• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como é o Curso de Jornalismo da Ulbra?

Julho 14, 2022

Como é o Curso de Jornalismo da Ulbra? - Blog da Ulbra
8:01

Um curso de Jornalismo precisa estar atualizado com as constantes mudanças do mercado, por isso as instituições de ensino devem oferecer conteúdos muito além das práticas e conceitos tradicionais da profissão.

Não existem dúvidas que um diploma de curso superior enriquece um currículo e abre portas para o mercado de trabalho.

No entanto, muito se fala nas transformações que o mercado de trabalho enfrenta e o Jornalismo não fica de fora dessas mudanças. 

Prova disso é que grandes empresas do setor estão reformulando sua forma de elaborar conteúdos, de informar seu público e de contratar seus profissionais.

Essa revolução descortinou um horizonte de possibilidades e de oportunidades para o jornalismo.

Nesse cenário, a escolha da faculdade tem grande impacto no crescimento pessoal e profissional do universitário, isso porque quando o aluno se forma ele precisa estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho atual e qualificado para exercer a sua atividade.

Quer saber como o curso de Jornalismo da Ulbra prepara você para o futuro? Continue a leitura.

Qual o perfil de um jornalista?

Quem deseja fazer um curso de Jornalismo naturalmente já possui um perfil curioso, que gosta e sente satisfação em pesquisar informações e investigar dados para transformá-los em notícias.

Um jornalista é comprometido com a verdade, por isso é imparcial e sempre ouvirá os dois lados de uma mesma situação, para então informar o público sobre ela.

Outra característica desse profissional é gostar de se comunicar. Para isso, ele não mede esforços para aprender a fazer isso corretamente, de forma clara e atrativa, seja por meio da palavra escrita ou falada.

Porém, atualmente, o mercado de trabalho para o jornalista também passou por grandes transformações. Hoje, esse profissional atua de forma mais independente, muitas vezes vendendo a sua própria pauta, por isso ele também precisa ter um perfil empreendedor.

Outros profissionais trabalham como freelancers ou abrem suas próprias agências para prestarem serviços nas mais diversas áreas do setor. 

Nesse cenário, o jornalismo independente, o colaborativo e o alternativo ganham espaço, mostram força e viram tendência no Brasil, praticamente todos eles com grande presença nos meios digitais.

Dessa forma, o jornalista de sucesso busca aprender a gerir o seu negócio e encontrar soluções inovadoras e diferenciadas para produzir conteúdos de qualidade, com:

  • imparcialidade, 
  • postura crítica, 
  • compromisso com a verdade,
  • ética,
  • responsabilidade social.

Como está o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para quem concluiu o curso de Jornalismo é amplo e diversificado. 

O profissional tem oportunidades de trabalho em variados campos, que vão desde atuações nos meios mais tradicionais, como em rádios e canais de televisão, e também em jornais e revistas que continuam investindo em materiais impressos nos mais diferentes formatos para o seu público. 

Atualmente, o jornalismo também se estendeu para o formato digital e são várias as alternativas de atuação para esse ambiente, possibilitando escrever para blogs, sites especializados e até mesmo atuar no marketing digital na elaboração de conteúdos para os mais diferentes fins e canais.

Para se destacar no mercado, o formando tem a oportunidade de se especializar em áreas específicas, como:

  • jornalismo esportivo,
  • investigativo,
  • econômico,
  • político,
  • cultural,
  • moda,
  • automotivo,
  • assessoria de imprensa e comunicação,
  • comunicação digital,
  • comunicação institucional.

Base salarial para jornalistas

O salário de um profissional com Graduação em Jornalismo pode variar bastante, uma vez que há oportunidades em todo o país e a base salarial varia de uma região para outra.

Há diversas questões que estão envolvidas nesse valor, como o tamanho populacional, a categoria de trabalho e outros fatores.

A partir disso, cria-se o piso salarial, que pode ser municipal ou estadual, e define o valor mínimo que o profissional deve receber ao atuar na área.

De acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas, esse piso pode variar de R$ 1.503,99, no caso da atuação em Rádio e TV na Paraíba, até R$ 3.810,69, no Paraná.

Dessa forma, há uma grande variação entre as regiões, mas há ótimas oportunidades de remuneração em todo o território nacional.

O que esperar do curso de Jornalismo da Ulbra?

O curso de Jornalismo da Ulbra existe há 30 anos e, como a maioria das universidades, ele era no formato presencial. 

Nessas três décadas formamos centenas de profissionais que se encontram com a nossa instituição e acham em nossos conteúdos o caminho para dar início em uma carreira de sucesso.

Com as constantes mudanças no âmbito educacional, o ensino híbrido, que era uma tendência, transformou-se em uma realidade. 

Dessa forma, reunimos nossa experiência no setor de formação EAD, investimos em tecnologia inovadoras e estamos oferecendo a você um curso de Jornalismo no formato híbrido, pautado nos preceitos fundamentais da profissão e complementado com as transformações do mercado.

Isso significa dizer que o bacharel em Jornalismo formado pela Ulbra irá aprender a desenvolver um perfil para atuar e refletir com preceitos humanísticos os campos jornalístico e comunicacional, compreendendo as dinâmicas e complexidades da sociedade e do mercado atual. 

Dessa forma, ele está apto e qualificado para atuar nas diversas funções tradicionais que o mercado oferece, bem como nas variadas possibilidades que os meios digitais disponibilizam, trabalhando, desenvolvendo e oferecendo projetos inovadores em áreas diversificadas que envolvem a comunicação integrada.

O curso de Jornalismo da Ulbra propõe para você uma formação conectada com as constantes transformações do segmento e do mercado de trabalho, visando o empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a produção de conteúdos de qualidade, pautados na postura crítica, ética profissional e responsabilidade social.

O que o curso de Jornalismo da Ulbra oferece?

Contamos com uma equipe de docentes altamente experientes na formação universitária EAD dentro da área do Jornalismo e com uma estrutura tecnológica de ponta para oferecer um curso de Jornalismo híbrido completo e diferenciado. 

Oferecemos laboratórios físicos e virtuais para a realização das aulas síncronas via plataforma digital do Google for Education ou videoaula. 

Nossos laboratórios físicos são espaços para a produção de materiais didáticos interativos ou do contato semanal entre professores e alunos por meio de aulas transmitidas ao vivo. 

O universitário terá acesso a:

  • laboratórios de informática, 
  • de rádio, 
  • televisão, 
  • fotografia,
  • produção de texto. 

O aluno ainda poderá contar com a Ulbra TV e Rádio Mix para a produção de videoaulas e transmissões ao vivo de experiências de produção nesses veículos. Da mesma forma que poderá usar esses canais para realização de estágios presenciais ou mesmo remotos. Os estágios também poderão ser realizados em veículos credenciados nas regiões em que os alunos vivem.

A graduação Híbrida em Jornalismo da Ulbra ainda tem como diferencial o estímulo ao aluno em atuações de projetos de extensão comunitária, por meio da curricularização da extensão, oportunizando ações nas comunidades em que vivem.

Da mesma forma que disponibilizamos a possibilidade de participação em projetos de pesquisa, para todos que se interessarem em seguir o caminho da pós-graduação e especializar-se em áreas específicas do segmento.

Agora que você sabe como é o curso de Jornalismo da Ulbra, que tal acessar nosso site e conferir de perto a grade curricular ou conversar com um dos nossos consultores? 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!