• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

História do design de interiores: do Antigo Egito até os dias de hoje!

Agosto 16, 2022

História do design de interiores: do Antigo Egito até os dias de hoje!
7:15

A história do design de interiores se inicia com os homens das cavernas que desenhavam nas paredes dos seus habitats as cenas do dia a dia de suas vidas.

Não se sabe com quais objetivos esses desenhos eram realizados, mas o fato é que as pinturas rupestres ajudam nossos cientistas e arqueólogos a avaliarem os costumes e de que maneira viviam essas pessoas.

Essa foi a primeira manifestação de decoração de interiores da história humana, ou seja, esses desenhos faziam parte do cotidiano daqueles que viviam nesses ambientes.

Atualmente, em qualquer parte do mundo, a decoração faz parte das casas, escritórios, empresas, colégios e qualquer local onde se verifique a presença humana.

Os cuidados com a estética e beleza são fundamentais para que as pessoas sintam-se bem, para isso profissionais sabem como trabalhar aspectos que valorizam os mais variados espaços, proporcionando:

  • conforto,
  • bem-estar,
  • saúde.

Para cada ambiente uma decoração específica, atendendo aquilo que se deseja transmitir e proporcionar em termos de sensação e sentimentos aos visitantes.

Neste post, apresentaremos a história do design de interiores, fazendo uma pequena viagem pelas diversas etapas do desenvolvimento humano. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!

História do design de interiores

A história do design de interiores nos leva a uma viagem através do tempo, mostrando que a sociedade sempre percebeu a importância dos cuidados que devem ser tomados com relação aos espaços e ambientes que vivem ou frequentam.

O profissional dessa área é o responsável em planejar e realizar projetos voltados a:

  • circulação e fluxo de pessoas,
  • integração de ambientes,
  • combinação de cores,
  • escolha de mobília apropriada,
  • revestimentos de paredes e pisos, etc.

O assunto é tão sério que existem leis específicas voltadas a proporcionar aos trabalhadores condições ideais para que consigam desenvolver suas tarefas, garantindo conforto, segurança, saúde e desempenho em suas atividades profissionais.

Vamos conhecer os principais momentos da história do design de interiores e como esse assunto tornou-se indispensável nos dias atuais:

Antigo Egito

Com o desenvolvimento social e cultural, o ser humano passou a valorizar cada vez mais a beleza e a decoração dos seus ambientes, onde no Egito Antigo, ou seja, há 5.000 a.C, objetos em cerâmica e a tecelagem já faziam parte do cotidiano da população.

Na época conhecida como Império Novo (entre 1.550 e 1.069 a.C.), a decoração de interiores ganhou um grande impulso, com o desenvolvimento de:

  • pinturas,
  • esculturas,
  • tapeçarias,
  • móveis decorados.

A falta de madeira, uma característica própria da região, fez com que os designers optassem por materiais como tijolo e a palha para a realização das construções e utilizassem com muita frequência o vime e junco para o desenvolvimento dos móveis.

Foi no Egito antigo que surgiram as camas, mesas, cadeiras, bancos e os baús, utilizados na época para substituírem os atuais armários.

Idade Média

A Idade Média foi um período difícil para a humanidade, caracterizado por muitas guerras e conflitos entre os povos.

No entanto, mesmo em meio às dificuldades, a história do design de interiores teve significativa presença, principalmente entre reis e a nobreza que dedicavam especial atenção ao assunto, visando impressionar e demonstrar através de seus espaços a força e o poder que possuíam.

A classe nobre romana, por exemplo, possuía grandes pátios internos em suas residências, onde eram observadas belíssimas pinturas, além do uso de mosaicos nos pisos.

Especialistas se dedicavam em desenvolver impecáveis acabamentos nas construções e providenciar para que o conforto e a estética atendessem às necessidades da classe privilegiada.

Como curiosidade, as camas não ficavam nos dormitórios, mas sim nas salas, onde algumas eram colocadas à disposição daqueles que utilizavam aquele espaço para descansar e alimentarem-se.

Renascimento

Viajando pelo tempo e chegando a época do Renascimento (século XVI), notam-se muitas mudanças econômicas e políticas.

Uma rica burguesia mercantil surgia, ocupando um espaço até então reservado para os reis, membros da corte e sacerdotes.

Por toda a Europa, esses ricos empreendedores investiam altos valores na decoração de suas residências, oferecendo muito luxo, beleza e conforto àqueles que vinham em busca de negócios.

O objetivo era o de impressionar e conquistar espaço na sociedade.

Para isso, grandes artistas eram contratados, no objetivo de desenvolverem quadros, esculturas e obras de arte que viriam a fazer parte dos mais diversos ambientes, como, por exemplo:

  • Michelangelo,
  • Jan Van Eyck,
  • Leonardo da Vinci,
  • Donatello, etc.

Nessa época, o estilo gótico (frieza e escuridão) foi substituído pela inovação e criatividade, valorizando-se os espaços abertos e o uso da luz natural.

Muitos materiais ganharam espaço no Renascimento, com a utilização do mármore, móveis rebuscados, pinturas e visuais diferenciados nos pátios.

Pós-guerra e atualmente

Outras grandes mudanças na história do design de interiores voltaram a acontecer no pós-guerra, ou seja, a partir do final da década de 1940.

As tecnologias que se originaram a partir do início do século XX ganharam espaço e adentraram as residências, escritórios e empresas por todo o mundo.

Além disso, os profissionais voltados a área passaram a trabalhar fortemente o planejamento dos espaços, onde a funcionalidade dos ambientes ganhava destaque.

O chamado design moderno tomou conta dos ambientes e hoje a beleza, funcionalidade, tecnologia e conforto andam de mãos dadas, possibilitando grandes conquistas na área e invejáveis estruturas, tanto em grandes espaços quanto em pequenos apartamentos e escritórios do mundo atual.

Praticidade, conforto, beleza e atendimento às preferências particulares de cada indivíduo dão o toque dos novos tempos, permitindo que muitos estilos transformem os mais diversos ambientes em verdadeiras obras de arte.

Como se tornar um designer de interiores?

Para fazer parte e atuar nessa apaixonante atividade profissional, o caminho a ser seguido está em realizar o Curso de Design de Interiores.

Escolher uma Universidade que possa oferecer qualidade, conteúdo e professores altamente especializados é fundamental para obter conhecimento e sucesso na profissão.

Na Ulbra, você irá conhecer detalhes importantes que a cada dia são inseridos nessa atividade profissional, onde a tecnologia possibilita uma realidade jamais vista na história do design de interiores.

Portanto, prepare-se para ter contato com:

  • expressão gráfica,
  • projeto de interiores,
  • materiais e processos,
  • ecodesign.

Agora que você conhece mais a respeito dessa profissão e do seu desenvolvimento histórico, não perca mais tempo e matricule-se na Ulbra, colaborando com os novos tempos e as necessidades que o design de interiores exige nos dias atuais!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!