• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Cursos digitais: como funcionam?

Março 25, 2022

Cursos digitais: como funcionam? - Blog da Ulbra
7:02

O ambiente virtual cresce mais a cada dia, possibilitando que tarefas sejam realizadas de forma rápida e prática. Nesse cenário, destacam-se os cursos digitais, também conhecidos por cursos a distância ou EaD, como chamamos aqui na Ulbra.

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2020, o Brasil já conta com 152 milhões de internautas, o que corresponde a 81% da população.

Apesar da informação de uso da internet parecer óbvia, ela teve um crescimento enorme por conta da pandemia e se fez ainda mais presente na vida das pessoas, inclusive no setor educacional.

Para se preparar para essa realidade, preparamos um post com tudo que você precisa saber sobre como funcionam os cursos digitais. Confira!

O que são cursos digitais?

Para começar, é fundamental compreender o que são os cursos digitais e o que caracteriza essa opção.

Embora tenha se popularizado desde o início da pandemia, por conta da necessidade de distanciamento social, o ensino a distância é uma prática antiga.

A modalidade é aplicada desde 1996, ano em que foi criada a Lei nº 9.394, visando regularizar esse tipo de possibilidade em todos os níveis de escolarização.

Desde então, ocorreram diversos avanços tecnológicos, com aparelhos cada vez mais eficientes e conexões cada vez mais rápidas.

Foram essas contribuições da ciência que impactaram o setor educacional e permitiram o aprimoramento da metodologia de cursos digitais.

Dessa maneira, tornou-se possível realizar os mais diversos estudos no ambiente virtual.

Como eles funcionam?

Os cursos digitais podem incluir os níveis de graduação, pós-graduação e também técnico.

Seja qual for o nível de escolarização, a dinâmica em que são aplicados é bastante uniforme e assemelha-se em muitos aspectos aos tradicionais.

Aulas

Quem ainda não teve contato com o ensino no ambiente virtual pode assumir que o estudo é feito de forma totalmente autônoma, mas não é bem esse o caso.

Há momentos em que o estudante deve conduzir o próprio estudo, mas sempre recebendo a orientação prévia de professores e tutores.

Além disso, os cursos digitais também contam com aulas, como qualquer outro.

Elas podem ser realizadas de diversas formas, como em vídeos disponibilizados para a turma, que podem ser acessados a qualquer momento ao longo do semestre.

Podem ocorrer encontros virtuais programados pelo professor, reunindo toda a turma para um momento de exposição e interação sobre o conteúdo.

Além disso, é possível manter essa comunicação de forma muito eficaz através de plataformas utilizadas ao longo do curso, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

Acesso aos professores

Uma das preocupações de estudantes que não conhecem o ensino a distância é o acesso aos professores para esclarecer dúvidas.

No entanto, vivemos na era da comunicação, com meios cada vez mais rápidos e eficazes de entrar em contato com quem precisamos.

Em ambientes virtuais destinados à aprendizagem, não é muito diferente.

Através das plataformas de ensino é perfeitamente possível encontrar o meio de contato disponibilizado pelos professores e procurá-los sempre que for necessário.

Além disso, outra possibilidade é entrar em contato com os colegas para realizar uma troca de ideias sobre os estudos.

Assim, não é preciso se preocupar em ter que passar pelo curso de forma solitária.

Avaliações

Como em qualquer curso, as avaliações nessa modalidade podem ser realizadas por provas ou trabalhos, tanto no formato online quanto presencialmente.

É comum haver trabalhos, nota de participação no fórum e outros métodos de avaliação que dependem unicamente do acompanhamento das aulas e da realização das atividades requisitadas pelo professor, que são entregues por meio do ambiente virtual.

Já em relação às provas, aqui na Ulbra elas são feitas presencialmente no polo escolhido durante a matrícula.

Assim como nos cursos presenciais, há uma data e um horário para a aplicação.

Todas as notas são colocadas no sistema para que o aluno possa acompanhar o seu desempenho durante o semestre.

Faltas

Apesar de trazer muitas facilidades, os cursos digitais não deixam de ser criteriosos.

Para garantir a formação de profissionais bem capacitados, deve haver uma certa rigidez nos critérios para a aprovação do estudante.

Por isso, mesmo nessa modalidade é preciso apresentar uma frequência mínima para ser aprovado nas matérias.

Embora o estudante determine seu próprio ritmo e rotina de estudos, é possível verificar os acessos realizados à plataforma de ensino.

Assim, o sistema, através do qual o curso é realizado, guarda as informações de acesso a cada atividade e videoaula disponibilizada.

Nesse quesito, esse tipo é igual aos tradicionais: conseguir o diploma exige esforço e estudo.

Bolsas

O custo de um curso realizado a distância já tende a ser menor que o dos presenciais, sendo essa mais uma vantagem dessa modalidade de ensino.

Para garantir que ele caiba no seu bolso, também é possível conseguir bolsas de estudo, que reduzem ainda mais o valor da mensalidade.

As opções de bolsas disponibilizadas pela instituição costumam ser encontradas facilmente em suas páginas na internet.

Esse é um dos motivos pelos quais o ensino a distância é visto como uma maneira mais acessível de ter acesso ao nível superior.

Como deve ser o perfil do aluno de cursos digitais?

Após entender um pouco mais sobre como funcionam os cursos no ambiente virtual, é possível tirar algumas conclusões sobre como deve ser o perfil do aluno nessa modalidade.

Há alguns fatores que favorecem a procura pelo ensino à distância.

Estudantes que trabalham, por exemplo, costumam ter dificuldade em manter uma rotina de estudos com horários fixos e locomoção diária até o ambiente da faculdade.

Dessa forma, os cursos online se tornam uma ótima opção, oferecendo mais flexibilidade e praticidade na realização das atividades de estudo.

Por outro lado, a dinâmica digital também requer que o estudante apresente algumas características para se sair bem.

Entre elas, está a necessidade de autodisciplina e organização, para evitar que a flexibilização da rotina de estudos torne-se um ponto prejudicial.

Esses elementos são fundamentais para ocorrer uma adaptação tranquila ao ensino a distância e a própria modalidade ajuda a desenvolvê-las.

Assim, além de todas as facilidades oferecidas pela educação online, o estudante também consegue trabalhar suas habilidades organizativas e criar mais autonomia.

Ficou interessado pela ideia de cursar a modalidade EaD? Conheça a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Visite nosso site e veja nossas opções de cursos à distância em diversos polos, além de vários descontos disponíveis para você.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!