• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Cursos para quem gosta de matemática

Julho 5, 2022

Cursos para quem gosta de matemática - Blog da Ulbra
7:02

Quem gosta de matemática tem várias opções de curso para seguir no ensino superior e continuar em contato com essa área, ampliando seus conhecimentos e também a familiaridade com esses estudos.

Enquanto para alguns o campo gera dificuldade e até certo temor, para outros os cálculos e os raciocínios lógicos são motivo de interesse e empolgação.

Felizmente, há muitos cursos e profissões em que esses elementos estão bastante presentes e que oferecem ótimas áreas de atuação no mercado de trabalho.

Para conhecer alguns dos cursos ideais para quem gosta de matemática, continue a leitura!

O que envolve usar matemática na profissão?

Quem gosta de matemática já deve ter percebido que ela está mais presente nas nossas vidas do que podemos pensar.

Atividades do dia a dia frequentemente envolvem lidar com finanças, medir espaços, fazer pequenos cálculos e ter que raciocinar de forma lógica.

Assim, a rotina de todas as pessoas encontra a matemática em um momento ou outro.

No âmbito profissional, isso pode ocorrer de muitas formas, havendo diversas carreiras em que esses elementos são fundamentais para elaborar projetos, controlar gastos, fazer projeções e pensar em aspectos logísticos.

Dessa maneira, mesmo quem não gosta de matemática se vê em situações nas quais tem que utilizá-la para exercer suas atividades.

Para aqueles que gostam da área, há alguns cursos que trabalham diretamente com esse campo de estudo e permitem um contato ainda maior com ele.

6 cursos para quem gosta de matemática

Embora existam diversos cursos em que a matemática se faz presente de uma ou outra forma, há aqueles em que ela recebe mais destaque.

Escolher o curso de graduação certo pode ser uma decisão difícil, já que há muitas opções e nem sempre é fácil analisar qual delas é a mais adequada para você.

Por isso, selecionar aqueles com os quais você já tem afinidade pode ser uma boa ideia para garantir que a escolha seja certeira.

Assim, quem gosta de matemática precisa conhecer alguns dos cursos em que ela é a protagonista.

Engenharia Mecânica

O Curso de Engenharia Mecânica é um clássico exemplo de formação para quem tem mais afinidade com as ciências exatas.

A área lida com o desenvolvimento de dispositivos e sistemas em diversos setores da indústria e da vida cotidiana.

O setor automobilístico, por exemplo, depende diretamente dos profissionais do ramo, tanto para projetar peças importantes no segmento quanto para estruturar processos produtivos.

Nesse cenário, os cálculos são parte fundamental do processo de elaboração desses projetos, garantindo que o resultado final funcione de maneira apropriada e atenda às funções desejadas.

Outras atividades incluem procedimentos de geração energética, criação de meios de transporte alternativos e de derivados petroquímicos, além de viabilidade técnico-econômica, vistorias e perícias.

Engenharia Mecânica Automotiva

Quem gosta de matemática e tem interesse no ramo automobilístico pode se dar muito bem no Curso de Engenharia Mecânica Automotiva.

Ainda atrelado ao desenvolvimento de sistemas e peças, a área de atuação do profissional da área é mais voltada ao setor automobilístico.

Aqui, o conhecimento matemático é necessário para garantir o bom funcionamento de dispositivos importantes para a segurança de seus futuros usuários.

Outra aplicação dos estudos desenvolvidos na área é a projeção dos meios de transporte, de modo que a matemática auxilia no desenvolvimento de projetos funcionais e eficientes.

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica é outro ramo bastante conhecido e procurado por quem gosta de matemática, tendo em vista que os cálculos e operações são essenciais para elaborar sistemas eficazes.

O profissional da área atua principalmente na elaboração de sistemas de energia elétrica, projetos eletroeletrônicos, digitais, de automação industrial, de comunicação e de controle.

Entre as diversas disciplinas que o estudante cursa ao longo da sua formação, muitas delas são próprias do campo da matemática, sendo necessárias para que futuramente o profissional esteja preparado para suas áreas de atuação.

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é fundamental para diversos setores, com profissionais que atuam não apenas em diferentes segmentos da indústria, mas exercem uma grande variedade de tarefas.

Elas envolvem o planejamento e a operação de processos industriais e empresariais, além do controle de custos, produtos, qualidade e recursos.

Nesse sentido, quem gosta de matemática pode encontrar aqui um bom campo para aplicar seus conhecimentos, como na avaliação dos processos do estabelecimento e projeções para o futuro.

Gestão Financeira

A graduação de Gestão Financeira também é uma opção para quem gosta de matemática, focando na captação e na administração dos recursos de empresas privadas ou públicas.

Esse curso tecnólogo prepare o profissional para:

  • elaborar projetos de viabilidade econômica,
  • interpretar indicadores e demonstrações financeiras,
  • criar o planejamento estratégico da empresa,
  • analisar o capital de giro,
  • fazer a gestão de riscos.

Vale ressaltar que de acordo com uma pesquisa do PageGroup, empresa de recrutamento, em 2021 houve um aumento de 50% na procura por especialistas de finanças, inclusive gerentes contábeis.

Ciências Contábeis

Mais distante das áreas de Engenharia e Tecnologia, as Ciências Contábeis consistem em outra ótima oportunidade para quem gosta de matemática.

O profissional com formação nesse ramo pode desenvolver uma série de atividades extremamente importantes para a atuação de todo estabelecimento.

Afinal, controlar as finanças de um empreendimento é uma tarefa de muita responsabilidade, que deve estar nas mãos de um profissional qualificado e que tenha familiaridade com os números.

Dessa forma, o curso oferece uma formação bastante abrangente, que pode levar o estudante a diversos contextos no mercado de trabalho.

Além disso, a proximidade com a lógica, um importante aspecto da matemática, também auxilia na formação de um profissional preparado para desenvolver planejamentos estratégicos na busca por soluções.

Gosta de matemática e está procurando o curso superior ideal para você? Então, chegou a hora de conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Além de todos os cursos mencionados, oferecemos formações em diversas áreas, para que você escolha aquela que achar mais interessante.

Contamos também com cursos nas modalidades presencial, híbrida e EAD, para que você opte pela alternativa que melhor atende às suas necessidades.

Para conferir mais informações a respeito de processos seletivos, descontos nas mensalidades e matrizes curriculares de cada curso, acesse nosso site.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!