• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quais são os principais ramos do Direito e qual escolher?

Fevereiro 3, 2021

Quais são os principais ramos do Direito e qual escolher?
3:32

Na hora de escolher a área de atuação, é importante o graduando conhecer os principais ramos do Direito para, então, definir qual caminho seguir.

De forma geral, a graduação abre um leque bem extenso de possibilidades e oportunidades de desenvolvimento profissional, o que faz com que esse curso seja um dos mais procurados pelos vestibulandos.

Além de ser reconhecida a sua importância e necessidade para o mercado de forma geral, o Direito se divide em importantes categorias que envolvem o setor público e o privado.

Por isso, nada melhor do que conhecer os principais ramos dessa área para poder investir em especializações e começar a atuação. Continue a leitura e confira alguns deles.

Quais são os principais ramos do Direito?

O Direito também passou por transformações e hoje os principais ramos para quem deseja iniciar uma carreira de sucesso são:

Direito Trabalhista: principalmente após a reforma trabalhista aprovada em 2017, esse ramo é um dos mais procurados, em especial no sentido consultivo.

Direito Eleitoral: a demanda por essa área cresceu a partir da Lei da Ficha Limpa, que prevê novas normas para o sistema eleitoral.

Direito da Moda: também conhecido como Fashion Law, esse ramo cresce, mas ainda existem poucos profissionais atuando nele. Trata das questões passíveis que podem ocorrer desde a criação até a comercialização de um artigo de moda.

Compliance: de extrema necessidade entre as empresas de médio e grande porte, essa área zela para que as organizações atuem em conformidade com a legislação vigente. Esse termo ganhou força a partir dos escândalos da Lava Jato.

Direito Digital: essa área está em alta há algum tempo e sua demanda cresce à medida que crescem as relações e operações no meio digital.

Direito Ambiental: as leis que visam proteger o meio ambiente estão em franco desenvolvimento, bem como esse ramo do Direito, que se baseia em apontar diretrizes de conduta fundamentadas na legislação vigente.

Além disso, existem áreas que sempre apresentam demanda e nas quais o profissional pode se destacar.

Entre elas estão:

  • Direito Comercial,
  • do Consumidor,
  • Empresarial,
  • Desportivo,
  • Previdenciário,
  • Direito Tributário.

Como escolher o ramo do Direito ideal para mim?

Antes de escolher qual o melhor ramo do Direito para atuar, é preciso primeiro considerar as atribuições da área e analisar se ela vai de fato se encaixar no seu perfil e nas suas habilidades.

Portanto, é preciso também:

  • analisar a grade curricular da especialização,
  • o tempo dela,
  • o mercado de atuação na região em que mora,
  • o salário inicial,
  • a expectativa de desenvolvimento na área escolhida.

Dessa forma, ele tem mais chances de se tornar um advogado de sucesso.

Conheça a Ulbra

Para realizar o sonho de se formar e atuar em algum dos ramos do Direito, o aluno deve começar o seu curso em uma instituição que lhe ofereça toda estrutura necessária para desenvolver o seu aprendizado.

Reconhecida pelo Ministério da Educação, a Ulbra há anos recebe avaliações com altos índices do MEC e é considerada uma das mais importantes instituições privadas de ensino do Rio Grande do Sul.

A Universidade trabalha para oferecer serviços de qualidade e conteúdos atualizados para o seu corpo discente obedecendo à grade curricular estabelecida pelo órgão gerenciador.

Acesse nosso site e saiba como realizar sua matrícula no Curso de Direito da Ulbra.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!