Extensão na área de tecnologia: vale a pena fazer esse tipo de curso?
Geral

Extensão na área de tecnologia: vale a pena fazer esse tipo de curso?

Muita gente tem dúvidas com relação a fazer um curso de extensão na área de tecnologia ou uma pós-graduação.

Afinal de contas, qual é o melhor caminho a ser tomado?

Antes de conhecermos detalhes a esse respeito, é importante verificarmos que de acordo com a Constituição Federal Brasileira, todas as instituições de ensino superior devem operar tendo por base três princípios:

  • ensino,
  • pesquisa,
  • extensão.

O ensino é aquele apresentado nos cursos de graduação da faculdade, onde, a partir das experimentações laboratoriais, faz-se a pesquisa.

Por fim, a extensão é realizada através de cursos de curta duração, tendo conteúdos específicos sendo apresentados de forma objetiva, visando fortalecer os conhecimentos e aliar a teoria com a prática.

De acordo com a Resolução nº 7 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação.

O objetivo é promover a interação entre as instituições de ensino superior e outros setores da sociedade a partir de projetos pedagógicos que envolvem:

  • programas,
  • projetos que compõem a grade curricular dos cursos de graduação,
  • cursos e oficinas,
  • eventos,
  • prestação de serviços.

Neste post, apresentaremos detalhes da extensão na área de tecnologia e qual a sua importância na formação acadêmica de quem busca o aperfeiçoamento sobre determinado tema. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

O que é um curso de extensão na área de tecnologia?

Como vimos, as atividades de extensão devem fazer parte do currículo das faculdades, conforme instruções do Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a extensão na área de tecnologia é uma excelente opção para aqueles que se formaram ou estejam desenvolvendo o seu curso superior, e que buscam pela ampliação de seus conhecimentos.

Apesar da tecnologia envolver todos os setores das atividades humanas, ele é reconhecido comumente na área de educação, como aqueles voltados ao tratamento da informação.

Para se ter ideia da importância da área da tecnologia da informação na vida da sociedade, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 90% dos domicílios do Brasil já estavam conectados à internet no ano de 2021.

Isso significa que todas as áreas econômicas e praticamente toda a população brasileira faz uso de ferramentas e soluções de TI no dia a dia de suas atividades.

Quais as diferenças entre um curso de extensão e pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação são aqueles que exigem do participante o diploma superior em faculdade que possua o reconhecimento do MEC.

Portanto, sem o término da faculdade, não é possível fazer uma pós-graduação.

Já o curso de extensão possui carga horária inferior a 360 horas, objetivando ampliar o conhecimento do estudante, portanto, o interessado não precisa estar formado em um curso superior para realizá-lo.

Além da carga horária, onde na pós-graduação eles podem chegar a quatro anos ou mais, como no doutorado, esse curso dá direito a um diploma e título ao aluno, enquanto na extensão, aqui na Ulbra, obtém-se um certificado quando o curso possui mais de 40 horas ou um atestado quando menos.

Temáticas de estudo dos cursos de extensão na área de tecnologia

Os cursos de extensão na área de tecnologia possuem uma diversidade bastante grande de oportunidades nas mais diversas profissões ligadas ao setor, onde as seguintes temáticas recebem destaque:

Desenvolvimento tecnológico

O curso de extensão voltado ao desenvolvimento tecnológico tem por objetivo capacitar o participante a realizar estudos das inovações, padrões produtivos e consumo de ferramentas e serviços que possam ser oferecidos ao mercado.

Portanto, trata-se de conhecer e saber desenvolver projetos onde estejam presentes:

  • avaliação de viabilidade técnica de um projeto,
  • necessidades financeiras e análise econômica,
  • adaptação e uso da tecnologia a ser desenvolvida.

Inovações tecnológicas

Como o próprio nome deixa claro, um curso de extensão na área de tecnologia voltado às inovações é aquele que possibilita um aprofundamento dos conhecimentos para criação e atualização das diversas ferramentas que surgem no mercado.

Isso significa estudar, avaliar e conhecer detalhes da implantação de produtos que podem ser utilizados nos mais diversos segmentos do mercado e nos processos corporativos.

Conhecimentos específicos de TI

Por fim, o estudante pode também buscar conhecimentos específicos nas mais diversas áreas da tecnologia da informação e computação.

Para isso, existem cursos direcionados especificamente a:

  • desenvolvimento de programas,
  • projetos tecnológicos,
  • inclusão digital,
  • identificação e análise de dados,
  • segurança digital, etc.

As vantagens de realizar um curso de extensão na área da tecnologia

Como você já deve ter observado, realizar um curso de extensão na área de tecnologia possibilita que em curto espaço de tempo você possa estar capacitado a trabalhar com determinada ferramenta ou apto a prestação de algum serviço específico.

É, sem dúvida, uma oportunidade de ir além da graduação, possibilitando uma especialização rápida e que traz grandes resultados na formação acadêmica.

Além disso, optar por essa formação também possibilita:

Destaque no mercado de trabalho

O segmento que envolve a tecnologia precisa de recursos humanos capacitados, especialmente em algumas áreas onde a procura por profissionais é muito maior do que a demanda.

Só para se ter ideia a esse respeito e de acordo com uma reportagem publicada no Portal g1, no Brasil existe uma demanda média anual de 159 mil profissionais, enquanto que a formação atinge apenas 53 mil pessoas ao ano.

Isso demonstra que aqueles que investem em uma formação ainda mais especializada passam a ser observados pelo mercado.

Maior valorização e salários mais atrativos

Consequentemente e a partir dessa realidade, optar por um curso de extensão na área de tecnologia possibilita uma maior valorização e salários atrativos.

Como exemplo, segundo o Guia Salarial 2023 do setor de TI, uma pessoa que se especializa em Inteligência Artificial (IA) recebe R$ 7 mil para cargos iniciais e pode chegar a R$ 35 mil mensais em ocupações que envolvem posições de liderança.

Assim como na Inteligência Artificial, existem outros cursos que também oferecem grandes oportunidades para aqueles que investem no seu aprimoramento.

Na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), você pode escolher e realizar diversos cursos de extensão, bastando para isso vontade e interesse em aprender.

Esses cursos irão ajudá-lo a melhorar a sua performance na faculdade, bem como colaborar de forma efetiva para enriquecer o seu currículo, portanto, não perca mais tempo.

Além disso, antes mesmo de se formar, você já poderá estar trabalhando na área e recebendo oportunidades que até então não estavam de acordo com os seus conhecimentos.

Acesse agora os cursos de extensão da Ulbra, inclusive na área de tecnologia, e prepare-se para um futuro de sucesso em um segmento que continuará se desenvolvendo cada vez mais, gerando oportunidades incríveis para aqueles que optam por esse caminho!

Saiba mais!

Publicado em 23 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra

Compartilhar
Compartilhar
Pin
WhatsApp