Como se tornar um arquiteto famoso: 10 dicas valiosas!
Tornar-se um arquiteto famoso é um desejo natural dos profissionais dessa área, que buscam reconhecimento no ramo pelo trabalho que […]
A Arquitetura Social é uma das atuações de Arquitetos e Urbanistas que gera muita atenção de alunos e profissionais. Você também pretende apostar nesta área?
Qualidade de vida e mudanças na sociedade. Da mesma forma, grandes soluções e outros bons cenários fazem parte da Arquitetura Social.
No entanto, como está o mercado de trabalho? O que é, e quais os objetivos da Arquitetura e Urbanismo no âmbito social? Neste post, você vai ficar sabendo detalhes e, de antemão, dicas para apostar nessa área.
Prédios e casas para a população de baixa renda, primordialmente, é o alvo da Arquitetura Social. Prevê políticas públicas das cidades, programas urbanos e habitação.
A meta, da mesma forma, é lançar projetos que visam inclusão, acesso e sustentabilidade. E, além disso, harmonia entre espaços e pessoas e projetar conexão entre vida humana e realidade.
A intenção é facilitar, por exemplo, o acesso à moradia de baixa renda. E, também, facilitar um conjunto de ações públicas ou privadas. As condições para pagar, ainda assim, são melhores para os imóveis de programas de habitação social.
O arquiteto, de forma geral, ainda é visto como um profissional de luxo. No entanto, a maioria não conhece as funções que envolvem a área no âmbito social.
É preciso, porém, mudar a visão do povo sobre a arquitetura e urbanismo. E, acima de tudo, aproximar as camadas sociais.
Quem optar em trabalhar com Arquitetura Social pode, entre outras possibilidades, atuar em:
Os futuros e atuais arquitetos e urbanistas que pretendem investir, antes de tudo, devem ficar atentos à Arquitetura Social. ,Há grande mercado de trabalho ainda a ser explorado no Brasil.
Conforme pesquisa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (CAU/BR), dos entrevistados, 54% já fizeram reformas ou construções. No entanto, destes, menos de 15% optaram por serviços de um arquiteto ou engenheiro na obra.
Os dados mostram, contudo, que apenas 7% das famílias já usaram serviços de um arquiteto e urbanista. Apesar disso, outros 70% dizem que querem contratar alguém da área.
O mercado existe e o potencial é grande, constata a pesquisa. Entre os 7% que já contrataram um arquiteto e urbanista, atualmente, estão pessoas das classes A e B. As famílias das classes C, D e E são a maioria no Brasil. No entanto, ainda é apenas uma pequena fatia que contrata serviços.
O campo de trabalho da Arquitetura Social envolve os de menor renda que moram em casas populares.
Veja dez dicas para quem quer apostar em Arquitetura Social, conforme o CAU/BR:
3. Fazer promoção local
5. Melhorar condições de parcelas
6. Comprar nas fábricas
9. Buscar parcerias
10. Elaborar um plano de negócios
Os formados pela Ulbra são aptos, também, para projetos valorizando a estética, o conforto e a funcionalidade. Na prática, desde o início do curso, os alunos aprendem a criar os melhores espaços. Ou seja, nas cidades, nas casas, nos ambientes de lazer, trabalho ou mobilidade.
O aluno também poderá trabalhar em edificações, conjuntos e monumentos arquitetônicos, planejamento de bairros, ruas, avenidas e cidades. E, ainda, atuar como paisagista e na arquitetura de interiores.
A Ulbra, além disso, prepara o futuro arquiteto e urbanista para:
O aluno tem práticas de ateliê de projeto arquitetônico durante todo o curso, desde o primeiro semestre. As turmas são pequenas, o que torna mais fácil para orientação e atenção do docente.
O eixo de urbanismo tem, também, práticas reais na comunidade. A sustentabilidade está presente com construções, primordialmente, para o bem-estar do morador,. Mesmo assim, sempre com cuidado com o meio ambiente.
Entre os diferenciais do curso da Ulbra, estão:
Agora que você já conhece o mercado de trabalho e os objetivos da Arquitetura Social, entre no site da Ulbra e saiba mais sobre o curso nesta área.
Publicado em 27 de agosto de 2021, por Equipe UlbraTornar-se um arquiteto famoso é um desejo natural dos profissionais dessa área, que buscam reconhecimento no ramo pelo trabalho que […]
O arquiteto é um profissional preparado para resolver problemas complexos em diferentes escalas, da dimensão da cidade ao detalhe do […]
Os cursos de Arquitetura e Design de Interiores são diferenciados, pois possuem características e objetivos distintos. Tanto o arquiteto quanto […]
O ensino a distância já é realidade para a maior parte dos estudantes brasileiros, que prezam pela flexibilidade oferecida por […]
Arquitetura e Urbanismo pode ser o curso ideal para pessoas que prezam pela qualidade estética e funcionalidade dos ambientes que […]