Fisioterapia é ideal para mim?

Julho 28, 2022

O Curso de Fisioterapia é ideal para mim? - Blog da Ulbra
7:19

Essencial para a reabilitação e tratamento de diversas estruturas do corpo humano, o Curso de Fisioterapia prepara profissionais qualificados e atentos aos seus pacientes.

Através do diagnóstico, prevenção, reabilitação e tratamento de diversas condições, o fisioterapeuta tem a oportunidade de realizar grandes contribuições à saúde e ao bem-estar das pessoas.

Embora se trate de uma área muito interessante e de enorme valor para a sociedade, é comum se perguntar se essa é a formação ideal para você.

Neste post, contaremos o que você precisa saber para decidir se o Curso de Fisioterapia é a escolha certa. Continue a leitura!

Como saber se vou gostar do Curso de Fisioterapia?

Conhecer alguns aspectos dessa área pode ajudar a compreender se o Curso de Fisioterapia é a opção ideal de graduação para você.

Afinal, tendo uma visão mais ampla desse ramo, é possível identificar se há interesse nas disciplinas, áreas de atuação e oportunidades profissionais que se colocam diante do fisioterapeuta.

Perfil do aluno

Como em qualquer curso, é importante que o aluno esteja disposto não apenas a adquirir conhecimentos técnicos, mas também a desenvolver novas habilidades.

Na área da saúde, de maneira geral, o trabalho realizado no dia a dia está intimamente ligado à comunicação com pessoas, principalmente com os pacientes.

O fisioterapeuta pode encarar isso de maneira ainda mais intensa, uma vez que além de dar orientações técnicas, também pode ser preciso oferecer apoio a uma pessoa com um estado psicológico fragilizado.

Assim, saber lidar com situações de cansaço e desânimo pode ser de grande ajuda na recuperação, tornando o processo mais fluido e fácil.

Também é importante que o aluno seja capaz de se adaptar a situações adversas, dado que se trata de um trabalho delicado e que exige paciência por parte do profissional.

Ser uma pessoa criativa e proativa também contribui para uma atuação mais efetiva na área, já que pode ser necessário procurar soluções inovadoras para algumas situações.

Apesar de essas serem características importantes de um fisioterapeuta, o estudante que não as apresenta não precisa se desanimar.

Ao longo da formação oferecida no Curso de Fisioterapia, o conteúdo teórico e a prática andam lado a lado, de maneira que esse período se torna também o momento de desenvolver esses traços.

Carreira

Hoje, a profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). A área é bastante ampla e oferece caminhos variados para o estudante recém-formado.

De forma geral, podemos dizer que o fisioterapeuta trabalha com a reabilitação e reestruturação de órgãos, sistema musculoesquelético, assim como outras estruturas do corpo que podem sofrer fraturas e traumas.

No entanto, existem diversas maneiras de realizar esse trabalho.

É possível atuar de maneira geral, realizando diagnósticos, prescrevendo e analisando exames, fazendo avaliações dos pacientes e, por fim, encontrando o melhor tratamento para a condição apresentada.

Por outro lado, também é possível dar um direcionamento mais específico à realização desses procedimentos, atuando, por exemplo, na fisioterapia esportiva.

Nesse caso, o profissional trabalha com atletas, auxiliando na prevenção e no tratamento de lesões.

Outro exemplo é a fisioterapia do trabalho, em que o profissional é responsável pelo tratamento de funcionários lesionados em seu ambiente de trabalho, em decorrência da função exercida.

Algumas alternativas incluem ainda a fisioterapia neurofuncional, osteopatia, quiropraxia e até acupuntura.

Assim, o estudante pode descobrir quais são suas áreas de maior interesse e investir em uma especialização relacionada a elas.

Mercado de trabalho

Seja qual for a especialização pretendida, o estudante de um Curso de Fisioterapia pode ter boas expectativas em relação ao mercado de trabalho.

Os profissionais podem encontrar oportunidades de atuação tanto no setor público quanto no privado, em instituições como clínicas, hospitais e demais estabelecimentos voltados a esse tipo de tratamento.

No setor privado, o empreendedorismo pode ser uma importante carta na manga do fisioterapeuta.

Com proatividade, organização e as informações necessárias, muitos profissionais optam por abrir seus próprios consultórios, oferecendo serviço especializado nesse setor.

Dessa maneira, é possível encontrar ótimas oportunidades para começar e construir a carreira na área.

Por outro lado, também há estudantes que possuem grande interesse nos estudos desse ramo, mas optam por não atuar diretamente no atendimento de pacientes.

Esse é o caso de muitos que seguem a carreira acadêmica, trilhando um caminho de produção de conhecimento científico no ambiente da universidade.

Trata-se também de um trabalho extremamente relevante para a área, pois proporciona avanços e inovações que têm impacto direto sobre a formação dos profissionais e seu modo de trabalho com os pacientes.

Educação continuada

Os estudos do aluno de um Curso de Fisioterapia não precisam acabar quando a graduação chega ao seu fim.

Cada vez mais, a pós-graduação tem se tornado um caminho buscado pelos estudantes, uma vez que traz consigo uma vantagem no mercado de trabalho e grande conhecimento na área.

No caso da fisioterapia, não é diferente. Investir em educação continuada traz diversos benefícios ao profissional, incluindo a atualização de seus conhecimentos e um diferencial ao seu currículo.

As possibilidades de especialização são bastante variadas, oferecendo alternativas para alunos interessados em diferentes áreas de atuação.

Onde cursar?

Outra questão comum entre os interessados na área é onde cursar a graduação.

A formação de cerca de 5 anos envolve disciplinas de diversos campos do conhecimento, como a física, a química, a sociologia e a psicologia.

A integração desses conteúdos é essencial para a capacitação do profissional, de modo que esteja preparado para as mais diversas situações que pode encontrar no mercado de trabalho.

Por isso, encontrar também uma boa instituição de ensino é um passo fundamental na formação de um bom fisioterapeuta.

É importante analisar se a universidade pretendida conta com infraestrutura de qualidade, corpo docente qualificado e uma matriz curricular que inclua os diversos aspectos presentes na área.

Para tomar a decisão, pode ser interessante entrar em contato com estudantes da instituição para tirar dúvidas e também visitar a página da universidade na internet, para encontrar mais informações.

Está interessado por essa área? Então, chegou a hora de conhecer o Curso de Fisioterapia da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos uma infraestrutura de qualidade, que prepara o aluno não só para atuar na reabilitação do paciente, mas, também, na promoção, prevenção e educação em saúde.

Acesse nosso site e confira mais informações a respeito de processos seletivos, descontos nas mensalidades e outras opções de curso.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!