• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Qual o perfil de um designer digital?

Agosto 25, 2022

Qual o perfil de um designer digital? - Blog da Ulbra
7:23

O designer digital é mais uma das carreiras super valorizadas e em alta no mercado atual. 

O digital está inserido em todos os setores e se faz presente nos vários e diferentes segmentos do mercado.

Dados do Comitê Gestor da Internet do Brasil mostram que, somente no Brasil, 152 milhões de pessoas acessam a rede mundial de computadores, o que representa 81% da população com mais de 10 anos.

Esses milhões de usuários buscam por visuais atrativos, inovadores e inspiradores, seja em um site, aplicativo, conteúdos, animações ou games, sem contar o desejo por uma funcionalidade inteligente e intuitiva. 

Nesse sentido, o design digital está diretamente associado a tudo que envolve os ambientes virtuais e o designer é uma das profissões mais promissoras do futuro e está entre as mais bem pagas do mercado no momento.

Quer saber o que você precisa para se tornar um profissional de sucesso?

O perfil do designer digital

O mercado de trabalho para o designer digital é amplo e oferece diversificada opções de atividades para o exercício da profissão e você pode atuar no desenvolvimento de:

  • sites,
  • e-books,
  • aplicativos,
  • games,
  • interface digital de qualquer produto eletrônico.

Dessa forma, você pode ter oportunidades de trabalho em agências de publicidade ou comunicação, em grandes instituições industriais, bancárias e emissoras de televisão e entre outras. Podendo também trabalhar como freelancer desenvolvendo projetos pontuais.

Independentemente de onde atuar, você será o profissional especializado no visual, deixando produtos e materiais virtuais mais atrativos e inteligentes, agradáveis e intuitivos no acesso, por isso habilidade e criatividade são indispensáveis.

Mas, afinal, qual é o perfil de um designer digital?

Gostar de artes

O designer digital é um artista no ambiente virtual, usando imagens, ilustrações, técnicas de layout de páginas, textos e, claro, criando ideias.

Por isso, um dos perfis desse profissional é ser apaixonado por tudo que se relaciona às artes.

Ele vive presente em exposições, adora assistir filmes e consumir os mais variados produtos relacionados à arte para estar sempre atualizado, inspirar-se e criar os mais atraentes projetos para o seu cliente.

Possuir senso estético

Já falamos que somos mais de 152 milhões de brasileiros conectados à internet e segundo um artigo publicado no portal techtudo, boa parte dos internautas se conecta às 8h33 da manhã e só se desconectam às 22h13. 

São 91 horas conectados por semana, consumindo notícias, realizando pesquisas, buscando entretenimento e realizando compras. Lembrando que para muitos profissionais a internet é o ambiente de trabalho.

Nesse cenário, o designer digital tem papel fundamental para atrair a atenção do usuário, porque ele sabe que precisa oferecer algo belo esteticamente, mas que também ofereça as melhores experiências ao usuário.

Nesse caso, o senso estético é primordial para tornar o conteúdo/produto agradável ao usuário, por isso o profissional também precisa estudar e especializar-se para decidir e saber utilizar as formas, texturas e desenhos que atraiam a atenção e inspirem o consumidor durante a navegação.

Para criar um design adequado e atrativo para o público, o profissional também aprende a desenvolver o julgamento, a observação e o senso analítico, em especial nas suas criações.

Saber trabalhar em equipe

Mesmo que você opte por empreender abrindo o seu negócio, ou como freelancer, um dos perfis do designer digital é saber trabalhar em equipe.

Existem muitos momentos de um projeto que é preciso interagir com outros profissionais de áreas diferentes para decidir sobre qual o melhor produto para o público que se pretende alcançar. 

Logo, muitas decisões são em equipe e saber ouvir, avaliar e aceitar opiniões é primordial para a criação do melhor projeto.

Gostar de tecnologia

Um designer digital terá na tecnologia a sua principal ferramenta de trabalho, por isso ele é apaixonado por equipamentos e softwares que possibilitem criações inovadoras e inteligentes para o usuário.

De forma geral, o profissional precisa da tecnologia tanto para realizar suas pesquisas quanto para criar seus projetos e colocar o produto à disposição do usuário. 

Conseguir se expressar através do desenho

Como já falamos, o designer digital atua na programação visual dos meios digitais que acessamos diariamente.

Essa ferramenta visual está na interface digital de praticamente todos os produtos eletroeletrônicos, como também é experienciada em sites, e-books, aplicativos e jogos.

Ou seja, o seu trabalho envolve o tempo todo a produção de ferramentas visuais, por isso ele usa formas, riscos e traços para rascunhar suas ideias.

Sendo assim, uma das características desse profissional é conseguir expressar seus pensamentos e transmitir suas mensagens através do desenho.

Isso não significa que você precise ser um exímio desenhista, mas sim que gosta de usar formas e traços, texturas e riscos para suas criações.

Qual a importância de ter diploma para atuar como designer digital?

Talvez nesse momento você esteja dizendo a si que se encaixa perfeitamente em todo o perfil do designer digital que descrevemos e se questionando sobre a importância e necessidade de fazer um Curso Superior de Design Digital para ter um certificado na área.

Mas, afinal, o certificado é necessário e tem importância no mercado?

Um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e validado em todo o país agrega muito mais valor ao seu currículo, porque ele comprova que você é especializado na área, além de garantir os seus conhecimentos.

Assim, um diploma universitário abre mais oportunidades de trabalho e possibilita mais valorização e reconhecimento ao profissional, refletindo também em maiores rendimentos.

É importante saber que uma matéria publicada na Revista Exame traz a informação que após concluir um curso superior, os profissionais chegam a ter um aumento na ordem de 182% na sua renda mensal.

Uma pesquisa realizada entre agosto e outubro de 2021 pelo Instituto Semesp, órgão que representa as entidades mantenedoras de ensino superior no Brasil, revela que:

  • o ensino superior aumenta as chances de emprego no mercado,
  • o número de profissionais que recebem renda mensal acima de R$ 5.000,00 teve crescimento de 135% após a conclusão do ensino superior.

Importante destacar também que 78,8% dos alunos já diplomados consideram a formação superior importantíssima para entrar no mercado de trabalho.

Quer se especializar em design digital e abrir um novo horizonte de oportunidades e possibilidades profissionais? 

A Ulbra oferece para você o Curso de Design Digital EAD, buscando integrar as áreas de design, tecnologia e comunicação, para promover o conhecimento e estimular o desenvolvimento das habilidades que farão de você um designer digital com um perfil completo para atuar no mercado.

Acesse nosso site e saiba como ingressar no Curso de Design Digital EAD da Ulbra.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!