• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Educação e empregabilidade: você sabe a relação entre eles?

Outubro 6, 2022

Educação e empregabilidade: você sabe a relação entre eles?
7:50

O alcance do sucesso na carreira ou a garantia de qualidade nos serviços prestados pelos profissionais estão diretamente ligados à educação e empregabilidade.

Por mais simples que sejam as atividades, a formação e o conhecimento são essenciais para garantir bons resultados nas tarefas.

Profissões mais complexas que exigem especificidades, aplicação de técnicas e metodologias não são possíveis de serem conquistadas sem uma boa preparação acadêmica, onde o uso de ferramentas e orientações de especialistas fazem toda a diferença para se obter sucesso.

As empresas, por sua vez, buscam colaboradores que investem em suas carreiras, ou seja, que busquem, através do conhecimento, o aprimoramento no desenvolvimento de seus trabalhos e tenham por objetivo crescer em suas profissões.

Um dos grandes problemas da mão de obra no Brasil, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), está na falta de trabalhadores qualificados

Conforme a pesquisa realizada por esse órgão, mesmo com 11,6 milhões de desempregados, 50% das indústrias dizem sofrer sérios problemas com essa situação.

Neste post, apresentaremos a relação existente entre educação e empregabilidade. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!

Qual a relação entre educação e empregabilidade?

Uma das realidades em todo o mundo é que bons empregos com salários atraentes envolvem conhecimento e capacidade do profissional em desenvolver suas tarefas com qualidade.

Para isso, a formação acadêmica é fundamental, daí então uma forte relação existente entre educação e empregabilidade.

É através de bons cursos, preferencialmente os de ensino superior, que estudantes transformam-se em profissionais, quando obtém conhecimento a respeito de:

  • tecnologias disponíveis,
  • métodos de trabalho,
  • gestão de áreas,
  • organização,
  • segurança,
  • criatividade e desenvolvimento.

O ensino de nível superior no Brasil oferece possibilidades de aprendizagens diferenciadas, divididas em três tipos de formação:

  • bacharelado,
  • licenciatura,
  • tecnólogo.

Independente da carreira que se deseja seguir, o fato de concluir uma faculdade faz toda a diferença para conseguir um emprego e progredir na profissão.

Além da faculdade, ainda há pós-graduações que qualificam ainda mais e têm grande impacto no salário. De acordo com a Catho Educação, os profissionais pós-graduados podem receber até 47,2% a mais do que os outros.

Ou seja, ter diploma universitário ou uma pós-graduação é importante para quem deseja se destacar, já que cada vez mais as empresas buscam por profissionais qualificados com conhecimentos técnicos e propostas inovadoras.

Dessa forma, ao investir na sua educação, você terá um diferencial para se inserir no mercado de trabalho.

Quais os desafios?

Dentre os desafios em obter uma formação superior, um deles diz respeito a trabalhar e estudar paralelamente.

Essa é a realidade de milhões de pessoas em todo o país, onde após uma jornada de trabalho de oito horas, muita gente vai para as salas de aulas e laboratórios obter conhecimento e conquistar uma formação superior.

Para facilitar os processos, os cursos híbridos fazem cada vez mais sucesso, possibilitando melhores condições para os estudos e facilitando a vida de quem quer se formar na universidade.

Todo esse esforço vale a pena, pois, apesar de noites mal dormidas e trabalhos acadêmicos desenvolvidos nas horas de folga, os resultados compensam.

O profissional passa a ser visto com outros olhos pelo mercado de trabalho. Afinal, possui conhecimento para exercer sua função, necessitando apenas de uma oportunidade para demonstrar as suas capacidades.

As empresas necessitam desses profissionais para oferecer qualidade e boas soluções para seus clientes, por isso buscam incansavelmente por talentos, especialmente aqueles que recebem formação de nível superior.

O desafio é grande para conciliar educação e empregabilidade, mas é perfeitamente possível de ser realizado e o retorno é compensador e garantido.

Como conciliar a educação e o trabalho?

A conciliação das atividades que envolvem educação e trabalho vem através da:

  • força de vontade,
  • disciplina, 
  • equilíbrio.

O primeiro passo está no desejo de se aprimorar em alguma área e buscar por uma oportunidade profissional que garanta o futuro e condições financeiras que possibilite uma vida confortável e o alcance de seus sonhos.

Para isso, a disciplina é que será a grande aliada para se atingir os objetivos, onde a dedicação e o esforço farão com que o acadêmico renuncie a algumas atividades em prol de sua formação. Contudo, de maneira equilibrada.

Desse modo, algumas ações são necessárias, tais como:

Organize-se

A organização do dia a dia e das atividades é fundamental para conciliar a educação e empregabilidade, possibilitando ainda que sobre um tempo para si mesmo.

O dia precisa ser planejado, onde horários atendam as obrigações e possibilitem que as demais tarefas sejam realizadas.

Acordar mais cedo pode ser uma ótima opção para se organizar, pois, além de fugir do trânsito pesado para chegar ao seu trabalho, por exemplo, você terá tempo para estudar e colocar em dia outras atividades.

Grandes executivos e empreendedores adotam esse costume em suas vidas e mesmo já tendo concluído sua formação acadêmica, o levantar cedo passa a fazer parte da rotina.

Muita gente acorda às 5 horas da manhã e consegue fazer com que o dia seja produtivo, não comprometendo as tarefas profissionais e conseguindo cumprir com suas obrigações acadêmicas.

Organize-se para dormir mais cedo, ou seja, chegando em casa faça o seu lanche e descanse, deixando a execução para a manhã seguinte. A produtividade é maior no período matutino do que no noturno.

Aprenda a lidar com o cansaço

Diante desse ritmo de atividades, o cansaço virá, quando você terá que priorizar as tarefas a serem realizadas. Desenvolva aquelas que são essenciais. 

Para isso, faça uma lista de todas as prioridades com os prazos de vencimento e organize um cronograma priorizando as mais urgentes.

Não esqueça que os finais de semana são ótimos momentos para relaxar, dormir e repor energias, portanto, não esqueça de incluir o item “descanso” no seu cronograma.

Para atingir seus objetivos, prepare-se para passar por um período intenso, sem esquecer que os compromissos profissionais e acadêmicos são prioritários.

O planejamento, a organização do tempo e das atividades possibilita a você uma vida mais tranquila, quando será possível cumprir todos os compromissos e conquistar o merecido espaço que esteja buscando.

A vida pessoal também é importante!

Além dos esforços direcionados à educação e empregabilidade, é importante que você não esqueça da sua vida pessoal.

Isso significa reservar algum tempo para:

  • família, 
  • amigos, 
  • diversão, 
  • lazer.

O equilíbrio é fundamental para a qualidade de vida, onde se precisa de um espaço para as atividades pessoais. Para isso, inclua na sua organização e planejamento os momentos de relaxamento, uma vez que apenas trabalhar e estudar o levarão ao estresse.

Como se observa, a relação entre a educação e empregabilidade é perfeitamente possível de ser trabalhada e mais do que isso, precisam estar aliadas às práticas da sua vida pessoal.

Agora que você já sabe mais a esse respeito e busca por oportunidades que possam ajudá-lo a alcançar um futuro de sucesso, acesse nosso site e faça sua matrícula em um dos cursos superiores da Ulbra. Estamos prontos para recebê-lo e ajudá-lo a conquistar o seu espaço!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!