Mercado de trabalho, média salarial e foco em reabilitação: conheça a carreira do terapeuta ocupacional
Graduação

Mercado de trabalho, média salarial e foco em reabilitação: conheça a carreira do terapeuta ocupacional

Não é novidade que a área da saúde é ampla e muito procurada. Há possibilidades para todos os interesses, gostos e talentos. Uma delas é o curso de Terapia Ocupacional, que pode não ser tão conhecido entre os candidatos de vestibular, mas desempenha um papel muito importante complementando outros tratamentos. Mas, afinal, o que faz o profissional de Terapia Ocupacional?

O terapeuta ocupacional auxilia seus pacientes na recuperação pós-traumática, como em casos de acidentes que resultem em lesões incapacitantes, ou em condições de nascimento que possam ser tratadas para proporcionar uma qualidade de vida maior para a pessoa.  

Atividades cotidianas

Para os profissionais de Terapia Ocupacional, as atividades cotidianas são fundamentais na vida dos indivíduos. A prática delas em sua integralidade é o grande foco da reabilitação. Então, diferente da Fisioterapia, cujo objetivo é a reabilitação dos movimentos apenas, na Terapia Ocupacional o paciente será treinado para realizar tarefas que são importantes para o seu bem-estar diário, como vestir-se, tomar banho, escovar os dentes etc. O plano é proporcionar ao paciente dignidade e autoconfiança para viver sua vida de forma plena, aproveitando todas as experiências possíveis. 

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de Terapia Ocupacional está em ascensão, com alta demanda por profissionais qualificados. O papel do especialista  da área complementa a reabilitação de pacientes que necessitam de um atendimento integral. Então, é possível ao terapeuta ocupacional atender em diversos âmbitos, sejam eles privados ou públicos. Além disso, o empreendedorismo é uma forte tendência da área, que promete entregar flexibilidade de horários, autonomia e experiências enriquecedoras ao profissional. Ele ainda pode atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, creches, universidades, centros de atenção psicossocial, centros de referência da assistência social, na atenção primária em saúde, nos abrigos, nos presídios, no atendimento domiciliar, entre outros locais. A média salarial varia de acordo com a região, mas costuma ficar em torno de R$ 4 mil

A importância da Terapia Ocupacional na saúde mental

Como a Terapia Ocupacional busca reintegrar o indivíduo às suas atividades cotidianas, a reabilitação com profissional da área é de extrema importância para a autoestima dos pacientes. Além de restabelecer a autonomia ocupacional, o profissional auxilia o paciente no processo de reencontrar a segurança necessária para seguir sua rotina normalmente. Ou seja, o objetivo final do tratamento é fornecer ao indivíduo autoconfiança, o que gera autoestima e uma integração entre corpo e mente, de forma que o mesmo se sinta no controle dos dois. 

A graduação

O curso de Terapia Ocupacional é bacharelado e tem a duração de 4 anos. Na Ulbra, a formação conta com uma grade curricular alinhada às tendências do mercado de trabalho, professores que são referência na atuação do setor e tecnologia integrativa, que promove um aprendizado rico e prático aos alunos. 

 

Quer saber como ingressar em Terapia Ocupacional na Ulbra? Conheça as quatro formas de ingresso:

Vestibular online

Na Ulbra o vestibular é online. Assim, você realiza a avaliação de onde quiser, basta ter acesso à internet.

Ingresso por Enem

Aproveite a sua nota do Enem para ingressar na Ulbra. O candidato escolhe utilizar a nota retroativa da prova (realizada a partir de 2016) para se matricular no curso desejado sem a necessidade de prestar o vestibular online. 

Transferência

Se você já está cursando Terapia Ocupacional mas quer vir para a Ulbra, peça a transferência da sua universidade atual e conheça o melhor dos mundos!

Segunda graduação

Está pensando em voltar a estudar? Com a Ulbra você realiza o sonho de cursar Terapia Ocupacional! Faça sua segunda graduação em um ambiente inovador, com ensino de excelência.

 

Saiba mais!

Publicado em 20 de fevereiro de 2025, por Equipe Ulbra

Compartilhar
Compartilhar
Pin
WhatsApp