Cursos híbridos: 18 benefícios dessa metodologia
Cursos híbridos

Cursos híbridos: 18 benefícios dessa metodologia

Os cursos híbridos estão cada vez mais entre as opções de alunos de várias áreas. Acima de tudo, porque torna fácil a aprendizagem presencial e a distância.

No entanto, você sabe quais as vantagens do curso híbrido?

Esse curso, primeiramente, prevê aulas online com ações práticas virtuais. Bem como, tem aulas presenciais nos polos. Portanto, você precisa escolher com cuidado o local onde vai cursar a sua graduação.

Neste post, você terá dicas legais sobre os híbridos. E, do mesmo modo, mais aspectos destes cursos. Leia até o final e termine com todas as suas dúvidas.

Vantagens dos cursos híbridos

O curso, todavia, faz parte da educação a distância (EAD). Do mesmo modo, a opção de alunos cresce bastante.

Contudo, a Ulbra oferta várias vantagens.  Ou seja, a matriz dos cursos presenciais e EAD é igual.

O que difere, portanto, é que as aulas teóricas e algumas teórico-práticas são na sala de aula virtual. As que exigem ações laboratoriais ou práticas ocorrem em encontros presenciais nos polos. Em síntese, estão todos lá: o professor, os conteúdos, os colegas e a interação.

Entre as diversas vantagens dos cursos híbridos, estão:

  • Acesso a acervos virtuais
  • Ações práticas em laboratórios virtuais e físicos
  • Aluno escolhe tempo e local de estudo
  • Amplia o seu networking
  • Aporte teórico virtual: e-books, videoaulas etc.
  • Contato com ambiente virtual
  • Cursar e trabalhar ao mesmo tempo
  • Estudar sem alterar rotina
  • Horário flexível
  • Inserção no mercado de trabalho
  • Investimento menor
  • Matriz curricular igual ao presencial
  • Melhora acessos digitais
  • Menos gastos com deslocamentos
  • Rapidez do ensino digital
  • Reconhecimento do MEC
  • Troca de experiência
  • Vantagem da tecnologia para estudar

Porém, não se esqueça de confirmar todas essas vantagens antes da matrícula. Dessa forma, escolha também uma universidade que tenha grande acervo de material didático. Tanto quanto, opções virtuais na plataforma. Igualmente, que ofereça o professor e o tutor virtual.

Ulbra inova com cursos híbridos

Os cursos híbridos estão em oferta na Ulbra em vários polos EAD de diversos estados do Brasil.

Há duas grandes vantagens nos quesitos flexibilidade e material didático. Em alguns cursos, todas as disciplinas ocorrem 100% online. Algumas síncronas com encontros com o professor em dias e horários fixos. Outras assíncronas em que o aluno escolhe os locais e horários para estudar na semana.

Contudo, em cursos da área da saúde, o aluno terá encontros presenciais no polo. O objetivo são ações práticas, com dias e horários marcados.

Além disso, quando estudar online, o aluno poderá utilizar laboratórios virtuais. Estes simulam a realidade de atuação profissional.

Professores da Ulbra tem estratégias pedagógicas próprias. Ou seja, com ferramentas digitais e metodologias ativas. As aulas ocorrem em salas virtuais ou presenciais de acordo com a disciplina.

Uma das pioneiras no Brasil

A Ulbra, primeiramente, realizou imersão no ensino virtual anos atrás. Acima de tudo, para entender a necessidade do aluno na EAD. Ou seja, é uma das pioneiras no Brasil.

Logo depois, veio  nova plataforma própria. É o Aula, ambiente virtual de aprendizagem. Os professores, do mesmo modo, foram incentivados a buscar essas ferramentas.

Frequentemente, surgiam vários depoimentos de alunos que precisavam sair do trabalho e ir direto ao campus. Nesse ínterim, necessitavam achar vaga para estacionamento e lanchar. Tudo isso, após um dia de trabalho.

Com a metodologia híbrida, contudo, esse tipo de situação fica muito melhor . A atenção do aluno, desta forma, pode estar mais plena no conteúdo do curso. Opção para todas as idades.

Ponto alto dos cursos híbridos

O ponto alto dos cursos híbridos da Ulbra, no entanto, é que possuem laboratórios virtuais.

Onde, igualmente, o aluno pode fazer a tarefa junto com o professor. A ação vai além da prática. Afinal, também alerta o aluno em todos os cuidados.

Por exemplo, tem que colocar luvas ou máscara no simulador. Caso contrário, ele não poderá prosseguir . Precisa de objetos de segurança.

Os laboratórios virtuais híbridos estão no Aula. Afinal, é através de links que o professor insere o roteiro da aula.  Assim, orienta o que deseja que o aluno faça naquele espaço. E, também indica qual teoria  faz parte da prática.

O aluno pode entrar quantas vezes quiser. Os laboratórios, enfim, ficam em tempo integral. E, assim, têm uma prática muito próxima do real. Além disso, permitem que alunos que não teriam condições de ir ao campus utilizem laboratório.

Quer saber mais? Acesse o site e inscreva-se nos cursos  híbridos da Ulbra.

 

Publicado em 5 de novembro de 2021, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin