Dicas para desenvolver a comunicação interpessoal
A boa comunicação interpessoal é um elemento determinante para o sucesso da gestão, integração da equipe e resultados da empresa.
Saber expressar-se e interpretar o outro é vital para viver e interagir em sociedade, praticamente desde o momento do nosso nascimento, e essa necessidade se intensifica especialmente quando entramos no mercado de trabalho.
Porém, a comunicação sempre foi e continua sendo um dos maiores desafios das lideranças, principalmente em épocas de home-office, trabalho híbrido e multicanais para conexão aliado ao excesso de informações que vivenciamos na Era Digital.
Segundo pesquisa realizada e divulgada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), para 70% das empresas o maior desafio está em engajar gestores como comunicadores.
A mesma pesquisa revela que os gestores consideram que a comunicação interna é fator decisivo para a orquestração de todas as operações do negócio.
Mas, afinal, como se tornar um melhor comunicador para melhorar suas relações corporativas, a sua gestão e motivar a sua equipe? Continue a leitura e confira algumas dicas.
O que é comunicação interpessoal?
Comunicação interpessoal é a habilidade da troca de informações entre duas ou mais pessoas e ela pode ocorrer de forma verbal ou não verbal, entre:
- membros de uma mesma equipe,
- profissionais de diferentes setores da empresa,
- líder x colaborador e vice-versa,
- fornecedores,
- clientes,
- público em geral.
Essa troca consiste em dois momentos distintos:
- saber transmitir a informação desejada e necessária corretamente,
- aprender a receber e interpretar a mensagem que o outro nos passa.
Precisamos nos atentar que a internet e a tecnologia também transformaram a forma de se comunicar.
Isso significa dizer que a comunicação interpessoal está muito além apenas da fala e da escrita tradicionalmente conhecidas.
Qual a importância de desenvolver esse tipo de comunicação?
De forma geral, aprender a desenvolver a comunicação interpessoal é um passo primordial para o sucesso da vida em família, social e profissional, afinal, estamos o tempo todo interagindo com outras pessoas.
Especialmente falando de ambiente de trabalho, são várias as situações comunicativas e elas podem ocorrer por meio de uma conversa olho no olho, ou envio e escuta de uma mensagem por aplicativo, ou transmissão e leitura de e-mail, SMS e outras formas instantâneas de transmitir mensagens.
Logo, desenvolver a comunicação interpessoal é fator primordial para o profissional:
- poder se expressar de forma eficiente e objetiva ao transmitir suas mensagens,
- aprender a interpretar o que as pessoas estão dizendo,
- evitar falhas e interpretações erradas no envio e no recebimento da mensagem.
Por isso, a comunicação clara e eficiente é chave para o sucesso do líder, da equipe e da empresa, porque ela é a ferramenta ideal para o diálogo, para os acertos e para a boa convivência.
Destacamos que segundo publicação no portal Infojobs, cerca de 93% dos gestores das organizações mundiais consideram que as soft skills são decisivas na hora da contratação de um candidato.
A comunicação é uma das competências mais valorizadas do mercado atualmente, afinal, só por meio dela é que o profissional consegue receber e dar feedbacks, delegar tarefas, orientar procedimentos e tomar decisões com maior segurança.
Características de uma pessoa com uma boa comunicação interpessoal
Desenvolver a comunicação interpessoal leva o profissional a aprender a utilizar os diferentes canais, devido a cada método utilizado para mensagens escritas ou faladas exigir uma linguagem adequada, da mesma forma que requer:
- escuta,
- leitura,
- interpretação,
- observação.
As pessoas que possuem uma boa e eficiente comunicação interpessoal, costumam apresentar como características comuns:
Escuta ativa
Uma das características do profissional que aprendeu a desenvolver a comunicação interpessoal é aplicar a escuta ativa.
A escuta ativa é uma das habilidades mais requisitadas, em especial nos cargos de lideranças e gestão.
Ela vai muito além de apenas ouvir com atenção, porque ela também exige o falar na hora certa. O ouvinte precisa demonstrar interesse pelo assunto, questionar quando houver necessidade e expor suas ideias, sempre buscando construir, sem julgamentos ou críticas.
Aqui também entra a atenção no tom de voz usado, nos gestos e trejeitos que podem indicar confiança ou insegurança do interlocutor.
