• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

5 curiosidades sobre o Curso de Design de Interiores

Julho 26, 2022

5 curiosidades sobre o Curso de Design de Interiores - Blog da Ulbra
6:45

O Curso de Design de Interiores ainda deixa muitas dúvidas em relação aos assuntos estudados na área e as atividades exercidas por esse tipo de designer.

Trata-se de um ramo com grande potencial e que pode ser explorado de diversas maneiras pelo profissional graduado na área, com diferentes possibilidades de atuação e uma história que deixa o curso ainda mais interessante.

Por isso, conhecer algumas curiosidades sobre a área pode ser uma boa maneira de conhecer melhor esse campo de estudo e entender o que faz com que seja uma formação tão vantajosa.

Pensando nisso, selecionamos 5 curiosidades sobre o Curso de Design de Interiores para que você conheça essa área mais a fundo. Confira!

Curiosidades sobre o Curso de Design de Interiores

É natural que todo estudante tenha o desejo de encontrar o curso de graduação ideal e alcançar sucesso e satisfação profissionais.

Afinal, mais do que alcançar um bom cargo, é essencial que a formação escolhida seja de interesse do aluno e leve a um dia a dia satisfatório em sua carreira.

Assim, para ter certeza de que a graduação pela qual optou é uma boa opção em relação aos seus objetivos e interesses, é preciso conhecer diferentes aspectos da área e entender o que ela pode oferecer ao estudante.

No caso do Curso de Design de Interiores, há uma série de curiosidades que mostram o quanto a área pode ser interessante e as possibilidades que oferece aos que se dedicam ao estudo.

Veio ao Brasil pela família real

A profissão de designer de interiores pode ser recente, mas as atividades exercidas por esse profissional são bastante antigas e podem ser percebidas como algo recorrente ao longo da história.

Há alguns séculos existe a preocupação de aproveitar e explorar ao máximo o potencial de ambientes internos, trabalhando para que funcionem da melhor forma possível, oferecendo conforto às pessoas que frequentam esses locais.

Hoje em dia, é comum que as pessoas se preocupem com o aspecto visual do espaço em que vivem, para criar um ambiente agradável e aconchegante, mas essa nem sempre foi uma preocupação de todas as classes sociais.

Assim, a chegada do Design de Interiores no Brasil se deu com a vinda da família real portuguesa para o país, que trouxe consigo uma série de profissionais, como artistas e artesãos, para que pudessem reproduzir aqui os ambientes internos de seu país de origem.

Esses profissionais eram responsáveis por manter o mesmo padrão estético utilizado em Portugal, o que era também uma maneira de demonstrar o poder da família real e o controle do país sobre sua colônia.

Nesse sentido, é possível observar a importância da atuação de um profissional graduado no Curso de Design de Interiores e a relevância dessa área na vida de quem frequenta os espaços em que o designer atua.

O primeiro curso foi criado em 1959

Embora os princípios da área tenham chegado ao Brasil no século XIX, com a vinda da família real portuguesa, o primeiro Curso de Design de Interiores foi criado apenas no século seguinte, no ano de 1959.

Antes disso, as pessoas que procuravam estudos sobre a otimização de ambientes internos tinham que recorrer a formações em decoração ou arquitetura, que não reuniam propriamente os conceitos necessários para atuar como um bom designer.

O primeiro curso criado no Brasil foi ofertado pelo Instituto de Arte e Design (IAD) e, como consequência, logo em sequência surgiram novas ofertas de formação em todo o país.

Hoje em dia, trata-se de uma graduação bastante procurada e que pode ser encontrada facilmente na maior parte das instituições de ensino superior.

Tem um mercado em constante crescimento

Para quem se preocupa com a construção de uma carreira sólida e em encontrar boas oportunidades de trabalho, o Curso de Design de Interiores é uma ótima opção.

O mercado desenvolvido na área está em constante crescimento e oferece cada vez mais possibilidades ao profissional, uma vez que a atuação do designer se torna mais requisitada para melhorar ambientes internos de residências, comércios e instituições.

Nesse sentido, há diversas oportunidades para que o designer exerça suas atividades em espaços variados, desenvolvendo diferentes projetos.

Possui ótima remuneração

Toda carreira pode oferecer uma boa remuneração para o profissional que dá continuidade à sua formação e trabalha em busca de uma boa colocação em empresas e instituições.

No entanto, nem sempre a área escolhida provê bons salários para aqueles que entraram há pouco tempo no ramo, uma vez que a pouca experiência pode ser um fator negativo para alguns estabelecimentos.

Já no caso dos egressos do Curso de Design de Interiores, há muitas oportunidades de emprego para quem acabou de se formar e procura um cargo no qual possa desenvolver suas habilidades contando com uma boa remuneração como designer desde o início da carreira.

Possibilita desenvolver diferentes projetos

Além de oferecer boas oportunidades de trabalho para a construção de uma carreira sólida como designer, o Curso de Design de Interiores também abre portas para que o estudante explore diferentes atividades.

A elaboração de projetos pode se voltar para diferentes objetivos, desde a otimização de espaços internos até desenvolver móveis e itens decorativos.

Além disso, é possível se voltar mais para o aspecto estético desses ambientes ou então focar na funcionalidade dos espaços, pensando, por exemplo, em questões de acessibilidade.

Dessa maneira, o período de graduação é o momento para que o aluno entre em contato com diferentes práticas e conheça as diferentes atividades que pode exercer após sua formação.

Onde cursar?

Além de escolher o curso de graduação ideal, também é essencial encontrar uma instituição de ensino que ofereça a infraestrutura necessária para realizar sua formação com o máximo de qualidade.

Na Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil, você pode fazer o Curso de Design de Interiores nas modalidades presencial, híbrida ou EAD, optando por aquela que melhor atende às suas necessidades.

A instituição conta com um corpo docente qualificado e preparado para formar ótimos profissionais, além de possuir laboratórios físicos e virtuais para que os estudantes desenvolvam na prática os conhecimentos adquiridos no curso.

Quer saber mais sobre os cursos oferecidos pela Ulbra? Visite nossa página e confira informações a respeito dos processos seletivos e matrículas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!