• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Quem se formar em Pedagogia pode atuar no que?

Janeiro 26, 2023

Quem se formar em Pedagogia pode atuar no que? - Blog da Ulbra
7:44

Embora essa área esteja presente na vida de todo cidadão, muitas pessoas não conhecem a variedade de atividades que o estudante que se formar em Pedagogia pode executar.

Esse é um ramo bastante abrangente, que oferece diversas possibilidades de atuação, indo além, até mesmo, das escolas e instituições de ensino.

No entanto, é bastante comum que mesmo os interessados pela área não saibam o que um pedagogo faz e, assim, deixam de conhecer grande parte do trabalho desse profissional.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para que você saiba no que pode atuar ao se formar em Pedagogia. Confira!

Se eu me formar em Pedagogia posso atuar em quais áreas?

A educação escolar faz parte da vida de quase todo cidadão, proporcionando conhecimentos importantes a respeito do mundo em que vivemos e promovendo habilidades importantes para a vida em sociedade.

A Pedagogia é parte fundamental do trabalho realizado na esfera de ensino, mas pode ir muito além do ambiente escolar, ao qual costuma ser associada.

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2020, a formação na área era a que tinha o maior número de estudantes matriculados, totalizando 816.427 pessoas que buscaram a graduação nesse ramo.

Assim, o campo recebe cada vez mais profissionais, oferecendo diversas possibilidades de atuação para o estudante que se formar em Pedagogia.

Ensino

Esse costuma ser o ramo mais associado ao papel do estudante que se formar em Pedagogia.

Ao atuar no ensino, o profissional pode dar aulas a turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de atuar também no nível de Educação Infantil.

Trata-se, portanto, de acompanhar os primeiros passos da criança dentro do ambiente escolar, trabalhando com atividades como a alfabetização, letramento matemático, alfabetização científica e o desenvolvimento de conteúdos de todas as áreas do conhecimento.

Cabe ressaltar que essa é, de fato, uma opção bastante procurada pelos estudantes que realizam essa formação, seja pela facilidade de empregos para professores ou apenas por interesse na prática de ensino. 

Gestão escolar

Ainda dentro do ambiente escolar, existem outras atividades que podem ser exercidas pela pessoa que se formar em Pedagogia.

O pedagogo é um profissional bastante indicado para cargos de gestão e administração de instituições de ensino, devido à sua formação para atuação polivalente, isto é, ministrar as disciplinas de todas as áreas do conhecimento para os estudantes que estão nos primeiros anos de escolaridade.

Afinal, a formação na área da educação costuma trazer conhecimentos bastante abrangentes sobre os processos administrativos e pedagógicos, de modo geral.

Nesse sentido, o gestor formado em Pedagogia pode contribuir com todos na escola através de seu conhecimento sobre processos de ensino e aprendizagem.

Entre as atividades realizadas na gestão escolar estão o planejamento do ano letivo, controle dos dados do Censo, gestão dos processos administrativos e pedagógicos, gestão de equipe, o acompanhamento pedagógico dos professores e a garantia de uma rotina produtiva e eficiente na instituição.

Desenvolvimento de materiais de ensino

Para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, é comum que os professores utilizem diferentes materiais didáticos que permitem tanto expor os conteúdos apresentados quanto trabalhá-los de forma mais prática.

Embora não devam ser o centro das aulas, materiais como os livros didáticos são um importante instrumento de ensino para o professor.

Nesse cenário, o pedagogo pode atuar na elaboração desse tipo de material, contribuindo com a criação de livros, cartilhas e até jogos educativos.

Dessa maneira, é possível contribuir com o ensino de diversos estudantes, além de trazer mais praticidade e qualidade para as aulas de muitos professores.

Atuação do pedagogo em ambientes não escolares, como empresas, sindicatos e demais instituições não escolares

Embora o estudante que se formar em Pedagogia possa atuar na Educação Básica, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental é essencial ter em mente que aprender não é um processo importante apenas durante a vida escolar. Todo o espaço interativo de pessoas, a presença do pedagogo é importante no desenvolvimento dos processos de aprendizagem dos indivíduos.

No mercado de trabalho atual, os treinamentos e formações continuadas são processos cada vez mais relevantes para uma atuação eficiente por parte do trabalhador.

Nesse contexto, o pedagogo atua no desenvolvimento de programas de ensino e treinamento que proporcionem a profissionais de diversos ramos os conhecimentos de que precisam para permanecerem atualizados em seu meio.

Educação inclusiva

A inclusão de pessoas com deficiência nos diversos espaços que frequentam também tem sido o foco de diversos estudos.

A educação especial, por exemplo, é voltada para estudantes que convivem com alguma condição que pode trazer desafios ao seu processo de aprendizagem.

Dessa maneira, estudantes surdos, disléxicos, autistas, entre diversas outras condições que podem estar presentes no ambiente da escola, passam a receber o acompanhamento de que precisam para viabilizar um aprendizado mais efetivo e tranquilo.

O educador tem um papel fundamental nesse processo, dedicando sua atenção a esses estudantes e garantindo que a instituição de ensino se torne mais inclusiva em relação à sua presença.

Nesse caso, o estudante que se formar em Pedagogia possui os conhecimentos didático-pedagógicos para atuar com estudantes de inclusão, assim como poderá ampliar a sua formação, nesse segmento específico, por meio de cursos de pós-graduação / especialização, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.

Atuação em ambientes hospitalares/clínicas

Outra condição que exige procedimentos diferenciados e atuação do pedagogo são os ambientes hospitalares e clínicas que acolhem estudantes em idade escolar regular e que necessitam afastar-se um período da escola.

Pessoas que convivem com determinados quadros de saúde podem ter que passar longos períodos no ambiente hospitalar, o que faz com que fiquem afastadas na vida escolar e do ensino.

O profissional especializado nesse ramo da Pedagogia é responsável por trabalhar de forma personalizada com o aluno hospitalizada, desenvolvendo com este estudante os conhecimentos /conteúdos pertinente ao nível de escolaridade que o mesmo se encontra.

Projetos sociais

Por fim, é importante lembrar que a Pedagogia pode contribuir de diversas maneiras com a sociedade, promovendo um ensino mais abrangente e inclusivo em relação a diversos grupos sociais.

Nesse sentido, a participação em Organizações Não Governamentais (ONGs) e outros projetos de natureza social são maneiras de fazer com que seus conhecimentos sejam disseminados de forma mais igualitária entre a população.

Promover atividades educativas abertas à comunidade é um exemplo de função que pode ser exercida nesse ramo.

Está pensando em se formar em Pedagogia? Se você tem se interessado pela área e está à procura de uma instituição de ensino de qualidade, conheça o Curso de Pedagogia da Ulbra!

Oferecemos essa formação na modalidade à distância, para que você possa escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades.

Para saber mais sobre nossos polos credenciados e processos seletivos, visite o site da Ulbra!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!