• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Serviço Social: EAD para primeira ou segunda graduação

Junho 16, 2021

Serviço Social: EAD para primeira ou segunda graduação - Blog da Ulbra
5:02

O mundo do trabalho para Serviço Social está diversificado. Ampliou possibilidades, além do campo de atuação tradicional. A grande novidade é que está também despertando interesse de profissionais que querem uma segunda graduação em poucos semestres.

O Assistente Social é uma das profissões mais importantes para viabilizar os direitos da população. Várias são as vantagens do curso, tanto como primeira opção, como para formados em outras áreas.

Neste post, você vai sanar dúvidas sobre características, benefícios, novidades e mercado de trabalho sobre o curso de Serviço Social, inclusive para quem almeja uma segunda graduação.

O que faz o assistente social?

Os assistentes sociais analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos. A intencionalidade é facilitar o acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a cultura.

Analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais.

Também elaboram laudos, pareceres e estudos analisando documentos técnicos e coletando dados e pesquisas. Trabalham na gestão de planejamento, na organização e administração de programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo e no terceiro setor.

Estão aptos para assessorar órgãos públicos, privados, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Podem ainda trabalhar como docentes nas faculdades e universidades que oferecem o curso de Serviço Social.

Como está o mercado para Serviço Social?

O Serviço Social está em ampla expansão e é uma profissão cada vez mais requisitada, seja no setor público, privado  ou em organizações não governamentais, no atendimento à população ou na formulação e execução de políticas públicas que possibilitam o acesso aos direitos.

O Assistente Social tem diversas possibilidades de atuação. Conheça algumas áreas:

  • Autarquias
  • Centros de convivência
  • Empresas privadas
  • Escolas
  • Governos estaduais
  • Hospitais
  • Ministérios
  • Prefeituras
  • Unidades de saúde

Também pode atuar em movimentos sociais em defesa dos direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e adolescentes, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), negros e negras, de indígenas, em organizações não governamentais, em universidades públicas e privadas e em institutos técnicos.

Esses profissionais ainda podem trabalhar junto a outras categorias: profissionais da psicologia, da educação, da enfermagem, do direito, entre outras. Cabe destacar que, durante o atendimento individual, assistentes sociais devem garantir sigilo à pessoa que é atendida.

Curso de Serviço Social na Ulbra

 O egresso do curso de Serviço Social da Ulbra é um profissional com formação generalista, ética e humanista. É capaz de atuar nas demandas sociais, a partir da formulação e implementação de propostas de intervenção, promovendo o exercício pleno da cidadania. Também proporciona a inserção criativa e propositiva dos usuários no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

O assistente social formado na Ulbra apresenta capacidade de articulação de conhecimentos teórico-metodológicos, habilidades técnico-operativas, espírito crítico-investigativo, compromisso ético profissional de respeito à diferença e à diversidade. Ainda atua na perspectiva da construção de uma sociedade sem exploração/dominação de classe, etnia e gênero.

O novo profissional pode acompanhar as constantes mudanças da sociedade e do mercado de trabalho, assentada em uma racionalidade crítica, pautada pelo pluralismo teórico, balizado pelo Código de Ética do Assistente Social. Está capacitado para a intervenção social frente às demandas atuais da sociedade e atuação interdisciplinar, consolidando uma tendência do mundo atual.

Opção também como segunda graduação

Uma das novidades do Serviço Social EAD da Ulbra é a possibilidade de segunda graduação para vários profissionais. O diferencial é que o formado pode concluir o novo curso em poucos semestres, totalmente a distância, escolhendo hora e local para estudar.

Os graduados nos seguintes cursos podem concluir um segundo bacharelado em Serviço Social EAD entre quatro e seis semestres:

  • Administração – 24 disciplinas / 5 semestres
  • Ciências Sociais – 21 disciplinas / 4 semestres
  • Direito – 23 disciplinas / 5 semestres
  • Enfermagem – 28 disciplinas / 6 semestres
  • Gestão Pública – 23 disciplinas / 5 semestres
  • Pedagogia – 28 disciplinas / 6 semestres
  • Teologia – 26 disciplinas / 5 semestres

Agora que você já sabe o quanto está interessante o mercado de trabalho para assistente social, tanto como primeira ou segunda opção, visite o site da Ulbra e ingresse no curso de Serviço Social.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!