Engenharia Civil: você conhece essa promissora área?
Dicas de carreira

Engenharia Civil: você conhece essa promissora área?

A área de Engenharia Civil está presente no nosso dia a dia de maneira muito visível, mas nem sempre nos damos conta da importância dos profissionais desse ramo para a vida em sociedade.

Casas, prédios, todo tipo de edifício e até construções, como as barragens, são de responsabilidade do engenheiro civil, entre outros profissionais, que recebe a formação necessária para projetar todas essas obras com qualidade e segurança.

Para quem tem interesse na área, é importante conhecer alguns dos aspectos presentes nessa formação, de modo a compreender se esse é o curso de graduação ideal para você e seus objetivos.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você conhecer diferentes aspectos da área de Engenharia Civil e conseguir tomar essa decisão com sabedoria. Confira!

A graduação de Engenharia Civil

Para atuar nesse ramo, é preciso, inicialmente, possuir uma graduação em Engenharia Civil.

Trata-se de um curso que dá ao estudante graduado o título de bacharel, tornando-o qualificado para se candidatar a vagas de emprego na área e desenvolver as atividades de responsabilidade do engenheiro civil. 

Para formar um profissional capacitado para os desafios do dia a dia de trabalho, a instituição de ensino deve fornecer uma infraestrutura adequada e disciplinas que proporcionem o contato com os conteúdos necessários.

Os assuntos abordados ao longo das matérias não se resumem a disciplinas de cálculo e à realização de exercícios, como alguns estudantes podem pensar antes de conhecer o curso mais a fundo.

As ciências exatas estão, de fato, bastante presentes na graduação em Engenharia Civil, mas consistem também em conteúdos teóricos que o estudante deve compreender para que possa elaborar projetos consistentes e funcionais.

Além disso, há também disciplinas voltadas para outros aspectos relevantes para a formação do profissional, a exemplo de matérias que tratam do funcionamento da sociedade contemporânea e de ética, conhecimentos relevantes para toda área de atuação.

Outro fator que se faz presente nas disciplinas do curso é o conhecimento acerca da constituição do ambiente no qual se dão as construções. Assim, é importante que o aluno estude conteúdos associados à geografia de diversos espaços.

Cabe ressaltar também que, como em qualquer outra graduação, a dedicação do estudante é de extrema importância para a construção de sua carreira no futuro.

Dedicar-se aos estudos e à compreensão dos assuntos abordados durante a faculdade é um fator essencial para tornar-se um profissional capacitado, que esteja preparado para lidar com situações imprevistas e com o dia a dia de trabalho.

Assim, encontrar um equilíbrio entre o lazer e os estudos, evitando grandes quantidades de ansiedade e estresse, é fundamental para que o estudante possa aproveitar ao máximo o potencial oferecido por seu período de formação.

Confira também nosso post com dicas de filmes sobre Engenharia!

A atuação do profissional

A graduação em Engenharia Civil oferece algumas possibilidades para o estudante que quer explorar diferentes caminhos.

Essa alternativa mais tradicional costuma ser aquela em que o profissional trabalha na elaboração de projetos de construções, sejam elas edifícios comerciais, casas, barragens, represas, etc.

Trata-se de uma atividade importante e que o engenheiro deverá desenvolver juntamente a membros de outras áreas, a exemplo dos arquitetos e profissionais que realizam a construção civil.

Por outro lado, também há outras possibilidades a serem exploradas, como é o caso do trabalho com materiais de construção, no qual o engenheiro é responsável por estudar as opções disponíveis no mercado e contribuir com seu conhecimento para aprimorá-las.

Para atuar nesses ambientes com ainda mais preparo e qualidade, as especializações podem ser um bom caminho para o estudante que sai da graduação sabendo aonde quer chegar em sua carreira.

Nesse sentido, a formação continuada promove o aprendizado do engenheiro a respeito de questões mais complexas e até mais atuais da sua área, além de contribuir para a construção de um currículo que se destaque entre a concorrência.

Outra possibilidade que pode ser explorada é o trabalho como professor, em que o engenheiro leciona em instituições de ensino para formar novos profissionais, além de poder desenvolver pesquisas que promovam o avanço da área de Engenharia Civil.

Nesse caso, é preciso procurar por cursos de pós-graduação nos quais seja possível desenvolver um mestrado e, posteriormente, um doutorado, títulos importantes para que seja possível atuar dessa maneira.

Escolher um desses caminhos é uma tarefa que não precisa ser concluída logo ao início da graduação, uma vez que o período de formação é essencial para que o estudante compreenda quais são suas áreas de maior interesse e de que maneira pretende atuar no mercado de trabalho.

Além disso, a Engenharia Civil lida com processos que serão sempre necessários para a sociedade como um todo, de modo que novas oportunidades de trabalho estão sempre surgindo para o profissional desse ramo.

O mercado de trabalho hoje

Uma boa notícia para os interessados na área de Engenharia Civil é que o cenário atual do mercado de trabalho é bastante promissor.

Engenheiros capacitados serão sempre necessários para realizar obras de diversas naturezas, sejam elas efetuadas pela esfera privada ou pública.

Assim, a disponibilidade de vagas de emprego não precisam ser motivo de dor de cabeça para o estudante dessa área.

Quanto à remuneração, é comum que exista alguma oscilação, especialmente em razão do nível de formação do profissional e de sua experiência de atuação, fatores que determinam uma variação de salário em qualquer ramo do mercado.

No entanto, a remuneração do engenheiro civil costuma ser uma das vantagens de trabalhar nesse meio, uma vez que mesmo um profissional em início de carreira pode alcançar uma média salarial de R$ 10.000,00, definido na Lei 4.950A, de 1966.

Já os profissionais que estão há mais tempo no mercado e alcançam cargos em grandes empreendimentos podem ultrapassar facilmente o valor de R$ 14.000,00.

Assim, se você está pensando em cursar Engenharia Civil, a remuneração pode ser um fator que traz ainda mais motivação para optar por essa formação.

Faça sua faculdade de Engenharia Civil na Ulbra

Para realizar sua graduação com qualidade e tornar-se um engenheiro civil capacitado, escolher uma boa instituição de ensino é fundamental.

Por isso, você precisa conhecer o Curso de Engenharia Civil da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Com qualidade e comprometimento, oferecemos a infraestrutura necessária para que o estudante explore todo o potencial do período de graduação, adquirindo conhecimentos e experiências necessários para a sua futura atuação profissional.

Além disso, oferecemos uma série de cursos nas modalidades EAD, híbrida e presencial, para que cada estudante escolha o modelo que melhor atende às suas necessidades.

Para conhecer mais informações a respeito de processos seletivos e descontos nas mensalidades, acesse a nossa página.

Publicado em 11 de agosto de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin