• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Existe diferença entre doutorado e mestrado?

Dezembro 1, 2022

Existe diferença entre doutorado e mestrado? - Blog da Ulbra
6:47

Doutorado e mestrado enriquecem currículos e elevam salários, mas ainda é comum haver uma certa confusão entre essas duas opções de pós-graduação.

Uma matéria do G1 publicada em 2021 traz dados de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) indicando que profissionais com pós-graduação chegam a ter aumento salarial de 150% até 225%, comparados com aqueles que têm apenas a formação superior.

Nesse sentido, é importante destacar que os variados cursos de pós se dividem em duas categorias, que são:

  • lato sensu, que inclui as especializações designadas, como o MBA, por exemplo, 
  • stricto sensu, que envolve os mestrados e doutorados.

Você sabe qual é a diferença entre doutorado e mestrado e quando essas alternativas são as mais indicadas para enriquecer o seu currículo e aumentar o seu salário e ajudar a garantir um lugar de destaque no mercado?

Continue a leitura e confira.

Diferenças entre doutorado e mestrado

É importante reforçar que conforme o Ministério da Educação (MEC), doutorado e mestrado são cursos de pós-graduação stricto sensu que só podem ser realizados pelos estudantes que já concluíram um curso superior, seja ele bacharelado ou licenciatura, ou ainda tecnólogo.

Trata-se de uma possibilidade de estudo restrito e aprofundado em determinado campo do conhecimento, abrindo um grande leque de possibilidades e oportunidades de trabalho, sucesso e realização profissional, em especial como docente ou pesquisador, em instituições federais, estaduais e municipais de ensino.

Para você saber, segundo uma matéria publicada no Portal Terra, em média, formam-se anualmente no Brasil cerca de 60 mil mestres e 22 mil doutores.

Mas, afinal, existem diferenças entre doutorado e mestrado? Vamos conferir!

O que é mestrado?

De modo geral, o mestrado é um curso voltado para o ensino e pesquisa voltado para a área de interesse de estudo acadêmico do aluno que ao concluí-lo terá o titulo de mestre.

O curso envolve:

  • aulas teóricas e práticas, 
  • levantamento do referencial teórico,
  • realização da pesquisa,
  • apresentação das análises e das considerações e avanços sobre o tema escolhido pelo aluno,
  • elaboração da dissertação,
  • proficiência em língua estrangeira,
  • defesa da dissertação

Por muito tempo, o mestrado era realizado apenas por profissionais que desejavam seguir carreira docente e realizar pesquisas.

Mas, com as transformações do mercado, abriram-se possibilidades de formação acadêmica com visão mais analítica e profunda, oferecendo conhecimentos e práticas sobre as mais diversas áreas de atuação, com foco no alto nível de qualificação profissional.

Para se tornar um mestre, o aluno deve ser aprovado na sua dissertação e nos demais critérios exigidos pela CAPES, que é a agência do Governo Federal que normatiza e credencia os cursos de mestrado e doutorado no Brasil.

Duração média

Todos os cursos de mestrado tem duração de 24 meses. 

Nesses dois anos de estudo, o aluno é acompanhado diretamente por um orientador doutor que durante todo o tempo irá orientá-lo, tanto no seu estudo quanto na pesquisa e no trabalho que deve ser realizado para a obtenção do título de mestre.

O que é doutorado?

Tempo e nível de aprofundamento no estudo e de aprimoramento estão entre os grandes diferenciais do doutorado.

O foco do doutorado é fazer o aluno pesquisar e apresentar novas descobertas, teorias e provas sobre a área que ele se propôs a estudar, fazendo com que o seu conhecimento acadêmico possa contribuir para a construção de novos conhecimentos, percebido nas suas vivências de pesquisa.

As atividades do doutorado exigem mais dedicação do estudante e proporcionam um maior conhecimento teórico e prático. 

O conhecimento adquirido durante todo o trajeto do curso deverá resultar em uma tese, elaborada pelo aluno e apresentada para uma banca avaliadora.

Ao ser aprovada, o aluno terá, então, titulação de doutor.

Duração média

A duração do doutorado também é maior comparada com o mestrado. 

Para se tornar um doutor em determinada área, geralmente, o aluno precisa se dedicar em torno de 8 semestres (48 meses).

O que é necessário para ingressar?

Quando se fala sobre o que é necessário para ingressar em uma pós-graduação stricto sensu para realizar o doutorado e mestrado, dois pontos precisam ser considerados.

O primeiro diz respeito aos critérios estabelecidos pela instituição de ensino e o outro ao perfil do aluno/profissional.

Em relação à instituição, cada uma delas tem suas regras e regulamentos para inscrição e matrícula de alunos em cursos de doutorado e mestrado.

Algumas delas só possibilitam que um aluno se matricule em doutorado a partir do momento que ele já tenha concluído o mestrado. Porém, outras instituições de ensino não apresentam essa exigência.

De forma geral, para se matricular tanto em uma como em outra, o ideal é primeiro procurar saber quais são as exigências da universidade.

Os critérios para admissão nos cursos envolvem:

  • a análise do currículo do aluno por parte da instituição de ensino,
  • prova e/ou projeto de pesquisa para admissão,
  • entrevista.

Quanto ao perfil do estudante, conforme já falamos, o curso de doutorado e mestrado só poderá ser realizado por pessoas que já possuam seus diplomas de curso de graduação superior, seja ele bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Doutorado e mestrado são possibilidades de estudo para todo aquele que primeiramente tem o desejo de aprofundar o seu conhecimento sobre determinado assunto e que seja curioso, crítico e analítico.

Você também precisa gostar de pesquisar, já que na maior parte da sua formação será em campo, realizando descobertas ou realizando experimentos.

É imprescindível que saiba interpretar texto em alguma língua estrangeira e que esteja preparado para realizar o planejamento e a execução da pesquisa, a partir da justificativa do tema escolhido, objetivos elencados, desenvolvimento da pesquisa empírica em atendimento ao método científico e com o conhecimento cientifico adquirido, o aluno possa elaborar a sua tese e defendê-la.

Como você pode observar, tanto uma opção como a outra de estudo estão diretamente associadas à pesquisa científica, crescimento pessoal e sucesso profissional.

Compreendeu a diferença entre doutorado e mestrado? Que tal, agora, acessar nosso site e conferir todas as nossas possibilidades para você fazer a sua pós-graduação stricto sensu?

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!