Como funciona o estágio do curso de Direito: tire dúvidas!
Buscar oportunidades e saber como funciona o estágio do curso de Direito é fundamental para o acadêmico.
Além de obrigatório, é nessa fase do curso que o aluno tem a possibilidade de vivenciar na prática aquilo que aprendeu na sala de aula.
Com o acompanhamento de profissionais experientes, essa vivência possibilita um amadurecimento e o conhecimento dos detalhes das atividades jurídicas.
Também é através disso que, normalmente, o acadêmico localiza as primeiras oportunidades para ingressar no mercado de trabalho.
Neste post apresentamos como funciona o estágio do curso de Direito. Continue lendo e saiba os detalhes dessa importante fase!
Como funciona o estágio do curso de Direito?
O estágio, como já mencionado, possibilita que o universitário tenha o primeiro contato direto com a profissão para qual está se preparando.
Por isso é importante que conheça os seguintes detalhes a respeito:
O que é o estágio?
O estágio é uma obrigação do acadêmico no curso de Direito, e de acordo com a Lei Nº 11.788/2008, trata-se de um ato educativo supervisionado, que ocorre no ambiente profissional, visando a preparação do educando para as atividades do trabalho.
A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – também é referenciada no assunto, através da Lei nº 8.906/1994 que complementa a legislação citada anteriormente, pois se trata do Estatuto da Advocacia em nosso país.
Complementando o assunto, a Ordem também apresenta detalhes a respeito dos estágios através do Código de Ética e Disciplina.
Qual a sua finalidade?
Como já mencionado, o estágio aproxima o estudante ao cotidiano profissional da atividade jurídica.
Essa fase do aprendizado pode ocorrer nos dois últimos anos do curso de Direito, proporcionando que a teoria e a prática ocorram de forma concomitante, possibilitando a sua capacitação.
Ainda com relação a como funciona o estágio do curso de Direito, é possível através dele permitir que o aluno possa avaliar e localizar a área que mais lhe atrai, buscando, assim, o seu espaço para atuar de forma profissional.
Quais são os tipos de estágios?
Existem diversos tipos de estágios, em que a remuneração é bastante variada e, inclusive, há alguns que não oferecem nenhuma bolsa.
Esses últimos são normalmente voltadas ao voluntariado, que são ligados a causas sociais.
Portanto, é importante que o aluno, antes de decidir pelo estágio, avalie a área do Direito que a oportunidade apresenta e detalhes com relação à compatibilidade de horários e remuneração.
Como escolher o melhor estágio de Direito?
Agora que você já sabe como funciona o estágio do curso de Direito e suas diversas opções, é importante avaliar como escolher a melhor oportunidade.
Após definir as suas necessidades com relação à área, compatibilidade com os estudos e remuneração, é interessante buscar junto à própria Universidade e com os professores dicas e oportunidades existentes.
Também vale acompanhar de perto as ofertas de estágios que estão disponíveis nas seguintes instituições:
- escritórios de advocacia,
- cartórios judiciais,
- núcleos de práticas jurídicas, disponíveis na própria Universidade,
- órgãos públicos como Ministério Público, TST, Defensorias e TJ.
Como se observa, são muitas as oportunidades que podem direcioná-lo às áreas do seu interesse e abrir portas para um futuro de sucesso profissional.
Sabendo como funciona o estágio do curso de Direito e das oportunidades que se abrem na vida profissional de quem opta pela área jurídica, acesse nosso site e conheça detalhes do nosso curso e da estrutura oferecida pela Ulbra aos seus milhares de alunos!
Publicado em 25 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra