• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como escolher a melhor faculdade de Direito?

Julho 24, 2020

Como escolher a melhor faculdade de Direito? - Blog da Ulbra
4:25

A faculdade de Direito é uma das mais antigas no mundo e continua sendo uma das opções mais buscadas pelos estudantes na hora de escolher um curso superior. 

A grande procura pelo curso se dá porque ele oferece um amplo mercado de trabalho possibilitando que o profissional atue em diversas áreas como:

  • causas cíveis 
  • penais
  • empresariais 
  • tributárias
  • trabalhistas 
  • direito digital, entre outras

O bacharel em Direito ainda pode prestar concurso público para juiz, promotor, defensor público, delegado de polícia, assessor jurídico e auditor.

Os altos salários também são motivos que levam as pessoas a investirem nesse curso, além da satisfação em conhecer as leis e fazê-las cumprir, sempre buscando reivindicar e defender os direitos das pessoas. 

No entanto, o sucesso do profissional começa na escolha da instituição de estudo para a sua graduação.

Continue lendo nosso post e confira algumas dicas para escolher a melhor faculdade de Direito para você estudar!

Como escolher uma faculdade de Direito?

De forma geral, a maioria dos estudantes da faculdade de Direito faz o curso com o objetivo de se tornarem advogados.

No término do curso, o estudante torna-se um bacharel em Direito e, para exercer a advocacia, precisa prestar exame na Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB.

Infelizmente, esse exame ainda tem alta taxa de reprovação e, segundo o órgão, boa parte ocorre em virtude da má qualidade do ensino por parte de muitas instituições.

É importante frisar que alguns formandos optam por concursos públicos, mas, da mesma forma, o estudante precisa ter conhecimentos específicos para realizá-los.

Por isso, o candidato precisa investigar sobre a instituição em que ele deseja estudar, caso contrário pode correr o risco de passar anos estudando e, no final do curso, não reunir conhecimentos necessários para o tão sonhado objetivo. 

Para escolher a melhor faculdade de Direito, é preciso:

Conhecer a grade curricular

A primeira preocupação deve ser com os conhecimentos que você terá no decorrer da graduação. 

Observe se a instituição de ensino respeita as normativas do Ministério da Educação que estabelece, por exemplo, que o curso deve ter no mínimo 3.700 horas e, desse total, 5% a 10% devem ser direcionados às atividades complementares. 

Outra dica importante é estar atento à matriz curricular do curso, que deve estar de acordo com o mercado de trabalho.

Opte pelos cursos que buscam formar um perfil inovador e empreendedor do profissional de Direito.

Observar o corpo docente

O candidato também pode avaliar a qualidade da faculdade de Direito a partir do seu corpo docente. 

Por isso, procure saber quem são os professores do curso, suas especializações, sua experiência pedagógica e até mesmo a vivência no ambiente jurídico. 

Escolher uma universidade de renome

É importante que o estudante procure saber sobre a reputação e a experiência da faculdade de Direito na região em que ela atua. 

Por isso, procure ouvir sobre a experiência de outros estudantes, a colocação deles no mercado de trabalho e saber sobre o compromisso, responsabilidade e credibilidade da instituição. 

Outros pontos importantes que devem ser avaliados incluem:

  • a didática
  • o tempo de atuação no mercado
  • o reconhecimento de curso
  • as notas do MEC
  • índice de aprovação no exame da OAB

Opte por uma Instituição que seja referência e tenha renome!

Conheça a Ulbra!

A Instituição vem se consolidando desde 1989 como uma das mais importantes redes de educação básica e de ensino superior do país, sendo reconhecida no Brasil e no mundo.

Desenvolve uma série de ações de extensão, pesquisa, ensino e inovação que impactam positivamente, gerando transformações tanto na formação de alunos e professores, quanto na vida das comunidades onde está inserida. 

Nosso compromisso é acompanhar a transformação e a necessidade da sociedade para oferecer a melhor graduação em Direito, levando um ensino responsável e de altíssimo nível aos nossos bacharéis. 

Nosso curso de Direito está entre os melhores, com alto índice de CPC, entre as instituições reconhecidas pelo MEC.

Agora que você já sabe como escolher a melhor faculdade de Direito, que tal acessar o site da Ulbra e conhecer nosso curso?

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!