• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

4 perguntas frequentes sobre cursos em EAD

Setembro 22, 2022

4 perguntas frequentes sobre cursos em EAD - Blog da Ulbra
6:44

A presença dos cursos em EAD já é uma realidade no ensino superior brasileiro e a tendência é que aumente ainda mais.

Segundo dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), entre 2020 e 2021, a busca por cursos na modalidade apresentou um aumento de 59%, em relação aos anos anteriores.

No entanto, ainda é comum que muitas pessoas tenham dúvidas a respeito da modalidade, seu funcionamento e quais as diferenças entre o ensino à distância e o presencial.

Neste post, falaremos das 4 perguntas mais frequentes acerca dos cursos em EAD e trazemos as respostas para elas até você. Confira!

Como identificar se um curso EAD é reconhecido pelo MEC?

Um dos fatores mais importantes ao escolher um curso de graduação, seja qual for a modalidade, é garantir a qualidade e a validade do ensino oferecido.

Afinal, espera-se que, ao fim desse período, o universitário conte não apenas com um diploma que comprove sua formação, mas também o conhecimento necessário para ser um profissional altamente qualificado.

Embora muitos não saibam, os cursos em EAD também são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), de modo que fornecem habilitações válidas em todo o território nacional.

O reconhecimento perante à instituição consiste em uma demanda legal, presente no Decreto n. 9.235/2017, que o faz necessário para que o diploma oferecido pela universidade tenha validade.

Por isso, é fundamental verificar se a faculdade pretendida é reconhecida pelo MEC e o processo de consulta pode ser feito de forma online.

Basta acessar a página do e-MEC e fazer a busca conforme o nome da instituição de ensino que oferta os cursos em EAD pelos quais você se interessa.

Assim, você garante que a universidade pretendida dispõe de uma formação de qualidade, que resulta em profissionais capacitados para suas áreas de atuação e para o mercado de trabalho de cada ramo.

Um curso em EAD é mais fácil do que o presencial?

Já é um fato conhecido que os cursos em EAD oferecem mais praticidade e flexibilidade aos estudantes do que aqueles em modalidade presencial.

O modelo online é caracterizado por uma maior autonomia do aluno, que pode decidir quais serão seus horários de estudo e elaborar seu próprio cronograma de atividades, atendendo apenas aos prazos estabelecidos pelos professores.

Além disso, o local em que as atividades são realizadas é muito mais flexível, uma vez que cabe ao estudante escolher o ambiente em que realizará suas tarefas, dependendo apenas do equipamento necessário.

No entanto, isso não significa que as disciplinas sejam mais fáceis que aquelas oferecidas nas demais modalidades.

Afinal, o conteúdo estudado pelo aluno será o mesmo, com o apoio de aulas expositivas, materiais para leitura e consulta, atividades de debate e avaliações a respeito dos temas discutidos.

Cabe ressaltar a presença das avaliações em ambas as modalidades, uma vez que provas e trabalhos são instrumentos que permitem que um professor identifique o nível de compreensão do aluno acerca de determinado tema.

Dessa maneira, mesmo que os prazos sejam mais extensos e os formatos sejam diferentes, o estudante de uma graduação em modalidade online também deve passar por processos como esses, havendo inclusive um sistema de notas a ser aplicado na modalidade. 

Assim, quando falamos em termos de conteúdo, não seria verdadeiro dizer que os cursos em EAD são mais fáceis apenas por serem realizados de forma online.

Apesar de serem mais flexíveis e oferecerem mais praticidade, continua sendo necessário que o aluno apresente dedicação aos seus estudos para apresentar um bom desempenho na universidade.

Como se comprova a presença na faculdade EAD?

Outra visão equivocada que muitas pessoas possuem a respeito dos cursos em EAD é a questão do controle de frequência do aluno.

Na modalidade presencial, o estudante já está acostumado aos métodos tradicionais, assinando listas ou respondendo à chamada realizada pelo professor.

Ao se deparar com o ambiente online, o aluno pode pensar que sua frequência nas aulas não será mais conferida, mas não é bem assim que funciona.

Embora não seja possível cobrar a presença da turma em atividades e encontros síncronos, professores podem verificar o acesso de cada estudante aos materiais disponibilizados nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

Dessa forma, é possível identificar quais são os membros da turma que acessam cada material, assistem às videoaulas, realizam atividades e fazem a entrega das atividades propostas.

Essa é a forma pela qual costuma se dar o controle de frequência dos alunos nos cursos em EAD, garantindo que sejam aprovados apenas aqueles que de fato acompanharam o andamento das disciplinas nas quais estão matriculados.

Afinal, o comprometimento com os estudos continua sendo um dever do estudante que opta pela modalidade online, sendo necessário dedicar-se à formação para obter um bom aproveitamento e concluir a graduação como um profissional capacitado e preparado para o mercado de trabalho.

É possível transferir um curso do módulo presencial para o EAD?

Outra dúvida bastante frequente dos alunos que optam por ingressar nos cursos em EAD diz respeito à transferência de um curso para outro.

Afinal, é comum que a alteração tenha que ser realizada em decorrência da disponibilidade do aluno, que pode mudar a partir de uma série de condições que não estão sob seu controle.

A situação pode ocorrer de duas formas: uma em que o estudante gostaria de transferir sua matrícula de um curso presencial para um em modalidade remota ou realizar a transferência do EAD para a formação presencial.

Em ambos os casos, é possível realizar o procedimento e o aluno não precisa se preocupar com quaisquer impedimentos relativos à modalidade do curso.

Para dar início ao processo e realizar a troca, basta entrar em contato com a instituição de ensino e verificar quais as diretrizes do local em questão, que podem diferir de uma universidade para outra.

Está interessado em conhecer opções de cursos em EAD? Então, você precisa conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos cursos de graduação e pós-graduação em diversas modalidades, desde o EAD até o ensino presencial e o híbrido.

Para conhecer nossas opções, saber mais sobre processos seletivos e conferir nossos descontos nas mensalidades, acesse nossa página.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!