• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Vale a pena trabalhar com advocacia trabalhista?

Setembro 15, 2022

Vale a pena trabalhar com advocacia trabalhista? - Blog da Ulbra
6:51

A advocacia trabalhista é uma das áreas que compõem o vasto campo de estudo do Direito  e apresenta diversas possibilidades de atuação.

Tendo em vista a importância dos profissionais que lidam com as relações trabalhistas, presentes na vida de todo cidadão e de toda empresa, há muitas opções a serem exploradas pelo profissional no mercado de trabalho.

Assim, conhecer as principais delas permite que o estudante de Direito entre em contato com as atividades exercidas nesse ramo e descubra se essa é sua área de atuação ideal.

Para saber mais sobre a advocacia trabalhista e conhecer as particularidades desse ramo, continue a leitura!

O que faz um advogado trabalhista?

O Direito é formado por diversas áreas, tendo em vista a existência de muitos aspectos da vida em sociedade que são regidos pelas leis.

Assim, durante a graduação, o futuro profissional é exposto aos principais ramos do Direito, para que, ao fim do curso, possa escolher aquele que mais lhe agrada.

A advocacia trabalhista é uma dessas áreas e tem como objetivo regular a relação entre empregado e empregador, garantindo que a justiça seja cumprida para ambas as partes.

Uma das possibilidades de atuação oferecida pelo ramo é a de advocacia preventiva, que se dá, principalmente, por meio de consultoria jurídica.

No contexto das empresas, esse serviço é fundamental para garantir que todos os direitos trabalhistas dos colaboradores sejam cumpridos, evitando que ocorram conflitos no ambiente de trabalho, os quais podem levar à aplicação de sanções ao empregador.

Nesse sentido, o profissional de advocacia trabalhista estará disponível para auxiliar em processos como admissão, demissão, promoção ou punição de funcionários, de modo que todos sigam as normas legais estabelecidas.

Além disso, ao acompanhar as alterações na legislação e possíveis reformas, o advogado também garante que a empresa esteja atualizada e não sofra consequências legais por deixar passar alguma mudança.

A advocacia preventiva no ramo trabalhista também pode ser oferecida ao empregado, por meio de orientação em relação aos deveres e direitos voltados ao funcionário.

Por outro lado, a advocacia trabalhista também desempenha um importante papel na resolução de conflitos dessa natureza, sendo bastante procurada pela parte empregada em casos de demissões injustas, verbas rescisórias não pagas e direitos não usufruídos.

Nesse sentido, sua atuação é essencial para que o trabalhador esteja ciente de seus direitos e tenha-os ao seu alcance, evitando possíveis injustiças na relação entre empregador e empregado.

Quanto ganha um profissional que atua na advocacia trabalhista?

O salário dos profissionais dessa área podem ser bem variados, a depender da natureza de suas condições de trabalho.

Afinal, o advogado trabalhista pode optar por diversas alternativas, desde a sociedade com outros profissionais para a abertura de um escritório próprio até empregos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como pode ocorrer nas vagas de consultoria jurídica.

Assim, muitos fatores podem contribuir para o aumento ou redução do valor previsto no cálculo, sendo essencial que o profissional analise as oportunidades de trabalho em sua localidade e avalie quais delas são mais vantajosas.

Dicas para montar o currículo sendo advogado trabalhista

Uma boa colocação no mercado de trabalho está diretamente associada às melhores remunerações disponíveis na área de advocacia trabalhista.

Por isso, além de escolher uma faculdade de qualidade, que forneça todos os conhecimentos necessários para a atuação do advogado, é importante dar atenção à maneira como o profissional se apresenta.

Assim, aqueles que desejam fazer parte de um escritório bem-conceituado ou alcançar boas posições em empresas como consultores jurídicos devem estar atentos à elaboração de um bom currículo.

Para isso, é importante investir em um documento bem escrito e que demonstre profissionalismo por parte do advogado.

No currículo, devem estar contidas informações a respeito da formação do profissional, incluindo a instituição em que a graduação foi realizada e outros cursos na área. Formações complementares, como cursos de idiomas, também podem ser bem-vindas.

A experiência profissional é outro fator importante, pois atribui mais credibilidade e confiança no trabalho exercido pelo advogado, podendo destacá-lo entre a concorrência.

Por fim, outras habilidades também podem estar presentes no currículo, desde que estejam associadas à atividade na área de advocacia trabalhista, como pode ser o caso de participações em palestras e formações a respeito da resolução de conflitos no ambiente de trabalho.

Além disso, é fundamental ter em mente a vaga à qual o profissional está se candidatando, que pode conferir mais valor a determinados aspectos de sua atuação, os quais podem receber destaque no momento de elaborar o currículo.

Como atuar com excelência na área?

A advocacia trabalhista é uma área de grande complexidade e importância para a vida em sociedade, de modo que o profissional deve estar disposto a manter-se sempre em formação, adquirindo novos conhecimentos sobre o ramo.

Assim, realizar pós-graduações ou cursos online é uma maneira eficiente de aprimorar sua atuação, combinando as informações adquiridas ao ganho de experiência nesse mercado de trabalho.

Outro ponto importante é que a legislação pode passar por alterações a qualquer momento, o que exige que o profissional mantenha-se atento a esse aspecto.

A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), de 2017, por exemplo, trouxe uma série de modificações às relações de trabalho no país, exigindo que os advogados trabalhistas brasileiros se informassem a respeito da nova legislação.

Todo bom profissional, seja qual for sua área de atuação, também deve aprimorar outras habilidades relevantes para a execução de um bom trabalho, ainda que não estejam diretamente relacionadas ao seu ramo.

O desenvolvimento de competências como a comunicação, a proatividade e a criatividade é exemplo de como se tornar um profissional cada vez melhor, seja na advocacia trabalhista ou em outras áreas.

Quer contar com uma formação de qualidade e se tornar um profissional de sucesso? Conte com a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos cursos nas modalidades híbrida, presencial e EAD, para que você escolha aquela que melhor atende às suas necessidades.

Visite nosso site e confira as diversas opções de cursos disponíveis para você!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!