Sensibilidade e empatia
Ser empático é uma das características de quem aplica a comunicação interpessoal.
Partindo do princípio que o conceito de empatia envolve “colocar-se no lugar do outro”, quando você faz isso fica mais fácil compreender o medo, conflito, satisfação, desejos e expectativas pela ótica da pessoa que está se comunicando com você ou com o grupo.
Essa sensibilidade elimina a crítica e o julgamento e torna a comunicação mais amigável.
Quando você aplica a empatia e a sensibilidade no que ouve, lê ou vê do outro fica mais fácil para entender e aceitar os limites de cada ser humano.
Por isso, ser empático é uma das habilidades indispensáveis na gestão de pessoas.
Como desenvolver a comunicação interpessoal?
Reforçamos que a boa e eficiente comunicação interpessoal é fator decisivo na contratação do candidato para as mais diversas vagas de emprego e para o seu sucesso profissional.
Afinal, seja pessoalmente ou por meios dos diferentes recursos, o colaborador precisa estar em constante situações comunicativas com clientes, parceiros, gerentes e membros da equipe.
Mas como ser um melhor comunicador? Nossas dicas são:
Interaja com outras pessoas
Sendo a comunicação interpessoal a habilidade da troca de informações entre duas ou mais pessoas, para desenvolvê-la você precisa estar aberto a aprender com os seus interlocutores.
Para isso, é necessário interagir com outras pessoas buscando sempre manter o foco na conversa, demonstrando interesse pelo que está sendo dito, participando, questionando e estimulando a apresentação de ideias e projetos dos membros da sua equipe.
Outra forma de desenvolver a sua comunicação interpessoal é promover eventos internos com os demais membros da equipe.
Reuniões e confraternizações são oportunidades de conectar as pessoas, possibilitando que elas também aprendam a ouvir, falar, interpretar, observar e expor desejos, ideias, projetos e dificuldades, levando a um fortalecimento da relação e melhora nos resultados.
Pratique a comunicação não violenta
Infelizmente, ainda existem casos de lideranças que se utilizam de palavras negativas ou agressivas, críticas e julgamentos para se reportarem aos membros da sua equipe e esse é um dos maiores motivos de turnover nas empresas.
A comunicação não violenta é transformadora e ela pode ser usada no ambiente pessoal, estudantil e laborativo.
Em especial no ambiente de trabalho, ela melhora as relações entre as pessoas e fortalece o relacionamento profissional.
Trata-se de uma metodologia desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, visando reformular a maneira como as pessoas se comunicam com as demais.
Em seu livro do mesmo nome, Marshall Rosenberg sugere algumas práticas para fortalecer a capacidade de manter a humanidade, os sentimentos e o não julgar, mesmo em condições adversas. Da mesma forma, enfatiza que na comunicação o ideal é pedir ao invés de dar ordens.
Identifique e observe a linguagem não verbal
Especialmente ao falar, seja pessoalmente, por telefone ou envio de mensagens, as palavras ditas certamente têm grande importância, mas a entonação da sua voz pode pesar muito mais.
Para desenvolver a comunicação interpessoal, considere e observe todo o conjunto. Em uma conversa presencial, por exemplo, o que você fala, o tom da sua voz e os seus gestos precisam estar em consonância.
Ninguém consegue pedir calma gritando, da mesma forma que você não irá transmitir segurança em uma reunião com a sua equipe se as mãos estiverem inquietas, os olhos tensos e o tom de voz inseguro, mesmo que as palavras sejam positivas.
Coloque velhos paradigmas em perspectiva
Uma forma de melhorar a comunicação interpessoal é deixar velhos paradigmas e estimular a transformação e a evolução de toda a equipe.
Adotar uma comunicação não violenta, usar diálogos francos sem o caráter julgador, não reproduzir preconceitos ou exclusões, ser empático e rever valores é traçar novos horizontes e oferecer oportunidades para que todos possam fazer parte de uma mudança transformadora no jeito de falar, escrever, interpretar, sentir o outro e, claro, no gerir.
Agora que você conferiu algumas dicas para desenvolver a comunicação interpessoal, que tal continuar no nosso blog e conhecer quais são as competências mais valorizadas no mercado de trabalho?
Publicado em 23 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra