ULBRA

Faculdade a distância: como funciona? - Blog da Ulbra

Written by Equipe Ulbra | Feb 25, 2022 8:34:23 AM

A faculdade a distância ganha cada vez mais adeptos, pois reúne condições que facilitam e favorecem a vida de alunos com dificuldades em frequentar aulas presenciais ou sentem-se mais confortáveis em estudar em casa.

O último censo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tendo por base dados do ano de 2019, portanto, antes da pandemia do Coronavírus, mostrou números que comprovam o sucesso dessa modalidade.

O EAD, ensino a distância, cresceu 4,7 vezes se comparado aos números apresentados em 2009.

Isso significa que saiu de 330 mil estudantes matriculados no ano de 2009 e chegou, 10 anos mais tarde, a 1,5 milhão de estudantes, um crescimento de 378,9%.

Não existem ainda os números a respeito do Censo de Educação Superior realizado no ano de 2020, pois, em função da pandemia, ele acabou sendo postergado para 2021. Porém, acredita-se que em função do distanciamento social esse número possa ter aumentado.

Neste post, apresentamos a faculdade a distância, como funciona e as vantagens em optar por essa modalidade de estudo. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como funciona a faculdade a distância?

A faculdade a distância é regida por decretos e portarias que regulamentam o artigo 80 da Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes básicas da educação nacional.

O Ministério da Educação (MEC) determina que o ensino superior a distância precisa ter pelo menos 20% da carga horária em atividades presenciais.

Os cursos de formação ao nível superior são divididos em três graus de formação, ou seja, situação idêntica dos presenciais. São eles:

  • bacharelados,
  • licenciaturas,
  • tecnólogos.

Normalmente, as instituições operam com dois formatos para o desenvolvimento dos currículos:

A distância

Esse formato prevê que 80% das aulas serão realizadas remotamente, ou seja, a distância, exigindo apenas, conforme já mencionado, que os outros 20% ocorram presencialmente.

Normalmente, esses cursos são mais teóricos, exigindo poucas atividades laboratoriais.

Semipresenciais

Os semipresenciais são voltados a cursos que exigem maior conhecimento técnico e de laboratório, onde as aulas práticas são fundamentais.

Nesses casos, os encontros acontecem de forma assíncrona e síncrona.

Vale a pena optar pelo EAD?

Sem dúvida, optar pelo EAD é uma ótima opção, pois, além de proporcionar o melhor tempo para você poder se dedicar aos estudos, essa modalidade é reconhecida pelo mercado e forma excelentes profissionais que atuam com qualidade nas suas diversas ocupações.

Dentre as muitas vantagens existentes em optar por uma faculdade a distância, pode-se destacar:

Flexibilidade e liberdade

Essa modalidade permite flexibilização dos horários e dias a serem dedicados aos estudos.

Você pode modificar os períodos na medida da sua necessidade. Então, em determinado dia suas aulas podem acontecer no período matutino, já em outros momentos é possível ficar uma semana sem pegar nos conteúdos, sabendo que esse tempo terá que ser recuperado, porque as provas e trabalhos precisarão ser realizados.

A liberdade que o EAD oferece permite que sua atenção seja voltada para as cadeiras onde as dificuldades são maiores, pois nesse modelo são muitos os materiais recomendados pelos professores para consultas.

Isso facilita o processo na busca de conteúdos de qualidade, já que a própria faculdade apresenta o seu material, além de outras possibilidades que podem ser acessadas via internet, além dos livros e trabalhos publicados que merecem estudo.

Processo de estudo inovador

A faculdade a distância apresenta um processo de estudo inovador, porque os resultados na obtenção do conhecimento poderão ser superiores aos cursos presenciais. Afinal, é você que dirige o tempo e o quanto deseja se aprofundar.

Essa modalidade de ensino é muito bem recebida por alunos que tenham forte desejo em aprender, porque com o apoio dos professores ele pode mergulhar na busca da informação, abusando das consultas online e interagindo com os colegas e docentes.

Variedade de cursos

A variedade de cursos existentes na faculdade a distância é tão vasta quanto a do ensino presencial. Portanto, o aluno pode buscar aquilo que lhe atrai, bastando dedicação e uma conexão com a internet.

Como exemplo das possibilidades existentes, citamos algumas áreas contempladas com esse tipo de ensino:

  • administração,
  • fisioterapia,
  • gestão de produção industrial,
  • serviço social,
  • ciências biológicas,
  • gestão de recursos humanos,
  • teologia,
  • ciências sociais,
  • letras,
  • engenharia mecânica e muito mais.

Interatividade

Diferente do que muitos pensam, a interatividade entre os participantes dos cursos a distância possui um nível bastante intenso.

As instituições de qualidade contam com plataformas que permitem uma perfeita integração entre docentes e alunos, onde se tem:

  • atividades,
  • materiais de apoio,
  • salas virtuais,
  • debates,
  • apresentação de trabalhos,
  • grupos de discussão,
  • canais para dúvidas.

O mais interessante é que todo o material está disponível 24 horas e a disposição daquele que queira conhecê-lo, por isso é possível, através de pesquisas na própria plataforma, localizar assuntos de interesse e facilitar o aprendizado.

Além, é claro, das dicas e possibilidades facilitadas que a internet oferece àqueles que desejam buscar conteúdos além dos estabelecidos pelo curso.

Custo-benefício

A faculdade a distância apresenta outra grande vantagem, os custos são menores que aqueles existentes na modalidade presencial.

Além da não ocupação física dos ambientes da faculdade e das facilidades que o modelo online oferece, como, por exemplo, aulas gravadas que podem ser revistas quantas vezes forem necessárias, o aluno não precisa se deslocar. Desse modo, os custos com transporte são reduzidos.

Diante dessa realidade, as instituições cobram valores abaixo dos cursos presenciais, pois seus custos também são menores.

Todos ganham e a qualidade de ensino fica garantida, porque, as possibilidades didáticas crescem e os campos de pesquisa multiplicam-se.

Quantas horas é necessário estudar por dia em cursos a distância?

O tempo de estudo é bastante relativo e muda de acordo com cada um, já que algumas matérias são mais fáceis, quando necessitam de menor tempo de dedicação.

Portanto, novamente nesse quesito, entra a flexibilidade, permitindo que você avalie, organize-se e aproveite bem os seus momentos de estudos, priorizando mais tempo para os conteúdos complexos.

Normalmente, o recomendado é que se estude uma hora e meia por dia, incluindo nesse caso as atividades extras e visualização do conteúdo de apoio.

Como se acostumar com o EAD?

O grande segredo do EAD é a disciplina, ou seja, organize-se e cumpra os planos de estudo estabelecidos.

Assim, você consegue criar uma rotina diária para o trabalho profissional, academia e até mesmo para o encontro com os amigos, no ensino a distância a situação não é diferente.

Portanto, encontre um local silencioso e confortável em sua casa e com muita facilidade será possível incorporar o EAD a sua rotina.

Agora que você sabe como funciona a faculdade a distância, conheça nossos cursos e faça sua matrícula na Ulbra, garantindo o seu futuro e o que é melhor, no formato especial e conforme o seu ritmo!