• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Conheça alguns cursos para quem gosta de desenhar

Janeiro 19, 2023

Existem vários cursos para quem gosta de desenhar seguir sua paixão pelos riscos e rabiscos, formas e formatos e construir uma carreira de sucesso.

Segundo um grupo de pesquisadores que analisou uma concha encontrada pelo médico holandês Eugène Dubois, ao explorar a selva de Java, com intuito de estudar o comportamento do Homo erectus, o primeiro ancestral humano, a primeira imagem desenhada da história data de 400 mil anos.

O desenho acompanha toda a evolução do ser humano e, muito antes da escrita, os homens já registravam comportamentos através de formas e figuras, como as pinturas rupestres nas cavernas e mais tarde nas tumbas do Egito.

Importante destacar também a importância das ilustrações e coordenadas desenhadas nos mapas, nas expedições e descobertas passadas.  

No decorrer dos séculos, a arte de desenhar também evoluiu e, atualmente, ela está presente em várias profissões. De traços complexos em uma planta ou projeto, a uma representação futurística na tela do computador, vários são os segmentos profissionais que exigem a habilidade e prazer do desenho.

Por isso, se você adora desenhar, confira alguns cursos que ajudarão você a construir uma carreira de sucesso fazendo aquilo que gosta.

Cursos para quem gosta de desenhar

Antes de mostrarmos para você os cursos para quem gosta de desenhar, ressaltamos que, por muito tempo, as várias gerações tiveram um conceito que uma carreira de sucesso implicava em ganhar muito dinheiro.

A nova geração tem uma nova forma de enxergar e sentir o sucesso profissional. 

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Sebrae, realizou uma pesquisa com jovens entre 18 e 24 anos buscando compreender o que representava para eles o sucesso profissional.

O estudo revelou que a nova geração encara o sucesso profissional da seguinte forma:

  • para 42% dos jovens o sucesso está em trabalhar com o que gosta,
  • 39% em equilibrar trabalho e a vida pessoal,
  • 32% serem reconhecidos pelo que fazem,
  • 31,% ganhar bem.

Logo, estudar o que se gosta é meio caminho andado para o sucesso. 

São vários os cursos que podem ser aproveitados por pessoas que gostam de desenvolver suas habilidades de criação e desejam aprimorar seus conhecimentos em áreas específicas, todos super valorizados no mercado e com excelentes opções de salários.

Entre os principais cursos mais procurados por quem é apaixonado por desenhos, estão:

Arquitetura e Urbanismo

O Curso de Arquitetura e Urbanismo está entre os mais procurados cursos para quem gosta de desenhar. 

O estudante de Arquitetura e Urbanismo vai aperfeiçoar suas habilidades em desenhar aprendendo:

  • técnicas de desenho,
  • noção de sombra, perspectiva e composição, 
  • criação de camadas,
  • representação,
  • noção espacial.

Após formado, o arquiteto tem a função de atuar planejando, projetando, construindo e organizando a utilização dos espaços internos e externos, públicos ou privados.

O arquiteto está diretamente ligado às questões associadas à estética e utilização do espaço, em especial, integrando o urbano (a obra) com a natureza à sua volta.

Design Gráfico

Também existem cursos para quem gosta de desenhar, mas, em especial, adora a tecnologia e prefere estar envolvido com a criação de conceitos e projetos de comunicação visual, tanto offline como online.

Estamos falando do Curso de Design Gráfico

Durante a graduação, entre as disciplinas, o aluno tem contato direto com:

  • as técnicas de desenho, 
  • prática de ilustrações, 
  • representação em duas e três dimensões,
  • uso de softwares e programas de ilustração.

Um designer gráfico tem um amplo mercado de trabalho a sua frente. Ele está apto a gerir a comunicação visual de uma marca, elaborando os mais diversos tipos de arte para campanhas de publicidade, para uso nas redes sociais, criação de sites, animações, logotipo, outdoors, panfletos, adesivos, embalagens, etc.

Design de Moda

Se especializar para atuar no mundo fashion também é uma das escolhas de quem procura cursos para quem gosta de desenhar, afinal, moda exige técnica na ponta do lápis e criatividade.

Estamos falando do Curso Design de Moda, onde o aluno tem um amplo e diversificado mercado de trabalho, já que ele se torna apto para:

  • projetar roupas, acessórios, joias, bijuterias, 
  • criar estampas, 
  • prestar consultorias, 
  • cooperar em campanhas publicitárias,
  • atuar na elaboração de catálogos, revistas e materiais impressos e virtuais, 
  • trabalhar como personal stylist.

Engenharia Civil

Engenharia Civil é um dos cursos mais procurados por quem gosta de desenhar e carrega consigo o sonho de projetar casas, prédios, pontes e demais obras, públicas ou privadas, urbanas ou rurais.

Além de elaborar projetos, no término do Curso de Engenharia Civil, o profissional também está apto para analisar as condições do terreno que vai receber a obra, avaliar edificações já existentes, garantir a segurança da edificação, bem como gerenciar a equipe responsável pelo trabalho.

De forma geral, as instituições de ensino superior oferecem o Curso de Engenharia Civil na modalidade bacharelado, pós-graduação e no decorrer da experiência acadêmica o profissional pode escolher por segmentos específicos da área, como gestão de projetos ou materiais.

Design de Interiores

Entre os cursos para quem gosta de desenhar não pode faltar o Design de Interiores, profissão ideal para todas as pessoas que, além da criatividade, também desejam trabalhar criando ambientes confortáveis, harmoniosos e aconchegantes.

Durante a graduação, o aluno tem acesso às aulas de desenho artístico e arquitetônico e também técnicas de instalação e iluminação, considerando sempre os padrões de estética e funcionalidade do ambiente.

No final do Curso de Design de Interiores, o aluno está capacitado para administrar todo o projeto de decoração de ambientes, desde o orçamento, controle de prazos, coordenação da equipe de montagem de móveis, pintores, eletricistas e demais profissionais envolvidos na tarefa.

Artes Visuais

Outra opção entre os cursos para quem gosta de desenha é o de Artes Visuais.

Durante o curso, o aluno aprende e trabalha a percepção visual sobre diferentes aspectos, como:

  • pintura,
  • escultura,
  • fotografia,
  • história em quadrinhos,
  • ilustrações.

Dessa forma, o mercado de trabalho se torna muito amplo, e o graduado do Curso de Artes Visuais pode atuar em várias modalidades, entre elas:

  • curador de museu,
  • diretor de arte,
  • gestor cultural,
  • ilustrador,
  • fotógrafo,
  • cenógrafo.

Onde se matricular?

Quer saber onde se matricular para fazer um dos cursos para quem gosta de desenhar?

Essa questão deve ser respondida a partir dos seus planos, considerando a sua rotina e também a sua necessidade e preferência entre a modalidade EAD, presencial ou híbrida para estudar. 

Outro ponto importante é avaliar toda a grade curricular do curso do qual você tem interesse em fazer.

Da mesma forma que é necessário considerar a credibilidade da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC) e a equipe de professores que ela conta. 

Nessa hora, conte com a Ulbra. Há praticamente 5 décadas a nossa instituição zela pela excelência e inovação no ensino superior. 

Atualmente oferecemos formações nas modalidades EAD, presencial e híbrida em diversos polos.

Visite nosso site e conheça todas as opções de curso à sua disposição!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!