Quanto ganha um engenheiro mecânico?
O momento de escolher um curso de graduação traz muitas dúvidas. Na área da Engenharia, por exemplo, o estudante pode […]
O designer digital é mais uma das carreiras super valorizadas e em alta no mercado atual.
O digital está inserido em todos os setores e se faz presente nos vários e diferentes segmentos do mercado.
Dados do Comitê Gestor da Internet do Brasil mostram que, somente no Brasil, 152 milhões de pessoas acessam a rede mundial de computadores, o que representa 81% da população com mais de 10 anos.
Esses milhões de usuários buscam por visuais atrativos, inovadores e inspiradores, seja em um site, aplicativo, conteúdos, animações ou games, sem contar o desejo por uma funcionalidade inteligente e intuitiva.
Nesse sentido, o design digital está diretamente associado a tudo que envolve os ambientes virtuais e o designer é uma das profissões mais promissoras do futuro e está entre as mais bem pagas do mercado no momento.
Quer saber o que você precisa para se tornar um profissional de sucesso?
O mercado de trabalho para o designer digital é amplo e oferece diversificada opções de atividades para o exercício da profissão e você pode atuar no desenvolvimento de:
Dessa forma, você pode ter oportunidades de trabalho em agências de publicidade ou comunicação, em grandes instituições industriais, bancárias e emissoras de televisão e entre outras. Podendo também trabalhar como freelancer desenvolvendo projetos pontuais.
Independentemente de onde atuar, você será o profissional especializado no visual, deixando produtos e materiais virtuais mais atrativos e inteligentes, agradáveis e intuitivos no acesso, por isso habilidade e criatividade são indispensáveis.
Mas, afinal, qual é o perfil de um designer digital?
O designer digital é um artista no ambiente virtual, usando imagens, ilustrações, técnicas de layout de páginas, textos e, claro, criando ideias.
Por isso, um dos perfis desse profissional é ser apaixonado por tudo que se relaciona às artes.
Ele vive presente em exposições, adora assistir filmes e consumir os mais variados produtos relacionados à arte para estar sempre atualizado, inspirar-se e criar os mais atraentes projetos para o seu cliente.
Já falamos que somos mais de 152 milhões de brasileiros conectados à internet e segundo um artigo publicado no portal techtudo, boa parte dos internautas se conecta às 8h33 da manhã e só se desconectam às 22h13.
São 91 horas conectados por semana, consumindo notícias, realizando pesquisas, buscando entretenimento e realizando compras. Lembrando que para muitos profissionais a internet é o ambiente de trabalho.
Nesse cenário, o designer digital tem papel fundamental para atrair a atenção do usuário, porque ele sabe que precisa oferecer algo belo esteticamente, mas que também ofereça as melhores experiências ao usuário.
Nesse caso, o senso estético é primordial para tornar o conteúdo/produto agradável ao usuário, por isso o profissional também precisa estudar e especializar-se para decidir e saber utilizar as formas, texturas e desenhos que atraiam a atenção e inspirem o consumidor durante a navegação.
Para criar um design adequado e atrativo para o público, o profissional também aprende a desenvolver o julgamento, a observação e o senso analítico, em especial nas suas criações.
Mesmo que você opte por empreender abrindo o seu negócio, ou como freelancer, um dos perfis do designer digital é saber trabalhar em equipe.
Existem muitos momentos de um projeto que é preciso interagir com outros profissionais de áreas diferentes para decidir sobre qual o melhor produto para o público que se pretende alcançar.
Logo, muitas decisões são em equipe e saber ouvir, avaliar e aceitar opiniões é primordial para a criação do melhor projeto.
Um designer digital terá na tecnologia a sua principal ferramenta de trabalho, por isso ele é apaixonado por equipamentos e softwares que possibilitem criações inovadoras e inteligentes para o usuário.
De forma geral, o profissional precisa da tecnologia tanto para realizar suas pesquisas quanto para criar seus projetos e colocar o produto à disposição do usuário.
Como já falamos, o designer digital atua na programação visual dos meios digitais que acessamos diariamente.
Essa ferramenta visual está na interface digital de praticamente todos os produtos eletroeletrônicos, como também é experienciada em sites, e-books, aplicativos e jogos.
Ou seja, o seu trabalho envolve o tempo todo a produção de ferramentas visuais, por isso ele usa formas, riscos e traços para rascunhar suas ideias.
Sendo assim, uma das características desse profissional é conseguir expressar seus pensamentos e transmitir suas mensagens através do desenho.
Isso não significa que você precise ser um exímio desenhista, mas sim que gosta de usar formas e traços, texturas e riscos para suas criações.
Talvez nesse momento você esteja dizendo a si que se encaixa perfeitamente em todo o perfil do designer digital que descrevemos e se questionando sobre a importância e necessidade de fazer um Curso Superior de Design Digital para ter um certificado na área.
Mas, afinal, o certificado é necessário e tem importância no mercado?
Um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e validado em todo o país agrega muito mais valor ao seu currículo, porque ele comprova que você é especializado na área, além de garantir os seus conhecimentos.
Assim, um diploma universitário abre mais oportunidades de trabalho e possibilita mais valorização e reconhecimento ao profissional, refletindo também em maiores rendimentos.
É importante saber que uma matéria publicada na Revista Exame traz a informação que após concluir um curso superior, os profissionais chegam a ter um aumento na ordem de 182% na sua renda mensal.
Uma pesquisa realizada entre agosto e outubro de 2021 pelo Instituto Semesp, órgão que representa as entidades mantenedoras de ensino superior no Brasil, revela que:
Importante destacar também que 78,8% dos alunos já diplomados consideram a formação superior importantíssima para entrar no mercado de trabalho.
Quer se especializar em design digital e abrir um novo horizonte de oportunidades e possibilidades profissionais?
A Ulbra oferece para você o Curso de Design Digital EAD, buscando integrar as áreas de design, tecnologia e comunicação, para promover o conhecimento e estimular o desenvolvimento das habilidades que farão de você um designer digital com um perfil completo para atuar no mercado.
Acesse nosso site e saiba como ingressar no Curso de Design Digital EAD da Ulbra.
Publicado em 25 de agosto de 2022, por Equipe UlbraO momento de escolher um curso de graduação traz muitas dúvidas. Na área da Engenharia, por exemplo, o estudante pode […]
Independente do seu segmento de atuação, do seu cargo e dos seus objetivos, o mindset de crescimento deve estar presente. […]
Muitos estudantes do nível médio e pessoas interessadas em mudar a suas trajetórias profissionais questionam: vale a pena cursar Direito? […]
Você conhece os motivos para atuar em Psicologia Clínica? Sabe como está o mercado de trabalho? Quais as oportunidades que […]
Tornar-se um professor de sucesso é um processo contínuo e que demanda uma formação de qualidade, levando a uma carreira […]
Saber quais são as áreas da Odontologia é fundamental para quem quer seguir carreira. O profissional atua no cuidado com […]
Toda área de estudo tem sua importância na sociedade, mas algumas são capazes de nos emocionar quando as vemos na […]
Conhecer as áreas de atuação da Psicologia que você pode seguir depois de formado é extremamente importante para quem pretende […]
O ensino híbrido tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por estudantes de diversas formações, sendo também o […]