• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

O que um advogado faz no dia a dia?

Dezembro 17, 2020

O que um advogado faz no dia a dia? - Blog da Ulbra
3:40

Muitas pessoas não fazem ideia sobre o que um advogado faz no seu dia a dia, pois não conhecem os bastidores e as obrigações envolvidas nos processos jurídicos.

Dependendo da área de atuação do advogado, as atividades possuem características próprias, no entanto, de forma geral, pode-se dizer que o cotidiano desse profissional é muito dinâmico e as tarefas são muitas.

Uma das características da profissão é a de trabalhar contra o tempo, uma vez que não é possível atrasar, postergar ou esquecer das datas fixadas pela justiça para o cumprimento de obrigações.

Portanto, a disciplina aliada a organização são fundamentais para o sucesso e fazem parte do cotidiano desse profissional.

Nesse post apresentamos o que um advogado faz no dia a dia. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!

O que um advogado faz diariamente?

Para responder o que um advogado faz todos os dias, é preciso primeiro saber que as suas prioridades estão sempre ligadas aos prazos estabelecidos pela Justiça.

Portanto, as atenções são voltadas sempre às obrigações burocráticas e exigências legais estabelecidas, no entanto, de maneira geral, ele possui as seguintes atividades:

Reunião com clientes

As reuniões com clientes são fundamentais e demandam tempo para o desenvolvimento de um bom processo ou contrato.

O advogado precisa conhecer detalhes envolvidos naquilo que se deseja fazer e avaliar se o solicitado está adequado à legislação.

Portanto, nas reuniões, ele passa a ser um consultor legal, além de reunir todas as informações para o desenvolvimento das suas atividades.

Análise de processos

Outra tarefa que exige muita atenção e é bastante trabalhosa diz respeito à análise de processos.

O advogado precisa acompanhar diariamente as atividades e movimentações de cada processo, avaliando:

  • decisões,
  • solicitações,
  • requerimentos,
  • informações importantes.

Além disso, o advogado é o responsável pela montagem dos processos, precisando para isso de bons argumentos, provas e documentos.

Estudo

Talvez a mais exata resposta para o que um advogado faz, esteja nesse item, ou seja, esse profissional não para de estudar.

Ele precisa compreender, avaliar e tomar os melhores caminhos para a elaboração de processos e contratos, o que o obriga a conhecer detalhadamente a situação.

Além disso, é necessário estar atento à legislação, mudanças, jurisprudência e tudo aquilo que possibilite o sucesso para os seus objetivos.

Diante disso, é correto afirmar que o profissional da área jurídica é um grande estudioso e investiga todas as possibilidades.

Participa de audiências

Também é papel do advogado a participação em audiências, onde, em muitas vezes, precisa se pronunciar para poder esclarecer detalhes do processo ou defender o seu cliente.

Portanto, precisa conhecer as informações relacionadas ao caso, além de negociar e garantir o melhor acordo possível para aqueles a quem presta seus serviços.

Como se tornar um advogado?

Para exercer a profissão de advogado é necessário que o interessado faça uma graduação em Direito e que preste o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

O Exame da Ordem, como é conhecido, tem por objetivo avaliar se os bacharéis de Direito no Brasil possuem capacidade, conhecimento e práticas para exercer a profissão.

Agora que você já sabe o que um advogado faz diariamente nas suas atividades profissionais e deseja desenvolver a sua carreira na área jurídica, conheça o curso de Direito da Ulbra, uma excelente opção com reconhecimento em todo território nacional.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!