Engenharia Civil: você conhece essa promissora área?
A área de Engenharia Civil está presente no nosso dia a dia de maneira muito visível, mas nem sempre nos […]
Você pretende cursar Engenharia Civil? Quer saber, antes de tudo, mais sobre esta área e como está o mercado de trabalho? Continue aqui e conheça as respostas.
O engenheiro civil é responsável, em primeiro lugar, por todos os processos de uma construção. Projeta, gerencia, executa e fiscaliza diversos tipos de obras, como casas, edifícios, viadutos, túneis e barragens.
É com esse tipo de trabalho que, desde já, você sonha?
No entanto, é preciso escolher um excelente curso. Além disso, precisa gostar de matemática e ciências. Ou seja, essas duas áreas são básicas nesta área.
Neste post, você vai ficar sabendo como está o mercado de trabalho para Engenharia Civil e, também, o que é preciso para um bom curso.
Engenheiros civis planejam, constroem e fazem a gestão de tudo o que sustenta a sociedade. Além disso, são muito lembrados para atuar em diversas áreas.
O curso de Engenharia Civil prepara o aluno para trabalhar no ramo da construção. Ou seja, após formado, planeja, projeta, gerencia, supervisiona e fiscaliza todas as etapas de uma obra.
É um dos cursos, de antemão, com mercado de trabalho sólido.
A Engenharia Civil, nesse sentido, é uma área com a essência para vários aspectos da melhoria urbana, vital para a riqueza do país.
Ou seja, o profissional da área precisa:
A equipe atua em várias frentes. Bem como, tem demanda mesmo quando há crise no setor.
O mercado de trabalho tem, além disso, condições de empregar com ótimas chances de progresso futuro.
O setor da construção civil é um pilar básico da economia do país. Hoje em dia também crescem ofertas de vagas para os formados.
O engenheiro é capaz, por exemplo, de perceber casos e gerar ambiente de trabalho em:
E, além disso, também nas áreas de:
Sempre em condições plenas e seguras. E, ainda, as principais áreas de atuação:
O curso de Engenharia Civil da Ulbra, antes de mais nada, está de acordo com as metas curriculares nacionais. E, também, oferece uma formação com sintonia com as demandas do mercado de trabalho.
Busca novas tecnologias globais e diversas para atuação. O curso tem modalidade presencial e a EAD (curso híbrido) será em breve.
A formação na Ulbra, primeiramente, tem como base a aprendizagem transformadora. É resultado de um trabalho com base no estímulo à ação dos alunos.
Os conteúdos são mediados pelas práticas dos docentes, constantemente, num processo que qualifica o futuro engenheiro.
Há união entre docentes e alunos, ao mesmo tempo, com a extensão e a pesquisa. Da mesma forma, com a inserção de novos saberes. O incentivo ao empreendedorismo contribui para atender ações locorregionais diante dos novos desafios globais.
Nesse cenário, o curso dá ao aluno uma formação para práticas com perfil:
O formado pela Ulbra enfrenta e soluciona problemas de forma analítica e sistêmica, ou seja, com formação teórico-prática. É orientado ao desenvolvimento sustentável e, além disso, às novas tecnologias,. Bem como, domínio das técnicas de gestão.
O aluno aprende soluções econômico-financeiras, atua na concepção e planejamento. E, também, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas.
O corpo docente do curso da Ulbra tem títulos em programas de pós-graduação Stricto Sensu.
Todos têm ampla, experiência na área de atuação. Assim como, são agentes executivos em ação pelo ambiente do curso, dos valores e ações na formação de um profissional da engenharia civil.
Ou seja, um grupo de docentes capaz de dar aos alunos novos saberes de modo a incitá-los a analisar teoria e prática.
Além disso, indica livros diversos, instiga pesquisa, fomenta o espírito crítico e a análise social do mundo do trabalho.
Agora que você já sabe que a Engenharia Civil tem amplo mercado de trabalho e pode lhe dar um futuro melhor, como resultado, entre no site da Ulbra e conheça mais sobre o curso.
Publicado em 3 de setembro de 2021, por Equipe Ulbra
A área de Engenharia Civil está presente no nosso dia a dia de maneira muito visível, mas nem sempre nos […]