Impulsionar a carreira utilizando as redes sociais, é possível?
Geral

Impulsionar a carreira utilizando as redes sociais, é possível?

As redes sociais podem se tornar grandes aliadas para você impulsionar a carreira, seja como empreendedor ou para trabalhar nas diferentes modalidades de contratação e vínculo empregatício.

Na verdade, esses canais se tornaram ferramentas indispensáveis para:

  • os profissionais divulgarem suas especialidades e buscarem oportunidades,
  • ajudar os empregadores a contratarem talentos,
  • auxiliar futuros clientes a identificarem o melhor perfil na hora de contratar um serviço.

Segundo dados de uma publicação no portal Resultados Digitais, um dos maiores blogs de Marketing e Vendas do Brasil, 59% da população mundial são usuários ativos das redes sociais, isso representa 4,7 bilhões de pessoas conectadas nos diversos canais.

Falando do Brasil, somamos 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que representa praticamente 80% da população, mais precisamente 79,9%.

Dentro desse cenário, é importante destacar que 30,9% dos usuários ativos nas redes sociais dizem que a principal razão para estarem presentes nos canais são as atividades profissionais.

Logo, percebemos que muitos profissionais já se utilizam de uma ou mais redes sociais para impulsionar sua carreira. Quer saber como você também pode usá-las? Continue a leitura.

Como usar as redes sociais para impulsionar a carreira?

Antes de saber como usar as redes sociais para impulsionar a carreira, vamos conferir quais são as mais usadas no Brasil?

Segundo dados da Rock Content, empresa brasileira especializada em marketing de conteúdo, as redes sociais mais usadas em 2022 no Brasil são:

  • WhatsApp, com 165 milhões de brasileiros conectados ativamente,
  • YouTube, com 138 milhões de usuários ativos,
  • Instagram, 122 milhões,
  • Facebook, com 116 milhões,
  • TikTok, 73,5 milhões de pessoas,
  • Facebook Messenger, 65,5 milhões,
  • LinkedIn, 56 milhões.

Todas podem ser excelentes canais para fazer networking e impulsionar a carreira.

Basta usá-las corretamente e, para isso, você precisa:

Defina as redes sociais ideais

O primeiro passo para quem deseja impulsionar a carreira utilizando as redes sociais é definir qual é a melhor para você.

E para fazer isso, você precisa definir também qual é o perfil do público que você deseja alcançar e conquistar.

Ao escolher as redes sociais é importante observar que cada uma delas apresenta características diferentes uma da outra.

O Tik Tok, por exemplo, tornou-se popular pelos seus vídeos curtos, com duração de até 60 segundos e, geralmente, o foco é o humor.

Já o LinkedIn é uma rede social onde profissionais divulgam seus currículos buscando oportunidades de trabalho e relacionam-se com outros profissionais do mundo inteiro e não possibilita a mistura de assuntos pessoais do dia a dia, como é permitido no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Mantenha um perfil profissional

Lembre-se que, ao escolher as redes sociais para impulsionar a carreira, elas passam a ser a sua vitrine online, onde muitos recrutadores, fornecedores, futuros parceiros e clientes buscarão informações suas antes de contratarem seus serviços.

Por isso, crie e mantenha um perfil profissional que seja coerente com você e com a sua atividade desenvolvida.

Nessa hora, a sua imagem pessoal é importante, fazendo valer o sábio ditado popular: a primeira impressão é a que fica ou uma imagem vale mais que mil palavras.

Siga empresas e pessoas importantes

As redes sociais servem como poderosos elos de relacionamento e sucesso.

Se aproximar de empresas conceituadas, em especial dentro do seu segmento, ou seguir pessoas influentes na sua área pode ser uma boa dica para você impulsionar a carreira.

É importante também se fazer presente, de forma coerente e inteligente, em outros perfis profissionais. Isso ajuda a atrair seguidores para a sua página e logicamente na sua promoção e divulgação dos seus serviços.

Você pode aproveitar as redes sociais também para participar de grupos e fóruns referentes a sua atividade ou área de atuação.

Invista em conteúdos de qualidade

O conteúdo que você posta nas suas redes sociais têm papel essencial na hora de impulsionar a sua carreira profissional. Afinal, ele vai mostrar a sua autoridade na sua área de atuação, que pode ser Direito, Medicina, Contabilidade, Gestão e entre muitas outras.

Procure postar publicação com conteúdos práticos e educativos sobre o seu trabalho, mostrando situações e tirando dúvidas do seu público para que eles percebam a sua autoridade no assunto e acreditem que recorrendo aos seus serviços terão a necessidades atendidas.

Não esqueça de manter sua página atualizada, por isso crie uma rotina de postagens e atualizações das publicações, que pode ser duas vezes por semana, semanal ou a seu critério.

Compartilhe suas conquistas

Uma boa dica para impulsionar a carreira é compartilhar suas conquistas profissionais com o seu público.

Isso pode ser a entrega de um projeto, contratos, convites para eventos, conquistas de certificações, abertura de um novo espaço laboral e outras situações que envolvam de forma positiva a sua atuação no mercado e ao seu sucesso profissional.

Lembre-se que muitas categorias, em especial as áreas do direito e da saúde, o código de ética estabelece uma série de critérios que devem ser cumpridos nas postagens, um deles é não expor pacientes.

O que evitar publicar nas redes sociais?

Se de um lado as redes sociais podem ser alavancas para impulsionar a carreira, o uso indevido delas pode impactar negativamente na vida do profissional.

Nesse sentido, os profissionais da saúde, como psicólogos, médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros, devem seguir o código de ética ao recorrer às redes sociais para promover o marketing e impulsionar a carreira. Os advogados também precisam de uma atenção especial nesse sentido.

De forma geral, independentemente da profissão e área de atuação, todo profissional ao usar a rede social deve cuidar para evitar o excesso de exposições pessoais com fotos de lazer e familiares, isso pode dar uma conotação de falta de profissionalismo.

Evite também postar publicações com erros gramaticais graves. Isso pode dar a impressão de descuido do profissional com a sua página.

Evite polêmicas emitindo opiniões políticas radicais ou ações preconceituosas. Você não precisa se abster de dar o seu parecer sobre algo em questão, mas seja cauteloso e coerente na sua manifestação.

Nunca exponha clientes, pacientes ou empregadores antigos e atuais. Isso mostra falta de ética e com certeza será um ponto negativo para você.

Quando usadas de forma inteligente e estratégica, as redes sociais se transformam em poderosas ferramentas para você se promover profissionalmente e impulsionar a carreira.

Agora que você já sabe como as redes sociais podem se tornar grandes aliadas para divulgar o seu trabalho, que tal começar a construir uma carreira de sucesso, escolhendo o melhor curso, na melhor universidade?

Acesse nosso site e conheça os cursos superiores, confira a grade curricular, faça a sua matrícula e comece agora a impulsionar o seu sucesso.

Saiba mais!

Publicado em 23 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra

Compartilhar
Compartilhar
Pin
WhatsApp