Engenharia Civil: conheça as sete principais áreas no mercado de trabalho

Você pretende cursar Engenharia Civil? Quer saber mais sobre esta área e como está o mercado de trabalho? Continue aqui e conheça as respostas.

O engenheiro civil é responsável por todos os processos de uma construção. Projeta, gerencia, executa e fiscaliza diversos tipos de obras, como casas, edifícios, viadutos, túneis e barragens.

É com esse tipo de trabalho que você está sonhando?

No entanto, é preciso escolher uma excelente faculdade. Além disso, é importante gostar de matemática e ciências. Essas duas áreas são bastante exigidas durante o curso.

Neste post, você vai ficar sabendo como está o mercado de trabalho para Engenharia Civil e o que é preciso para um curso de qualidade.

Mercado para Engenharia Civil

Engenheiros civis planejam, constroem e administram a infraestrutura que sustenta a sociedade. São muito requisitados e com oportunidades de atuação profissional amplas e diversificadas.

O curso de Engenharia Civil prepara o aluno para trabalhar no ramo da construção. Após formado, o profissional é capaz de planejar, projetar, gerenciar, supervisionar e fiscalizar todas as etapas de uma obra.

É um dos cursos mais tradicionais, com mercado de trabalho consolidado.

A Engenharia Civil é uma profissão essencial à sociedade, responsável por inúmeros aspectos da infraestrutura e desenvolvimento urbano, vital para a economia do país.

O profissional da área, entre outras habilidades, precisa:

  • Conseguir resolver problemas complexos
  • Saber trabalhar em equipe
  • Ser criativo e comunicativo
  • Ter ótimo relacionamento interpessoal

A profissão oferece a possibilidade de atuar em diversas áreas. Mesmo em períodos de dificuldades econômicas, a Engenharia Civil tem demanda.

O mercado de trabalho oferece oportunidades e condições aos profissionais, com excelente empregabilidade, com indicadores promissores para a carreira e o futuro.

Crescimento e oferta de vagas

O setor da construção civil é um pilar importante da economia para a sociedade. Atualmente, está em aquecimento, com crescimento da oferta de vagas e oportunidades para os engenheiros civis.

O profissional é capacitado para perceber realidades e transformá-las em seu ambiente de trabalho: empresas de construção civil e em obras de infraestrutura, de transporte e de saneamento; em obras ambientais e hidráulicas; e fortalecerá a sua especificidade nas áreas de materiais, sistemas construtivos e gestão de obras, em condições plenas de segurança e qualidade.

Principais áreas de atuação:

  • Edificações
  • Geotecnia
  • Infraestrutura e transporte
  • Pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias
  • Planejamento e gestão de obras
  • Projeto de estruturas
  • Saneamento

 Engenharia Civil na Ulbra

O curso de Engenharia Civil da Ulbra, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, oferece uma formação profissional sintonizada com as demandas do mercado de trabalho.

Busca atender as inovações tecnológicas e a demanda por profissionais globalizados e polivalentes na atuação como Engenheiros Civis. O curso é oferecido na modalidade presencial, e a modalidade EAD (semipresencial) está em estruturação.

A formação do Engenheiro Civil na Ulbra tem como base a aprendizagem significativa e transformadora. É resultado de um trabalho pedagógico baseado na autonomia e no estímulo à participação permanente dos graduandos.

Os conhecimentos são mediados pelas experiências profissionais dos docentes num processo de interação que qualifica o futuro engenheiro.

Há o envolvimento dos professores e estudantes com a extensão, a pesquisa e a inserção de novos saberes na comunidade acadêmica e na sociedade. O incentivo ao empreendedorismo e à inovação contribui para o atendimento às necessidades locorregionais diante dos novos desafios globais.

Nesse cenário, o curso propicia ao aluno uma formação profissional de engenheiro civil preparado para a execução das práticas profissionais, com perfil:

  • Adequado ao exercício da profissão
  • Atuante e crítico
  • Com base teórica
  • Criativo na identificação e resolução de problemas
  • Ético
  • Generalista
  • Humanista
  • Reflexivo

Aprendizagem e corpo docente

O engenheiro civil formado pela Ulbra é habilitado a enfrentar e solucionar problemas de engenharia de forma analítica e sistêmica, com formação teórico-prática. É orientado ao desenvolvimento sustentável, absorver e desenvolver novas tecnologias, ter domínio das técnicas profissionais e capacidade de gestão de atividades.

O aluno aprende a avaliar as soluções técnicas na perspectiva econômico-financeira, atuar na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas.

O corpo docente do curso de Engenharia Civil da Ulbra é constituído por professores altamente qualificados, com titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação Stricto Sensu.

Todos têm ampla experiência profissional na sua área de atuação e comprometimento como agentes executivos responsáveis pelo desenvolvimento, no ambiente universitário, dos conhecimentos, habilidades, de atitudes, valores e ações na formação de um profissional da engenharia civil.

Ou seja, um grupo de professores capaz de proporcionar aos alunos novos saberes de modo a incitá-lo a analisar e correlacionar os conteúdos e competências desenvolvidos nas disciplinas com a prática profissional.

Além disso, estimula leituras diversas, instiga o interesse pela pesquisa, fomenta o espírito crítico e a análise da realidade social, da profissão e do mundo do trabalho.

Agora que você já sabe que a Engenharia Civil tem amplo mercado de trabalho e pode lhe dar um futuro promissor, entre no site da Ulbra e conheça mais sobre o curso.

 

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin