• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como funciona o estágio do curso de Direito: tire dúvidas!

Janeiro 6, 2021

Como funciona o estágio do curso de Direito: tire dúvidas!
3:48

Buscar oportunidades e saber como funciona o estágio do curso de Direito é fundamental para o acadêmico.

Além de obrigatório, é nessa fase do curso que o aluno tem a possibilidade de vivenciar na prática aquilo que aprendeu na sala de aula.

Com o acompanhamento de profissionais experientes, essa vivência possibilita um amadurecimento e o conhecimento dos detalhes das atividades jurídicas.

Também é através disso que, normalmente, o acadêmico localiza as primeiras oportunidades para ingressar no mercado de trabalho.

Neste post apresentamos como funciona o estágio do curso de Direito. Continue lendo e saiba os detalhes dessa importante fase!

Como funciona o estágio do curso de Direito?

O estágio, como já mencionado, possibilita que o universitário tenha o primeiro contato direto com a profissão para qual está se preparando.

Por isso é importante que conheça os seguintes detalhes a respeito:

O que é o estágio?

O estágio é uma obrigação do acadêmico no curso de Direito, e de acordo com a Lei Nº 11.788/2008, trata-se de um ato educativo supervisionado, que ocorre no ambiente profissional, visando a preparação do educando para as atividades do trabalho.

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – também é referenciada no assunto, através da Lei nº 8.906/1994 que complementa a legislação citada anteriormente, pois se trata do Estatuto da Advocacia em nosso país.

Complementando o assunto, a Ordem também apresenta detalhes a respeito dos estágios através do Código de Ética e Disciplina.

Qual a sua finalidade?

Como já mencionado, o estágio aproxima o estudante ao cotidiano profissional da atividade jurídica.

Essa fase do aprendizado pode ocorrer nos dois últimos anos do curso de Direito, proporcionando que a teoria e a prática ocorram de forma concomitante, possibilitando a sua capacitação.

Ainda com relação a como funciona o estágio do curso de Direito, é possível através dele permitir que o aluno possa avaliar e localizar a área que mais lhe atrai, buscando, assim, o seu espaço para atuar de forma profissional.

Quais são os tipos de estágios?

Existem diversos tipos de estágios, em que a remuneração é bastante variada e, inclusive, há alguns que não oferecem nenhuma bolsa.

Esses últimos são normalmente voltadas ao voluntariado, que são ligados a causas sociais.

Portanto, é importante que o aluno, antes de decidir pelo estágio, avalie a área do Direito que a oportunidade apresenta e detalhes com relação à compatibilidade de horários e remuneração.

Como escolher o melhor estágio de Direito?

Agora que você já sabe como funciona o estágio do curso de Direito e suas diversas opções, é importante avaliar como escolher a melhor oportunidade.

Após definir as suas necessidades com relação à área, compatibilidade com os estudos e remuneração, é interessante buscar junto à própria Universidade e com os professores dicas e oportunidades existentes.

Também vale acompanhar de perto as ofertas de estágios que estão disponíveis nas seguintes instituições:

  • escritórios de advocacia,
  • cartórios judiciais,
  • núcleos de práticas jurídicas, disponíveis na própria Universidade,
  • órgãos públicos como Ministério Público, TST, Defensorias e TJ.

Como se observa, são muitas as oportunidades que podem direcioná-lo às áreas do seu interesse e abrir portas para um futuro de sucesso profissional.

Sabendo como funciona o estágio do curso de Direito e das oportunidades que se abrem na vida profissional de quem opta pela área jurídica, acesse nosso site e conheça detalhes do nosso curso e da estrutura oferecida pela Ulbra aos seus milhares de alunos!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!