• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Por que optar por uma faculdade privada?

Maio 23, 2023

Por que optar por uma faculdade privada? - Blog da Ulbra
6:21

A faculdade privada é, sem dúvida, uma excelente opção para quem busca uma formação de qualidade.

Cada vez mais as instituições não ligadas ao governo ocupam espaço e trazem novos conceitos, possibilidades e metodologias de ensino que não são observadas nas faculdades públicas.

As Universidades privadas são fiscalizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e precisam cumprir com os requisitos mínimos exigidos por esse órgão federal.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no ano de 2021 foram realizadas 8.986.554 matrículas de alunos no ensino superior brasileiro.

Deste número, 3,7 milhões de estudantes optaram pela graduação EAD (Ensino a Distância), ou seja, 41,4% do total.

Outro número interessante é que, em 2021, no Brasil, 87,8% das instituições de ensino superior eram privadas, contra 12,2% pública.

Diferente do que muitos pensam, optar por uma faculdade privada apresenta vantagens que podem fazer toda a diferença na formação acadêmica e contribuir efetivamente para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

Neste post, apresentaremos 7 vantagens que as universidades privadas oferecem àqueles que estão na busca das melhores oportunidades para a realização de um curso superior. Continue lendo e conheça detalhes a respeito desse interessante assunto!

Por que vale a pena optar por uma faculdade privada?

Optar por uma faculdade privada pode fazer toda a diferença na formação acadêmica de nível superior.

Vamos conhecer os motivos que levam muita gente a optar por ela:

Infraestrutura

A faculdade privada precisa investir em infraestrutura para poder oferecer diferenciais ao mercado.

Diante dessa realidade, existem universidades que oferecem muita qualidade para seus alunos no que se refere a:

  • sala de aulas,
  • laboratórios,
  • espaços comuns modernizados,
  • bibliotecas, etc.

Além disso, investem em tecnologia, oferecendo ao mercado recursos que facilitam a comunicação e possibilitam cursos remotos de altíssima qualidade.

Corpo docente

Diferente das universidades públicas, onde o recrutamento dos professores é realizado através de concursos, as faculdades privadas contratam e desligam profissionais de acordo com as necessidades e a partir do desempenho de cada um na sala de aula.

Essa possibilidade evita profissionais acomodados e possibilita a contratação de professores diferenciados que atendam as expectativas e que contribuam de forma efetiva na formação dos alunos.

Essa postura é um diferencial bastante valorizado pelo mercado, onde todos os envolvidos saem ganhando, afinal, a qualidade do ensino deve ser meta de qualquer instituição de ensino.

Parcerias internacionais

Outro fator que demonstra as vantagens da opção por uma faculdade privada está em poder contar com parcerias internacionais que venham a possibilitar um futuro estágio ou parte do curso no exterior.

Esses acordos com instituições de ensino internacionais permitem que os alunos sejam recebidos em condições adequadas para a realização dos seus estudos, pois oferecem:

  • acomodações,
  • transporte,
  • estadia.

Essa possibilidade enriquece o currículo e permite que o acadêmico tenha uma experiência internacional que irá ajudá-lo muito na construção de sua carreira.

Grade curricular

A grade curricular em uma universidade privada é diferenciada, pois está sendo constantemente atualizada em acordo com as necessidades do mercado e em conformidade com as mudanças sociais e econômicas do Brasil.

Modalidades de estudo

Escolher a melhor das modalidades de estudo de acordo com as necessidades e possibilidades de cada um, é outra vantagem que faz com que a faculdade privada deva ser analisada como uma excelente opção para o seu curso superior.

É possível, nas universidades de qualidade, optar pelos seguintes modelos:

  • presencial,
  • híbrido,
  • EAD.

Isso significa que mesmo o aluno residindo em locais distantes, é possível realizar cursos de alta qualidade, pois, normalmente, as grandes universidades privadas possuem polos de apoio presenciais.

Formação

Em uma faculdade privada, dependendo do desempenho do aluno, é possível desenvolver um planejamento acadêmico, inclusive sabendo quando se dará a conclusão do curso e consequente formatura.

Financiamentos

Uma das grandes preocupações de quem ingressa na faculdade privada diz respeito ao pagamento das mensalidades, mesmo diante de tantas vantagens apresentadas que são os programas de financiamentos que viabilizam o ingresso ao ensino superior.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um deles, oferecendo possibilidades de parcelamentos com taxas de juros reduzidas e adequadas para quem está buscando por um curso superior.

Além disso, vale conhecer as possibilidades existentes na própria universidade, quando existem programas e condições especiais que podem ser aproveitados.

Conheça a Ulbra!

A Universidade Luterana no Brasil (Ulbra) é uma das grandes opções do mercado para quem deseja cursar uma faculdade privada de alto nível.

São mais de 50 anos de experiência e uma estrutura que possibilita as mais diversas opções para conquistar o seu espaço no mercado profissional, contando com a tradição da Ulbra.

A Universidade disponibiliza a seus alunos:

  • laboratórios,
  • biblioteca,
  • setores de atendimento,
  • apart hotel,
  • complexo esportivo,
  • hemeroteca,
  • hospital universitário,
  • hospital veterinário,
  • museu,
  • rádio,
  • canal de TV, etc.

Além disso, a Ulbra oferece cursos híbridos, ou seja:

  • aulas online,
  • disciplinas teórico-práticas em dias e horários marcados,
  • simulações em laboratórios virtuais.

Para isso, são mais de 100 polos credenciados espalhados pelo país.

Como se observa, não faltam estrutura e opções para que você possa se tornar um aluno de uma das mais reconhecidas universidades do país, contando com todas as vantagens mencionadas neste post e a dedicação de uma instituição voltada à formação acadêmica de milhares de pessoas em todo o Brasil.

Para conhecer mais a respeito, acesse nosso site, avalie as oportunidades e faça a sua matrícula!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!