Mais de 93% dos contadores estão empregados e atuando na área

Você está pensando em fazer Ciências Contábeis? Saiba que contadores têm diversas possibilidades de atuação profissional.

Com nível de empregabilidade bastante alto, essa área torna-se interessante e promissora. No entanto, diante da escolha certa quanto à futura carreira, sempre surgem incertezas.

Para ajudar você, este post abordará as dúvidas mais comuns sobre o campo de atuação para os contadores. E o perfil do profissional? Como está o mercado de trabalho?

Então, confira as principais informações sobre Ciências Contábeis e, ainda, uma opção de curso com descontos especiais.

Por que cursar Ciências Contábeis?

A Contabilidade é o braço direito da gestão de qualquer empresa. No meio empresarial, a profissão é imprescindível e atualmente muito bem valorizada.

Desde que o Brasil passou a adotar os Padrões Internacionais de Contabilidade, hoje quem faz o curso estuda Ciências Contábeis que é aceita em mais de 170 países, incluindo toda Europa.

Os contadores desenvolvem atividades variadas tanto no setor público quanto na esfera privada.

É quem administra, acompanha e gere as contas de uma instituição, registrando as despesas, as receitas e os lucros, tendo ainda competência para fazer as declarações de imposto de renda.

O contador contribui para o alcance das metas da corporação com análises econômico-financeiras abrangentes e atua em tarefas mais pontuais.

É o responsável por todas as movimentações e ações financeiras de uma empresa. Cuida da parte fiscal, gastos e lucros, calcula os valores e arrecadação.

Portanto, tem que ter afinidade com os números.

É importante ressaltar, para aqueles que têm algum receio com a Matemática, que os conhecimentos aprendidos na graduação de Ciências Contábeis são bastante diferentes daqueles dos ensinos fundamental e médio.

Para o profissional, entre outras características, é preciso:

  • Atenção ao cenário econômico
  • Atualização no mundo dos negócios
  • Ética
  • Organização
  • Planejamento
  • Raciocínio lógico
  • Responsabilidade

O contador deve ser capaz de fazer e analisar contas. E, ainda, usar os resultados para projeções, planejar ações, lidar com investimentos, otimizar gastos e criar alternativas para aumentar rentabilidades.

É essencial, também, saber lidar e se comunicar com pessoas, já que esse profissional trabalha em equipe ou presta serviços para terceiros.

Todas as características listadas acima podem ser desenvolvidas ao longo do curso de graduação e também na pós-graduação.

Mercado de trabalho para contadores

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que o nível de empregabilidade do curso de Ciências Contábeis é altíssimo. Os números mostram que 93% dos formados estão trabalhando na área.

 Há diferentes oportunidades no mercado de contabilidade. O contador trabalha com questões financeiras empresariais, realizando análise de custos, investimentos, dentre outros. Atua de duas maneiras no mercado: para empresas ou por conta própria.

As mudanças tecnológicas vêm contribuindo para que as atividades contábeis deixem a condição de burocracia. Softwares implementados permitem que ações repetitivas sejam automatizadas.

Diante disso, contadores atuam com a área de administração e de gestão financeira para a manutenção da saúde do empreendimento. São várias as oportunidades em empresas privadas e em cargos públicos.

Da mesma forma, os setores também são diversos, tais como:  comerciais, de serviços e industriais. O contador pode assumir cargos, entre outros:

  • Analista de Departamento Pessoal
  • Diretor financeiro
  • Gerente de tesouraria
  • Gerente financeiro

Há vários benefícios em ser contador no mundo dos negócios. Atende diferentes perfis de clientes e portes de empresas.

O mercado de trabalho na área Contábil é bastante amplo e, por isso, o profissional deve investir em conhecimentos especializados de acordo com a posição pretendida.

Entre as diversas áreas de atuação, destacam-se as seguintes:

  • Análise contábil: decomposição, comparação e interpretação dos índices financeiros de uma corporação
  • Análise tributária ou fiscal: efetua procedimentos de apuração e conciliação de geração de tributos de uma instituição.
  • Área atuarial: analisa riscos e expectativas contábeis referentes, principalmente, à administração de seguros e de fundos de pensão.
  • Área comercial: combinação de técnicas da contabilidade financeira, contabilidade de custos e análise das demonstrações contábeis para dar suporte à tomada de decisões.
  • Atuação autônoma – é muito comum que os graduados em ciências contábeis tenham o seu próprio negócio, atuando em escritórios que prestam serviços na área.
  • Auditoria contábil: exame das operações efetuadas em uma entidade para apurar a exatidão dos demonstrativos contábeis, de modo a emitir um parecer sobre eles.
  • Perícia: realização de laudos contábeis sobre casos que tramitam na Justiça. A contratação pode ser feita pelas partes ou pelo juiz.

O contador pode atuar também com:

  • Consultoria
  • Controladoria
  • Controle orçamentário
  • Docência
  • Fiscalização contábil

Ciências Contábeis na Ulbra

O curso de Ciências Contábeis da Ulbra é 100% na modalidade de Educação a Distância (EAD).  Tem conceito máximo (5) na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

A graduação da Ulbra tem um grande foco no Ensino das Normas Internacionais de Contabilidade e é bicampeã, nos anos de 2018 e 2019, no Prêmio Transparência Universitária do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

O prêmio para alunos foi uma viagem técnico cultural para Londres conhecer o Internacional Accounting Stantards Board (IASB) – organismo responsável pela emissão das Normas Internacionais de Contabilidade.

Os alunos são direcionados para planejamento estratégico e soluções. O curso da Ulbra prepara o aluno para atuar como controller nos diversos segmentos empresariais, fiscal de tributos, consultor. E ainda: árbitro, mediador, assessor, professor, pesquisador, contador.

A Ulbra oferece o Aula, ambiente virtual de aprendizagem para a educação a distância. No contexto do avanço pedagógico mediado por tecnologia, amplia a interação e acompanha mudanças e hábitos atuais dos estudantes.

O Aula pode ser usado em qualquer plataforma e se adapta à tela do usuário com excelente rapidez no acesso aos recursos na internet. Totalmente responsivo. Possibilita acesso nos dispositivos móveis, celulares, tablets, notebooks, smartphones, além de computadores.

Nas salas virtuais das disciplinas, o aluno verifica atividades que tenham questões avaliativas não respondidas, interações não lidas. O Aula favorece a interação para que o estudante visualize tudo o que tem de novo e organize o trabalho dentro do ambiente.

Agora que você já conhece o mercado de trabalho para o curso de Ciências Contábeis, entre no site da Ulbra e faça a sua inscrição!

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin