Bacharelado, licenciatura e tecnólogo: qual a diferença?
Qual é o curso de nível superior que melhor se adapta ao propósito de seus objetivos? Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo? São oferecidos no Brasil, basicamente, esses três tipos de graduações. Todas conferem diplomas de nível superior e possibilitam, na sequência, fazer pós-graduação.
Depende, essencialmente, do tipo de profissão que pretende seguir. O que, geralmente, varia é o tempo de duração, conforme o seguinte:
- Bacharelado: entre quatro e seis anos
- Licenciatura: entre quatro e cinco anos (profissão de professor)
- Tecnólogo: entre dois e três anos
Neste post, serão abordadas as diferenças entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo para que escolha o melhor para o seu futuro. Confira!
O que é bacharelado?
Para o exercício de determinadas profissões, no entanto, é necessário o grau de bacharel. Forma profissionais generalistas. Torna apto a atuar em diversos ramos de uma mesma área do conhecimento com um panorama amplo e disciplinas teóricas e práticas.
É possível se especializar com a experiência no mercado de trabalho e também por meio de pós-graduações. Alguns concursos públicos de nível superior, obrigatoriamente, exigem o diploma de bacharel.
O bacharel estuda a área escolhida conferindo conhecimento sobre diversos assuntos. É fundamental para exercer determinadas profissões, tais como:
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciência da Computação
- Ciências Biológicas
- Ciências Contábeis
- Direito
- Educação Física
- Enfermagem
- Engenharias
- Estética
- Farmácia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Jornalismo
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Odontologia
- Psicologia
- Química Industrial
- Serviço Social
- Teologia
E o diploma de tecnólogo?
Válido em todo o território nacional, o diploma de tecnólogo comprova a formação de nível superior que é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O tecnólogo se forma apto para atuar em uma área específica e já pode ingressar em pós-graduações. Entre os vários cursos oferecidos, o interessado pode escolher:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Estética e Cosmética
- Logística
- Processos Gerenciais
- Sistemas para Internet
E, entre outros, os cursos de Gestão:
- Financeira
- Produção Industrial
- Pública
- Recursos Humanos
- Segurança Privada
- Tecnologia da Informação
Para quem já sabe a área em que pretende atuar profissionalmente, o curso de tecnólogo é o mais indicado. O currículo está direcionado às exigências do mercado.
O tecnólogo atende demandas de setores e departamentos bem determinadas. O curso é direcionado também para quem tem pouco tempo, deseja obter uma formação e já trabalha na área.
Para o que prepara a licenciatura?
É o curso ideal para quem quer seguir carreira como professor. Os profissionais formados são aptos a ministrarem aulas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.
Os cursos de licenciatura têm duração semelhante aos de bacharelados. A diferença curricular é a presença de disciplinas de cunho pedagógico. Bacharéis não podem ministrar aulas na educação básica.
Licenciatura é uma modalidade de ensino superior para quem pretende lecionar tanto na rede pública de ensino quanto na rede privada. Então, se você quer ser professor, escolha um curso de licenciatura na área do conhecimento que mais lhe interessa.
São os cursos superiores de graduação, contudo, que habilitam professores para diversas áreas, entre as quais estão:
- Ciências Biológicas
- Educação Física
- Física
- Geografia
- História
- Letras Português
- Letras Inglês
- Matemática
- Pedagogia*
- Química.
*A prioridade da Pedagogia é a formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, mas possibilita atuação na gestão educacional. Também torna apto o profissional para o trabalho educativo em instituições não escolares, como por exemplo, empresas, hospitais, ONGs, etc.
Agora você já sabe a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Aproveite e conheça os cursos oferecidos no site da Ulbra.
https://www.ulbra.br/vestibular
Publicado em 25 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra