Como lidar com o estresse em semana de provas?
Geral

Como lidar com o estresse em semana de provas?

A semana de provas é um período de muita tensão e preocupação para os estudantes, podendo gerar estresse e ansiedade, que trazem uma série de sintomas negativos.

Embora essa seja uma reação natural e comum do organismo à pressão à qual o aluno é submetido, é importante procurar maneiras de amenizar os efeitos que esse período pode gerar, buscando mais calma ao realizar as provas.

Além de estudar e se dedicar a compreender os conteúdos trabalhados em cada disciplina, há outras práticas simples que podem ser adotadas para garantir um dia a dia com mais tranquilidade e um período de avaliações menos conturbado.

Neste post, falamos sobre o que fazer para lidar com a semana de provas de maneira mais saudável e sem estresse. Confira!

Por que ficamos estressados na semana de provas?

O estresse e a ansiedade são reações naturais do corpo a momentos de tensão e de muita pressão. No entanto, são bastante incômodos e trazem prejuízos à saúde mental da pessoa.

A semana de provas pode desencadear uma série de reações no estudante, que fica tenso em razão do desconhecimento a respeito do que será cobrado nas avaliações, qual será seu desempenho e se o conhecimento necessário foi de fato adquirido.

Como se tratam de fatores que não podem ser determinados com antecedência, é comum que o aluno tenha esse tipo de preocupação mesmo se houver estudado com dedicação ao longo de todo o semestre.

Afinal, as avaliações são um momento de extrema importância na vida universitária, pois permitem que o aluno identifique se de fato está acompanhando os assuntos tratados na sua formação, além de serem necessárias para concluí-la.

Por isso, um bom desempenho acadêmico é o objetivo de todo estudante que tem interesse pelos estudos desenvolvidos na sua área e procura uma formação com o máximo de qualidade, para vir a ser também um bom profissional.

Portanto, é importante lembrar que é comum sentir-se ansioso e estressado com a chegada da semana de provas, tendo em mente que essa é uma reação natural do organismo, e procurar maneiras de acalmar a mente e amenizar os efeitos do estresse.

Dicas para ficar mais calmo antes de uma prova

Realizar uma avaliação sobre um conteúdo complexo, por si só, é um processo que pode ser bastante difícil, pois põe em prova os conhecimentos adquiridos pelo estudante e sua capacidade de dissertar sobre eles.

Durante uma semana de provas, essa dificuldade pode se intensificar, pois há um número maior de atividades a serem realizadas e, portanto, um número maior de conhecimentos a serem testados.

Dessa forma, o estudante pode ficar sob muito estresse e ter seu desempenho prejudicado pelo seu estado mental, que dificulta a concentração e sua capacidade de focar nos estudos e na própria realização da prova.

Por isso, algumas atitudes simples podem auxiliar nesse momento e trazer mais calma e tranquilidade para o aluno, aumentando suas chances de ter um bom desempenho e evitando que isso prejudique sua saúde mental.

Prepare-se para a prova

A primeira dica para ter mais tranquilidade durante a semana de provas é se preparar para a chegada das avaliações, evitando deixar os conteúdos acumularem até o último momento, pois isso pode gerar uma carga muito grande de leituras e exercícios.

Nesse sentido, o ideal é que a preparação seja um processo contínuo, assim como a aprendizagem dos assuntos explorados na disciplina, permitindo que as informações sejam absorvidas pouco a pouco ao longo do semestre.

Assim, conforme as avaliações se aproximarem, será possível realizar apenas revisões de um conteúdo que já foi aprendido, o que facilita o processo de preparação.

Faça exercícios físicos

Uma medida que pode ser aplicada no dia a dia para proporcionar mais tranquilidade e reduzir os níveis de estresse é a prática de exercícios físicos.

Sejam eles quais forem, desde uma caminhada até a musculação na academia ou a prática de um esporte, os exercícios físicos têm um grande impacto sobre a saúde mental, auxiliando na produção de substâncias importantes como a serotonina.

Esse é também o motivo pelo qual pessoas com diferentes transtornos utilizam essa prática como parte do seu tratamento, de modo a contribuir com a redução do estresse e da ansiedade.

Por isso, pode ser interessante reservar alguns minutos do dia para praticar algum tipo de atividade que coloque o corpo em movimento.

Durma bem

Outro hábito simples que pode gerar um grande impacto sobre o estado mental do aluno durante a semana de provas é ter boas noites de sono.

Hábitos simples como dormir cedo e manter uma rotina de sono regulada podem trazer mais descanso para o corpo e garantir que o cérebro esteja em suas melhores condições tanto para estudar quanto para realizar as provas em si.

Além disso, esse fator contribui para uma melhoria da saúde e para uma vida com mais bem-estar, o que também ajuda a reduzir o estresse causado pelas avaliações.

Tenha momentos de lazer

Preocupações e tensão podem entrar no caminho ao se preparar para uma prova, pois geram estresse e tornam mais difícil direcionar a concentração ao assunto que será tratado na avaliação.

Assim, ter momentos de lazer também é uma maneira de equilibrar a rotina acadêmica com a vida pessoal, garantindo que ambas tenham espaço no dia a dia.

Dessa maneira, é possível aproveitar momentos leves e divertidos, que permitam ao estudante descansar e diminuir os níveis de estresse e lidar com a ansiedade nos estudos.

Mantendo esse equilíbrio ao longo do semestre, o aluno estará mais tranquilo e com a cabeça bem descansada quando chegar a semana de provas, à qual poderá se dedicar com menos cansaço e tensão.

Tenha pensamentos positivos

Dominar um conteúdo nem sempre é fácil, especialmente quando se tratam de assuntos muito complexos ou de disciplinas que reúnem muitos temas a serem estudados.

Por isso, o estudante pode acabar adotando uma postura pessimista em relação às avaliações, pois não tem segurança a respeito do conhecimento que adquiriu ao longo do semestre e de suas atividades.

Embora essa seja uma reação natural, também é preciso ressaltar que ela traz prejuízos, uma vez que agrava o quadro de ansiedade no qual o estudante se encontra durante a semana de provas.

Por isso, é fundamental manter os pensamentos positivos e analisar a situação de forma menos negativa, procurando uma postura mais otimista em relação ao seu desempenho acadêmico e aos resultados das avaliações. Pensamento positivo, usado de forma correta, nos possibilita encontrar uma dinâmica mental que nos mova para um lugar de oportunidades, de crescimento. Mas lembre-se, é sempre importante transformá-los em ações.

O período de formação deve ser um momento especial de aprendizado e crescimento, ajudando a desenvolver mais responsabilidade e conhecimento sem sofrer com preocupações exacerbadas.

Tem interesse em realizar uma formação no ensino superior? Conheça a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos diversos cursos em modalidades variadas, para que você opte pelo modelo presencial, híbrido ou EAD, conforme suas necessidades e interesses.

Para saber mais detalhes a respeito de processos seletivos, nossos cursos disponíveis e descontos nas mensalidades, visite nossa página.

Publicado em 20 de setembro de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin