Curso técnico: saiba mais sobre essa modalidade
Fazer um curso técnico é uma excelente forma de alcançar rapidamente uma boa oportunidade profissional e construir uma carreira de sucesso.
Um artigo publicado pela Exame apresentou alguns dados curiosos a respeito desse assunto, quando mostra que na Alemanha, entre 40% e 50% dos jovens escolhem essa opção de estudo para a busca de boas oportunidades de emprego.
No Brasil, apenas 8% dos estudantes escolhem esse caminho.
O motivo está relacionado a um preconceito descabido, quando muitos pensam que apenas a formação universitária é valorizada pelas empresas.
Esse pensamento não corresponde com a realidade, pois cada vez mais os empreendimentos de todos os segmentos necessitam de mão de obra qualificada, um sério problema que nosso país enfrenta.
Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup, mostrou que 3 em cada 4 empresas têm problemas para encontrar talentos.
O índice da falta de mão de obra qualificada em 2022 no Brasil atingiu o índice de 81%, enquanto que a média mundial é de 75%.
O ensino técnico profissionalizante pode e irá certamente preencher essa lacuna, possibilitando que alunos se capacitem nas mais diversas áreas e venham a atender a demanda oferecida pelo mercado de trabalho, além de ser um caminho seguro na construção de uma carreira de sucesso.
Neste post, apresentaremos o curso técnico, as vantagens em optar por um deles e quais são as melhores opções do mercado. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
O que é um curso técnico?
O curso técnico é visto como um intermediário entre o ensino médio e superior.
Muitos deles são integrados ao ensino médio, enquanto que outros complementam essa formação, voltando suas atenções e currículo na formação profissional do aluno.
É importante destacar que esse curso não possibilita ao aluno a graduação, o que significa que para se obter um diploma de nível superior será necessária a realização posterior de uma faculdade.
No entanto, é uma das melhores alternativas para quem busca conquistar o seu espaço no mercado de trabalho.
O que a legislação diz sobre curso técnico?
A Lei nº 9.394/1996 possui na Seção IV-A, entre os artigos 36-A e 36-D, detalhes sobre a educação profissional técnica de nível médio.
De acordo com essa legislação, esse tipo de educação deverá observar:
- I – os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação,
- II – as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino,
- III – as exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.
Também fica estabelecido que os diplomas de curso técnico, quando registrados, terão validade em todo o Brasil e servem como habilitação para o prosseguimento dos estudos na educação superior.
O mercado de trabalho para técnico
Como vimos, optar por um curso técnico é uma forma inteligente de acelerar o processo de capacitação e aquisição de conhecimentos que possibilitam de forma urgente a transformação de uma pessoa leiga em um profissional qualificado.
Diferente da faculdade, onde em muitos casos a capacitação e o aprofundamento dos estudos podem levar 2, 4 ou 5 anos, esse modelo de estudo diminui a sua formação para 2 semestres.
Diante dos índices apresentados anteriormente com relação à escassez de mão de obra qualificada no Brasil, não é difícil compreender que um aluno de curso técnico rapidamente consegue estar empregado e, mais do que isso, pode inclusive escolher a oportunidade que melhor se encaixe aos seus propósitos.
Quais são os principais cursos técnicos EAD de nível médio ofertados pela Ulbra enquanto universidade?
É importante que se saiba que a Rede Ulbra de Educação oferece dois tipos de cursos técnicos. O primeiro deles é desenvolvido nas escolas que fazem parte do complexo educacional do grupo.
Já a segunda opção diz respeito àqueles que são realizados através do ensino a distância (EAD), oferecido pela própria Universidade Luterana do Brasil.
É importante destacar que em alguns casos os nomes de alguns cursos são idênticos, no entanto, os conteúdos e a metodologia adotada são diferentes.
No Brasil, o curso técnico de nível médio ofertado por instituições de ensino superior é uma alternativa mais recente, no entanto, no caso da Ulbra, a experiência e a expertise colaboram para que excelentes resultados sejam conquistados.
Na Universidade Luterana do Brasil, as seguintes oportunidades de aprendizado são ofertadas aqueles que desejam encurtar caminhos e rapidamente estarem oferecendo seus serviços às empresas que buscam por mão de obra qualificada:
Administração
O curso Técnico em Administração possui a duração de 2 semestres e possibilita que o formando venha a exercer atividades nas seguintes áreas:
- fiscal,
- financeira,
- contábil.
Sua formação permite que venha a trabalhar como gestor, supervisionando diversas funções e áreas de uma empresa.
Além disso, estará apto a lidar com a gestão de pessoas e coordenar equipes envolvidas em processos produtivos e desenvolvimento de serviços.
Podem matricular-se nesse curso EAD estudantes que concluíram ou estejam fazendo o estudo de nível médio e que tenham a idade mínima de 16 anos.
Logística
Para se tornar um gestor de processos na área Logística, uma ótima ideia é fazer um curso técnico que capacita o estudante a atuar nessa área em empresas dos mais variados segmentos.
Esse profissional estará apto a difundir modelos, ferramentas e conceitos de logística, otimizando o desempenho dos empreendimentos.
Atender as demandas internas e externas e observar processos, fluxos de materiais e informações farão parte da sua capacitação.
O curso em formato de EAD é realizado em 2 semestres e é voltado para estudantes que concluíram ou estejam fazendo o estudo médio e tenham no mínimo 16 anos.
Recursos Humanos
Outro curso que possui a duração de 2 semestres é o de Recursos Humanos.
Também na modalidade a distância, o seu conteúdo permitirá ao aluno desenvolver atividades profissionais voltadas ao planejamento de ações de treinamento e de desenvolvimento pessoal.
O formando estará pronto para atuar no mercado de trabalho, oferecendo serviços de:
- comunicação,
- liderança,
- motivação,
- formação de equipes,
- acompanhamento de pessoas.
Tal qual ocorre nos outros dois cursos já apresentados, os critérios para admissão dos candidatos são os mesmos.
Serviços Jurídicos
Por fim, também realizado em apenas 2 semestres, temos o curso técnico de Serviços Jurídicos, voltado para quem possui mais de 16 anos e tenha concluído ou esteja fazendo o ensino médio.
Esse aluno se capacita a coordenar e executar as seguintes tarefas:
- arquivamento de processos e documentos técnicos,
- atendimento ao público,
- analisar e interpretar leis e determinações judiciais de processos.
O grande objetivo desse profissional é o de conciliar demandas dos cidadãos, sociedade, mercado de trabalho e das diversas instituições.
Agora que você já sabe quais são as vantagens e conhece quatro ótimas opções para rapidamente estar capacitado para o mercado de trabalho, acesse nosso site e confira detalhes a respeito da nossa estrutura!
Publicado em 23 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra