Curso de História: saiba tudo sobre o curso, carreira e mercado
O Curso de História é a formação ideal para entender melhor o mundo em que vivemos, além de oferecer mais possibilidades de atuação do que se costuma pensar.
Afinal, a sociedade que conhecemos hoje é fruto de muitas mudanças e o trabalho de um historiador é conhecer os processos pelos quais passamos para chegar até aqui, seja para repassar esse conhecimento a estudantes ou para exercer diferentes funções no meio empresarial.
Com uma matriz curricular que desperta o interesse de muitos vestibulandos, essa é uma graduação capaz de dar início a uma carreira de muito sucesso.
Para saber mais sobre o Curso de História, a quem ele é indicado e quais suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, continue a leitura!
Como funciona a graduação em História?
O Curso de História é oferecido na Ulbra como licenciatura.
Além de estar apto para atuar nesses cargos em locais de acervo e memória, e instituições, o egresso também pode trabalhar como professor na educação básica, seja nos Anos Finais ou no Ensino Médio.
Assim, a graduação em História trata de assuntos mais gerais que são próprios da área, elencados com o objetivo de que o estudante entre em contato com os principais eventos que trouxeram a humanidade até os dias atuais.
Isso envolve tanto disciplinas que tratam da história geral quanto aquelas que abordam, especificamente, a do Brasil, o que é tema de interesse de muitos estudantes que procuram o curso, com o objetivo de conhecerem melhor o local e a sociedade em que vivem.
A diferença é que, ao optar pelo Curso de História na modalidade de licenciatura, o estudante também passará por disciplinas voltadas para o campo da educação e para as práticas pedagógicas, que ajudarão a prepará-lo para se tornar um professor.
Qual o perfil do estudante de História?
Como no caso de qualquer outro estudante, quem entra no Curso de História precisa estar disposto a se dedicar à sua formação, ler bastante e montar um bom cronograma de estudos.
Uma das características mais comuns entre os alunos desse curso, que também ajuda a manter os estudos em dia, é a curiosidade.
Geralmente, quem procura uma graduação em história possui um grande interesse pelo mundo em que vivemos, pela forma como a sociedade funciona e, principalmente, pelos processos que fizeram parte da trajetória da humanidade.
Por isso, ter um perfil investigativo, questionador e curioso é sempre algo que contribui para que o aluno escolha o Curso de História, já que essas características combinam muito bem com os conteúdos estudados ao longo da formação.
Além disso, gostar de ler é um bônus que pode ajudar a deixar o percurso na graduação mais tranquilo, embora esse seja um hábito que sempre pode ser desenvolvido, a qualquer momento da vida.
O EAD, modalidade oferecida pela Ulbra, oferece flexibilidade de horários e autonomia para os alunos matriculados, sendo uma ótima opção para quem valoriza essas características.
Possibilidades de atuação para os graduados nessa área
Quando falamos no Curso de História, é natural que as pessoas se perguntem onde os profissionais habilitados podem atuar.
Assim como é importante conhecer os principais traços do perfil de estudantes desse curso, para saber se ele é uma boa opção para você, também é preciso entender melhor as áreas de atuação do profissional graduado nesse ramo, para começar a pensar sobre carreiras que podem ser construídas a partir dele.
Confira algumas possibilidades de área de atuação para quem é formado em História:
Docência
A docência continua sendo um dos principais caminhos para quem decidiu cursar História, já que a licenciatura é um interesse de vários estudantes, que desejam se tornar professores de sucesso no futuro.
Vale lembrar que, com essa habilitação, o profissional pode lecionar em instituições públicas e privadas, sejam nos Anos Finais ou Médio, tendo em vista que a disciplina de História está presente em ambos os ciclos.
De tempos em tempos, é possível participar de concursos públicos e conseguir excelentes vagas em boas instituições de ensino.
Turismo
Muitas pessoas gostam de viajar, conhecer novos lugares e fazer uma imersão na cultura e na história do seu destino, mas, muitas vezes, não nos damos conta da importância dos profissionais que tornam isso possível.
Nas empresas de turismo, tem se tornado bastante comum a contratação de pessoas graduadas em História, que possam atuar na elaboração de roteiros de viagem para os turistas, apontando alguns dos principais pontos históricos do local, bem como as informações que os tornam relevantes para a região.
Pesquisa
Investigar documentos antigos, produzir novas teorias e desenvolver diferentes estudos na área estão entre as possibilidades dos graduados em História que decidem seguir na área da pesquisa, construindo uma carreira acadêmica no ensino superior.
Para isso, o primeiro passo é procurar uma pós-graduação e começar esse percurso por meio de um mestrado na área.
Historiografia empresarial
O meio empresarial também já tem reconhecido a importância do historiador, promovendo oportunidades de contratação para profissionais que realizem um resgate histórico da trajetória da empresa ou até mesmo do segmento em que o empreendimento atua.
Supervisão de acervo e proteção de patrimônios
Nos museus, centros de pesquisa e outras instituições públicas, o historiador também é um dos profissionais aptos para realizar a supervisão de acervo e patrimônio.
Nesses locais, estão reunidos documentos e artefatos de grande importância para a humanidade, já que são um registro dos processos que nos trouxeram até aqui, enquanto sociedade.
Proteger esses acervos é uma tarefa de grande responsabilidade, que deve ser executada por profissionais que reconheçam seu valor e importância, como é o caso dos egressos do Curso de História.
Mercado de trabalho e perspectiva salarial
Como você pôde perceber, o mercado de trabalho está cheio de oportunidades para os profissionais graduados nessa área, sendo possível encontrar vagas de emprego em áreas de atuação bem diversas.
Em relação à perspectiva salarial, é importante lembrar que cada uma dessas funções apresentará variações. Além disso, elementos como o tempo de carreira, a presença de outras formações no currículo e a carga horária do profissional também interferem na sua remuneração.
Ainda assim, para estabelecer uma média, alguns dados apontam que a faixa salarial de um historiador fica entre R$ 3.000,00 e R$ 9.000,00, podendo variar de acordo com os fatores mencionados anteriormente.
Tem interesse nessa área? Para uma formação completa, que prepare você para qualquer uma das áreas de atuação desse ramo, conheça o Curso de História da Ulbra e faça a sua matrícula!
Publicado em 23 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra