• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

O que faz um pedagogo?

Setembro 1, 2022

O que faz um pedagogo? - Blog da Ulbra
7:34

Durante a fase de escolha do curso de graduação, é comum que o estudante tenha dúvidas sobre a área na qual quer ingressar, como no caso daqueles que se perguntam o que faz um pedagogo.

O Curso de Pedagogia oferece uma série de possibilidades ao graduado, que pode optar por atuar nos ambientes que preferir, de acordo com seus interesses e objetivos profissionais.

Para compreender melhor as oportunidades que o campo oferece e quais caminhos o egresso do curso pode seguir, é fundamental entender qual a função exercida por esse profissional.

Neste post, falaremos sobre o que faz um pedagogo e o que caracteriza a sua atuação. Confira!

Afinal, o que faz um pedagogo?

Por se tratar de uma formação na área de educação, muitas pessoas não conhecem de fato as atividades exercidas pelo profissional formado em Pedagogia.

De modo geral, o curso é voltado para a habilitação de profissionais que trabalhem com processos de aprendizagem, mas as possibilidades de atuação vão além do trabalho em sala de aula.

Assim, o pedagogo pode atuar em instâncias mais administrativas de instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, uma vez que há diversos cargos a serem ocupados por pessoas da área em locais, como secretarias de ensino e coordenadorias de escolas.

Para aqueles que se interessam por estudar educação, mas não têm vontade de trabalhar em estabelecimentos voltados para o ensino, também há uma série de possibilidades.

Exemplo disso é o mercado editorial de livros didáticos, que depende da consultoria de pessoas do ramo da pedagogia para elaborar esses materiais de modo que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem das crianças no ensino fundamental.

No entanto, caso o estudante se interesse por estar em sala de aula, essa também é uma opção a ser explorada, seja em escolas de educação básica, na pré-escola, com crianças mais novas, ou no ensino superior.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o pedagogo será responsável pelo processo de alfabetização, para que a criança aprenda a ler e escrever com proficiência, além de conduzir o aprendizado de operações matemáticas e conhecimentos básicos de outras áreas.

Além disso, a partir da realização de especialização em cursos de pós-graduação, o pedagogo pode atuar em uma interface com outras áreas do conhecimento, como é o caso da psicopedagogia e o trabalho com crianças que possuem dificuldade de aprendizagem, como os diagnosticados de dislexia, deficit de atenção grave ou autismo em um nível avançado, por exemplo.

Qual a diferença entre um professor e um pedagogo?

Embora a docência seja uma das primeiras respostas quando nos perguntamos o que faz um pedagogo, é importante ressaltar que esse profissional tem uma formação muito mais ampla do que isso.

De acordo com a Resolução CNE/CP n. 01/2006, que estabelece as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia, essa graduação deve preparar o profissional para prestar serviços, dar apoio em ambientes que necessitem de conhecimentos pedagógicos e participar da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

Nesse último caso, as atividades englobam:

  • planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas do setor da Educação e de projetos não-escolares,
  • produção e difusão do conhecimento cientifico-tecnológico do campo, tanto em contextos escolares quanto não-escolares.

Além disso, ainda de acordo com a Resolução citada acima, um pedagogo deve ser apto a:

  • atuar com ética para construir uma sociedade melhor,
  • cuidar, compreender e educar crianças de 0 a 5 anos, focando no seu desenvolvimento completo,
  • fortalecer o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental,
  • promover a aprendizagem de pessoas de diferentes idades e modalidades do processo educativo,
  • ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física de forma interdisciplinar,
  • dominar as tecnologias de informação e comunicação para promover aprendizagem significativa,
  • promover relações de cooperação entre a instituição de ensino, a comunidade e a família, assim como com outras áreas de conhecimento,
  • contribuir para a superação de exclusões na sociedade de todos os tipos,
  • respeitar as diferenças,
  • contribuir para a gestão das instituições de educação,
  • realizar pesquisas sobre alunos, sociedade, processos de ensinar e aprender,
  • construir conhecimentos científicos e pedagógicos,
  • aplicar as diretrizes curriculares e avaliá-las.

Assim, a formação do pedagogo vai muito além de ser um professor. Mas, dentro da docência, outra grande diferença entre esse curso e outros mais específicos, como Matemática ou Letras, por exemplo, é o foco no desenvolvimento da criança e no seu processo de aprendizagem.

Qual a média salarial?

Um dos pontos que fazem os interessados na área se perguntarem se vale a pena ser professor ou pedagogo é a questão da remuneração.

No Brasil, profissionais da educação, principalmente na educação básica, não costumam receber salários muito altos, mas é importante lembrar que a oferta de empregos é um ponto positivo para os estudantes da área.

Afinal, os concursos públicos acontecem com regularidade e são uma boa maneira de encontrar vagas que ofereçam estabilidade financeira e profissional ao pedagogo.

Por outro lado, há também outras oportunidades que podem oferecer remunerações melhores que aquelas destinadas aos profissionais que trabalham nas salas de aula da educação básica.

Os salários estipulados para os pedagogos variam bastante de um local para o outro, podendo ser alterados significativamente de um município a outro ou entre estados.

Outro fator que pode interferir nos valores recebidos pelo profissional é a esfera na qual ele atua, que pode ser tanto privada quanto pública, além de existirem instituições municipais, estaduais e federais.

Por isso, é fundamental que o estudante interessado em saber o que faz um pedagogo se informe também a respeito da remuneração no local em que pretende atuar futuramente.

Como se tornar um pedagogo? 

Agora que você já sabe o que faz um pedagogo, só falta entender como se dá a formação desse profissional.

Para atuar nessa profissão, o estudante deve procurar um Curso de Pedagogia em uma instituição de ensino superior.

Após conhecer mais detalhes sobre as atividades que podem ser exercidas pelo pedagogo, outro fator que deve ser considerado na hora de tomar uma decisão é a universidade na qual a formação será realizada.

É importante que o estudante se informe a respeito da infraestrutura oferecida pela instituição, para garantir que sua habilitação seja conduzida com o máximo de qualidade.

No caso de cursos digitais, sejam eles em modalidade híbrida ou EAD, é fundamental que a universidade conte com boas plataformas de ensino e materiais de estudo de qualidade.

Na Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil, o Curso de Pedagogia é oferecido na modalidade à distância.

Na instituição, o estudante conta com um corpo docente altamente qualificado e pronto para formar profissionais preparados para exercer as atividades do dia a dia da profissão.

Para conferir mais informações a respeito de processos seletivos e polos credenciados, visite a nossa página.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!