5 dicas para montar um cronograma de estudos
Um cronograma de estudos é essencial para quem está se preparando para prestar o vestibular, provas do ENEM, concursos públicos ou ainda para aqueles que já estão na faculdade e desejam melhorar o aproveitamento acadêmico.
Como tudo na vida, para se atingir o sucesso é preciso organização.
Nos estudos, a situação não é diferente, pois não basta abrir apostilas, acessar conteúdos e sair lendo, uma vez que as chances das informações se perderem são grandes.
Para isso existe o cronograma, ou seja, uma ferramenta que ajuda na organização das atividades, apresentando basicamente as seguintes informações:
- o que estudar,
- datas e horários,
- mensuração dos resultados obtidos.
Trata-se de uma lista de atividades que precisam ser realizadas, considerando o tempo disponível e colaborando para que os resultados sejam atingidos.
Isso significa que o cronograma pode ser modificado na medida em que os objetivos vão sendo atingidos ou quando se torna necessário adaptações para o seu alcance.
Esse documento pode ser desenvolvido através de uma planilha ou em papel, onde diariamente deverá ser visualizado, pois aponta as atividades que precisam ser seguidas para o atingimento dos objetivos propostos.
Um bom exemplo de sucesso no que se refere a planejamento e obtenção de resultados vem do milionário norte-americano Bill Gates, quando esclarece:
“Não importa quanto dinheiro você tenha, é impossível comprar mais tempo.”
Gates sempre apostou no planejamento e na execução daquilo que está programado, porque valoriza o tempo e procura utilizá-lo da melhor forma possível.
Neste post, apresentaremos 5 dicas para a montagem de um cronograma de estudos. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Elabore o cronograma de estudos elencando os seguintes tópicos
Para desenvolver um cronograma de estudos de qualidade, é preciso que a atenção seja focada em 5 importantes tópicos, onde cada um deles deverá ser trabalhado com dedicação. Vamos a eles:
Metas e objetivos
Um bom cronograma de estudos se inicia a partir de uma análise realista das metas e objetivos que se pretende alcançar.
O objetivo é o resultado que se deseja atingir a partir das ações desenvolvidas, como, por exemplo:
- passar no vestibular para o curso de Direito,
- fazer uma faculdade na Ulbra,
- ampliar os conhecimentos na área de Agronomia, etc.
As metas, por sua vez, são as ações a serem tomadas para que os objetivos sejam conquistados, tais como:
- aprimorar o conhecimento através da leitura,
- participar de grupos de estudos nas redes sociais,
- estudar quatro horas todos os dias, etc.
Note que as metas precisam ser cumpridas com qualidade para que o objetivo seja alcançado.
Diante disso, é fácil compreender que o cronograma de estudos é uma ferramenta de apoio que possibilitará que as metas sejam desenvolvidas, portanto, precisam ser passíveis de serem realizadas e precisam estar de acordo com a agenda e capacidade de quem a desenvolverá.
Tarefas e conteúdos a serem estudados
Definido o objetivo e avaliada as metas a serem atingidas, é hora de listar as tarefas que precisam ser realizadas para que o resultado seja alcançado.
Para isso, deve-se avaliar quais os conteúdos que precisam ser estudados, priorizando aqueles em que existam mais dificuldades, ou seja, liste todas as matérias e o grau de esforço a ser dedicado a cada uma delas.
Além disso, é preciso organizar esses estudos, apontando os formatos a serem praticados, como:
- leitura de apostilas,
- desenvolvimento de exercícios,
- troca de informações em grupos de estudos,
- simulados,
- desenvolvimento de resumos,
- revisões de matérias, etc.
Cronograma de estudos
Chegamos ao cronograma de estudos, isto é: o que será estudado a cada dia, qual o tempo de dedicação para cada conteúdo e de que forma esse processo será executado.
O primeiro passo é saber qual o horário que você tem disponível para essa atividade.
Baseado nessa informação, é preciso dividir esse tempo entre os conteúdos a serem estudados, portanto, elabore o seu calendário.
Será preciso um tempo mínimo para que se tenha sucesso na matéria a ser analisada, porém, cuidado para não tornar o seu dia monótono e cansativo, para isso diversifique o conteúdo ao longo do tempo.
Não esqueça que, em determinadas datas, você deverá fazer testes e simulados para poder acompanhar o seu nível de aproveitamento, estabelecendo ainda revisões para as disciplinas que não tenham alcançado o resultado que você deseja obter.
Período de estudo
Um dos grandes erros cometidos no desenvolvimento de um cronograma de estudos está no exagero do período que será utilizado para esse fim.
É preciso ser realista com os horários, portanto, lembre-se que em sua agenda diária, precisam estar previstos suas outras atividades, como:
- alimentação,
- atividades profissionais (quando for o caso),
- outras tarefas.
Lembre-se que, normalmente, o período da manhã é aquele que estamos mais dispostos para a realização das leituras e assimilação dos conteúdos.
No entanto, é preciso se adequar às possibilidades existentes, o que muitas vezes o obrigará a estudar nos finais de semana, afinal, você deseja alcançar o seu objetivo.
Período de pausa entre os estudos
Por fim, é também muito importante que você programe pausas entre os estudos, ou seja, é preciso dar uma parada para um café, uma volta na quadra ou apenas para aliviar os pensamentos.
No entanto, cuidado para não criar barreiras no atingimento de suas metas, quando é muito fácil a perda de foco ou a conhecida procrastinação, ou seja, deixar as atividades para amanhã.
Mantenha uma rotina equilibrada para ser produtivo
Certamente você já deve ter percebido que é necessário um equilíbrio para que os resultados sejam atingidos.
Todo exagero é perigoso e pode levá-lo a um estado de cansaço e fadiga mental, porém, é preciso disciplina, determinação e dedicação às atividades.
Não esqueça de manter uma rotina equilibrada, onde, além das pausas já mencionadas, será fundamental uma boa alimentação e um bom sono para a recuperação das energias.
As horas de lazer também são importantes, possibilitando o relaxamento físico e mental e a mudança de foco.
Sair com os amigos, praticar esportes e divertir-se precisam e devem fazer parte da sua vida, portanto, organize-se também para isso.
Não há como alcançar e manter bons resultados sem planejamento, por isso montar um cronograma de estudos para alcançar seus objetivos é fundamental.
Esteja também sempre pronto para providenciar mudanças, caso, no decorrer do dia a dia, você perceba que os resultados estejam aquém do esperado, afinal, a adaptação das tarefas e o cotidiano colaboram para que se encontre a forma ideal para se ter dias produtivos.
Agora que você sabe o que fazer para alcançar suas metas e objetivos, leia nosso post que apresenta detalhes de como realizar a gestão de tempo com eficiência!
Publicado em 23 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra