• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Qual a diferença nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores?

Abril 13, 2023

Qual a diferença nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores?
8:00

Os cursos de Arquitetura e Design de Interiores são diferenciados, pois possuem características e objetivos distintos.

Tanto o arquiteto quanto o designer de interiores voltam as suas atenções para o bem-estar das pessoas, buscando oferecer espaços confortáveis, seguros e que atendam os seus usuários, no entanto, o olhar de cada um deles é voltado a propósitos diferentes.

Já na pré-história, durante o período neolítico, o homem já organizava os seus espaços, desenvolvendo algumas técnicas rudimentares de construção, quando utilizavam a pedra e as madeiras para se abrigarem.

Ali surgia um ofício conhecido como arquitetura.

O design de interiores surge a partir do momento em que o homem adota objetos e móveis nos locais onde habitavam.

É possível que a cadeira tenha sido uma das primeiras tentativas de melhorar o conforto das pessoas, porém, a preocupação com os espaços dos locais onde habitamos surge de maneira organizada na antiguidade, nos anos 1000 a.C.

O impulso na profissão, entretanto, se dá apenas no século XVII, quando a decoração de ambientes se torna um fator importante e ganha a atenção dos arquitetos.

Surge então um especialista no assunto, ou seja, o designer de interiores.

Neste post, apresentaremos as diferenças existentes nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores. Continue lendo o conteúdo e conheça detalhes a respeito de duas áreas que não param de crescer e que ganham cada vez mais importância em nossos tempos!

Diferenças nos cursos de Arquitetura e Design de Interiores da Ulbra

Na Ulbra, você pode escolher entre os cursos de Arquitetura e Design de Interiores, duas ótimas oportunidades para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso e que ganham cada vez mais importância no mercado.

O curso de Arquitetura e Urbanismo é voltado a preparar os alunos para a elaboração de espaços internos e externos e o desenvolvimento de projetos que valorizam a:

  • estética,
  • conforto,
  • inclusão,
  • funcionalidade.

Esse curso tem duração de 10 semestres e forma bacharéis através da metodologia de ensino híbrido, ou seja, uma combinação do ensino à distância e encontros síncronos via internet que possibilitam uma interação com professores e demais colegas.

Essa metodologia possibilita que alunos das mais diversas localidades tenham acesso a um curso superior sem precisarem realizar uma mudança de cidade para conquistarem o tão sonhado diploma universitário.

O curso de Design de Interiores, por sua vez, tem 5 semestres de duração e também acontece através da metodologia híbrida.

Nesse curso, o aluno aprende a elaborar projetos residenciais, comerciais e institucionais, focando as atenções para os ambientes internos.

O acadêmico após a sua formação recebe o diploma de Tecnólogo em Design de Interiores e está capacitado a desenvolver uma atrativa carreira profissional.

Qual a diferença entre um arquiteto e um designer de interiores?

Conhecidos os cursos oferecidos pela Ulbra, é hora de entrarmos nos detalhes do que faz um arquiteto e um designer de interiores.

O arquiteto é o profissional focado na elaboração de projetos voltados à funcionalidade e estética de uma edificação.

Isso significa uma atenção a todas as características que envolvem o local onde o edifício está situado ou será construído, como, por exemplo:

  • solo,
  • relevo,
  • clima,
  • vegetação, etc.

Esse profissional é o responsável pela elaboração de projetos criativos, onde casas, edifícios e até mesmo estádios de futebol serão erguidos ou reformados.

Trabalhando ao lado do Engenheiro Civil, ele participa de todo o projeto, cuidando da escolha dos materiais a serem utilizados na obra e sua localização, além dos aspectos ambientais e legais.

Além disso, a arquitetura exige que o profissional tenha domínio sobre desenhos, cálculos, tipos de materiais e suas reações com o meio ambiente.

Para concluir, o curso da Ulbra é voltado também a área do urbanismo, ou seja, na capacitação do aluno para atuar no planejamento de áreas externas que envolvem condomínios, bairros e cidades, portanto, abre também espaço para uma carreira no setor público.

O profissional conhecido como designer de interiores tem as suas atividades voltadas ao planejamento de ambientes internos, envolvendo espaços:

  • residenciais,
  • comerciais,
  • industriais.

Isso significa uma visão única para o interior de uma edificação, trabalhando com a organização, a praticidade e o conforto desses espaços, portanto, envolve:

  • mobiliário,
  • decoração,
  • iluminação,
  • climatização, etc.

O aluno será preparado para desenvolver suas atividades em conjunto com marceneiros, pintores, eletricistas, pedreiros e demais profissionais da área da construção civil.

Também precisará conhecer as rotinas administrativas que envolvem orçamentos, planejamentos, cronogramas e coordenação de equipes de trabalho.

O designer de interiores não se envolve com derrubadas de paredes, construção de anexos ou modificações na planta de uma edificação, tendo sua atenção voltada ao conforto interno dos ambientes e na busca de novidades e tendências para a parte estética desses espaços, com destaque para a harmonia do local.

Como é o salário de cada profissão?

A arquitetura e design de interiores possibilitam que o profissional possa trabalhar como empreendedor, ou seja, montar o seu escritório voltado a oferecer os seus serviços.

Porém, se o objetivo é buscar por uma oportunidade no mercado de trabalho, o Designer de Interiores, segundo o portal Salário, pode receber uma remuneração que chega a R$ 5.355,25, dependendo da região do país em que irá atuar.

O Arquiteto Urbanista, por sua vez, segundo dados do mesmo portal, possui um piso salarial de:

  • 6 salários mínimos para seis horas diárias,
  • 7,25 salários mínimos para sete horas diárias,
  • 8,5 salários mínimos para oito horas diárias.

Como se observa, as possibilidades são interessantes e a escolha a ser tomada depende bastante do perfil do candidato e da área que mais lhe atrai, apesar de algumas similaridades existentes entre as duas profissões.

Como é o mercado de trabalho para cada profissão?

Conhecida a diferença da arquitetura e design de interiores e as características de cada profissão, é importante avaliarmos o mercado de trabalho.

A busca por designer de interiores ocorre, em sua maioria, nas empresas que atuam nos seguintes segmentos:

  • comércio varejista de móveis,
  • fábricas de móveis,
  • decoração de interiores,
  • comércio de materiais de construção,
  • serviços de organização de feiras, congressos e exposições,
  • construtoras,
  • agências de publicidade.

Como vimos, essa é uma profissão que exige bastante criatividade e que vem novamente crescendo após a pandemia do coronavírus, quando investimentos estão sendo realizados pelas pessoas físicas e jurídicas com relação a seus ambientes.

Além disso, com o retorno dos eventos, todo o setor acaba se mobilizando, gerando a necessidade de profissionais capacitados para o desenvolvimento dos estandes e impulsionado as vendas de materiais decorativos e mobiliários em todo o país.

Os profissionais de arquitetura vivem um período de altíssima demanda no mercado brasileiro.

As empresas que mais contratam esses profissionais estão vinculadas aos seguintes segmentos:

  • serviços de engenharia,
  • construtoras e incorporadoras,
  • serviços de arquitetura,
  • administração pública,
  • consultorias em gestão empresarial,
  • serviços de limpeza em prédios e residências.

Agora que você tem detalhes a respeito dessas duas grandes oportunidades profissionais e deseja buscar por uma faculdade de qualidade, faça a sua matrícula na Ulbra e estude em uma das mais importantes e respeitadas universidades do país!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!