Arquitetura e Urbanismo: como saber se é o curso ideal para mim?
Dicas de carreira

Arquitetura e Urbanismo: como saber se é o curso ideal para mim?

Arquitetura e Urbanismo pode ser o curso ideal para pessoas que prezam pela qualidade estética e funcionalidade dos ambientes que habitam diariamente.

A formação na área está atrelada a uma interface entre diversos campos de estudo, contando tanto com o desenvolvimento de habilidades artísticas quanto com a aquisição de conhecimentos das ciências sociais e exatas.

Escolher um curso de graduação é uma tarefa importante e que deve ser planejada com cuidado, para que a decisão final proporcione ao estudante muita satisfação ao longo de sua formação na universidade.

Pensando nisso, preparamos este post para que você descubra se a graduação em Arquitetura e Urbanismo é o curso ideal para você. Confira!

Arquitetura e Urbanismo é o curso ideal para quem?

Todo curso de graduação possui um perfil de estudante que é mais propenso a não apenas se sair bem ao longo da formação, mas também a se interessar mais pelos estudos e atividades desenvolvidos na área.

Em contrapartida, toda pessoa possui um curso ideal que atende de forma mais completa aos seus interesses e objetivos profissionais, levando em conta também seus traços de personalidade e habilidades mais desenvolvidas.

Por isso, é fundamental saber quais são as características mais aproveitadas pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo e analisar se você é uma das pessoas para quem essa formação é ideal.

Para quem procura expor sua criatividade

Um arquiteto possui diversas responsabilidades e entre elas está a elaboração de projetos para a construção de edifícios e demais ambientes, como parques e áreas urbanas.

Trata-se, portanto, de uma atuação que concilia os conhecimentos técnicos necessários para desenvolver um projeto consistente e funcional com a criatividade necessária para que os locais projetados sejam explorados da melhor forma possível.

Para isso, é preciso analisar as condições de cada espaço e soltar a criatividade na hora de aproveitar o potencial oferecido por ele, garantindo que a construção atenda aos padrões estéticos e funcionais esperados pelo cliente.

Nesse sentido, o período de graduação é também um momento para testar essas habilidades e desenvolver a capacidade criativa, através da prática e de inspiração por projetos de arquitetos renomados.

Além disso, conhecer mais a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área também ajuda a despertar essa capacidade e colocá-la em teste, fazendo das aulas práticas um bom momento para aplicar esses conhecimentos e realizar suas primeiras tentativas.

Por outro lado, se você já possui habilidades artísticas e está acostumado a expor sua criatividade, esse é um ponto que não irá representar uma dificuldade ao longo da graduação, o que é um indício de que Arquitetura e Urbanismo é o curso ideal para você.

Para quem busca independência no trabalho

Um fator de extrema importância ao escolher um curso de ensino superior são os objetivos profissionais que você tem em mente para o futuro.

Pensar nisso envolve não apenas elencar as atividades que gostaria de exercer no dia a dia do trabalho, mas também de que maneira isso pode ocorrer e sob quais condições é possível atuar na área escolhida.

O ramo de arquitetura e urbanismo é bastante promissor nesse sentido, uma vez que oferece possibilidades amplas para uma atuação mais independente e que não fique à mercê de estabelecimentos e instituições.

Assim, o profissional da área tem a liberdade de abrir seu próprio escritório e desenvolver suas atividades com foco nos projetos que mais lhe interessam, contando com mais autonomia na rotina de trabalho.

Além disso, trata-se de um ramo bastante promissor, segundo dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), que apontam um total de mais de 1,5 milhão de serviços prestados no ano de 2020, com um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

Por isso, Arquitetura e Urbanismo pode ser o curso ideal para quem procura mais independência no trabalho, além de sucesso profissional no ramo escolhido.

Para quem adora áreas dinâmicas

Essa área é conhecida por mobilizar conhecimentos de diversos campos de estudo, o que faz com que cada componente do currículo do curso tenha uma aplicação prática em conjunto com os demais.

Exemplo disso são as diferentes áreas de atuação pelas quais o profissional pode optar.

Alguns podem preferir trabalhar com a elaboração de projetos de casas e edifícios, atuando na construção de lares e ambientes com fins domiciliares, participando ativamente da vida de muitas pessoas.

Outros profissionais podem ter preocupações que se voltam mais para o aspecto coletivo e a vida em sociedade, trabalhando com a arquitetura social e projetos atrelados à melhoria da mobilidade urbana e do dia a dia da população.

Assim, o que muitos não sabem é que um bom arquiteto também precisa de uma formação que seja capaz de desenvolver sua consciência coletiva, pensando nas necessidades da população que habita determinado ambiente urbano.

Ao mesmo tempo, habilidades artísticas são necessárias para que seja possível construir projetos que apresentem qualidade estética e sejam condizentes com sua finalidade e espaço de construção.

E, principalmente, para quem gosta de números

Além dos demais conhecimentos e habilidades necessários para atuar de maneira eficaz na área, as ciências exatas também são parte fundamental da formação de um bom arquiteto.

Por isso, Arquitetura e Urbanismo pode ser o curso ideal para quem gosta de números e tem familiaridade com operações matemáticas, elemento fundamental para a elaboração de projetos que sejam funcionais.

Assim, desde a graduação o estudante terá que lidar com conhecimentos que dependem da manipulação de números e do raciocínio lógico, como no caso de conteúdos de matemática e física, que serão muito bem aproveitados no dia a dia da profissão.

Conheça o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra!

Após conferir alguns dos indícios de que Arquitetura e Urbanismo é o curso ideal para você, chegou a hora de tomar uma decisão e conhecer uma universidade que ofereça uma formação de qualidade, que atende aos seus interesses e necessidades.

Por isso, você precisa conhecer o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Oferecemos essa formação nas modalidades presencial e EAD, para que você opte por aquela que é mais adequada para o seu dia a dia.

A formação da Ulbra tem como objetivo capacitar o futuro profissional arquiteto e urbanista a pensar e desenhar edifícios, a cidade e a paisagem, visando a melhoria da qualidade de vida em sociedade, a partir da elaboração de espaços funcionais, agradáveis e com qualidade estética.

Para isso, utilizamos laboratórios virtuais ou físicos nos quais o estudante adquire experiência com técnicas de maquetaria, ateliês, materiais, expressão e instalações.

Para conferir mais informações a respeito de processos seletivos e descontos nas mensalidades, visite nossa página.

Publicado em 2 de agosto de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin