O que preciso saber sobre a transformação profissional?
A transformação profissional é um assunto debatido há muitos anos, no entanto, não se imaginava que viveríamos tão rapidamente uma realidade que era conhecida apenas através dos filmes de ficção científica.
Se voltarmos a apenas 50 anos, vamos descobrir que no início da década de 1970 não existia:
- celular,
- notebook,
- televisor LED,
- conversa por vídeo,
- mapas virtuais,
- internet disponível ao público.
Um profissional que atuava nos escritórios e na administração das empresas e instituições poderia ter em sua mesa de trabalho um ramal telefônico, uma máquina de escrever, calculadora e ao seu redor arquivos físicos onde ficavam guardados os documentos necessários para pesquisas.
Imagine, então, como eram as fábricas, serviços de transporte, saúde e as agências bancárias daquela época?
Diante dessa realidade, você já parou para pensar como será o mundo em 2032, 2052 ou daqui há 50 anos, ou seja, em 2072?
É preciso pensar a esse respeito, pois se trata da transformação profissional que não para de acontecer e que ganhará ainda mais velocidade com o avanço tecnológico e de novas maneiras de fabricar, construir, organizar, dirigir e operacionalizar as mais diferentes ações em todo o mundo.
Neste post, apresentaremos o que é preciso saber a esse respeito e o que fazer para poder atender as necessidades futuras para alcançar o sucesso na construção de uma carreira promissora. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
A transformação profissional
De acordo com a Forbes, muitas mudanças serão percebidas nos próximos anos em todo o mundo, pelo menos é o que acreditam pesquisadores e empresas que realizaram estudos a esse respeito e que foram publicados pela conhecida revista norte-americana.
Segundo a matéria, as empresas estão atentas a algumas questões que se tornaram realidade nesses dois últimos anos, como:
A prioridade dos profissionais deixou de ser o trabalho e passou a ser a saúde e o bem-estar, segundo um estudo da Microsoft.
Essa empresa também concluiu que o trabalho será assíncrono, ou seja, cada equipe desenvolverá a sua parte que serão integradas posteriormente através de softwares e aplicativos responsáveis por essa tarefa.
Bélgica, Reino Unido e Japão já estão estudando a possibilidade de diminuir a semana de trabalho para 4 dias, oferecendo 3 deles para descanso.
A futurista Ammy Lynn Webb, fundadora e CEO do Future Today Institute, diz que as empresas buscam talentos em pequenas cidades e meios rurais, locais que estão se tornando a preferência de profissionais digitais que desejam viver nesses ambientes e melhorar a qualidade de vida.
Diante dessa realidade e das previsões que já fazem parte do dia a dia de milhares de empresas no mundo, também é fundamental a preocupação dos candidatos às vagas futuras, considerando a transformação profissional que também será exigida por aqueles que contratam.
Quais as competências do profissional do futuro?
Não existe qualquer dúvida a respeito da importância do profissional do futuro conhecer a área em que atuará, pois os serviços repetitivos e que exigem esforço físico serão realizados por robôs e equipamentos.
O chão de fábrica, conforme já é observado atualmente em muitas indústrias mundiais, não possui mais a presença humana em suas dependências, exceção feita a supervisores que, através de equipamentos, observam de uma central o bom andamento dos trabalhos.
O mesmo acontecerá em locais onde a tecnologia poderá substituir a presença humana, no entanto, cada vez mais serão necessários especialistas e profissionais capacitados a criar, manter e acompanhar os processos que envolvem esses equipamentos.
A formação acadêmica é cada vez mais valorizada pelas empresas, quando se espera que os novos colaboradores estejam aptos a realizar as tarefas necessárias para que os resultados sejam obtidos.
Além disso, esses profissionais precisarão apresentar outras características que são essenciais para o desenvolvimento de uma bela carreira. São elas:
Análise crítica
A transformação profissional exige que a análise crítica da situação seja constante.
Isso não significa encontrar problemas e reclamar, mas avaliar se as tarefas estão sendo realizadas da melhor forma possível, contribuindo efetivamente para que os resultados sejam atingidos.
Possuir uma análise crítica e apresentar boas soluções para melhorar as tarefas é uma virtude que pode ser trabalhada, especialmente quando se conhece o que está fazendo e sabe-se quais são as melhores práticas do mercado para atender a determinadas demandas, uma prática normal oferecida pela Universidade.
Inteligência emocional
Outro aspecto fundamental que precisa fazer parte do profissional do futuro diz respeito a saber trabalhar a sua inteligência emocional.
De acordo com os psicólogos norte-americanos, Salovey e Mayer, criadores desse conceito, as pessoas precisam trabalhar as suas emoções e garantir o sucesso nos diversos momentos da vida, inclusive no trabalho.
Segundo os autores, essa capacidade possibilita diante das emoções:
- a sua percepção,
- o seu entendimento,
- o controle,
- o uso.
Além disso, o profissional que as empresas procuram no mercado precisa utilizar a inteligência emocional para lidar com outras pessoas, ou seja, identificar problemas e saber trabalhá-los.
Criatividade
A criatividade é vista como uma das maiores virtudes de um profissional, pois é através dela que surgem as invenções, criam-se patentes e novos produtos e serviços chegam ao mercado.
Apesar de parecer um dom pessoal, todos podem se aprimorar e incorporar as suas características essa virtude, no entanto, isso só será possível a partir da aquisição do conhecimento.
Mais uma vez, a Universidade é o melhor caminho para isso, pois é lá que descobertas ocorrem, em um ambiente onde se pode contar com professores experientes, colegas com os mesmos objetivos e uma estrutura que possa colaborar para isso.
Execução inovadora
Por fim, é preciso executar e transformar ideias e teorias em ações, para que os resultados sejam alcançados.
É preciso muito mais do que conhecer conceitos e saber explicar como é que se faz, a transformação profissional exige que você faça.
O desenvolvimento de uma boa faculdade é o melhor caminho a ser tomado para conhecer a tecnologia e métodos que estão sendo utilizados por todo o mundo, é através das pesquisas acadêmica e científicas que se chega a soluções que venham a inovar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Como se manter por dentro desse tipo de transformação?
A transformação profissional ocorre na medida em que existe a conscientização das pessoas, precisando muito mais do que cumprir o expediente e manter as suas tarefas em dia.
Todas essas informações, somadas a experiência que vai sendo adquirida a partir da vivência profissional, transformam empresas e carreiras.
Então, existe a importância que a maioria dos empreendimentos dá a formação acadêmica dos candidatos às vagas anunciadas, pois sabem que é através dos estudos que homens e mulheres conquistam conhecimentos que podem fazer toda a diferença para o negócio.
Diante de todas essas informações, é hora de buscar pelo conhecimento e aprimorar-se para oferecer ao mercado diferenciais que o valorizem e possibilitem ótimas oportunidades de trabalho.
Para conhecer excelentes possibilidades de formação, acesse agora o site da Ulbra e faça a sua matrícula. São muitos cursos de altíssimo nível oferecidos por uma das mais importantes universidades do Brasil!
Publicado em 23 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra