Vale a pena fazer a pós-graduação em EAD?
Pós-graduação

Vale a pena fazer a pós-graduação em EAD?

O mercado de trabalho se atualiza cada vez mais rápido, com as constantes mudanças que ocorrem na sociedade. A pós-graduação em EAD permite ficar em dia com essas novidades.

Segundo dados fornecidos pelo instituto Semesp, durante a pandemia o crescimento de matrículas nesses cursos foi de 288%.

Com o crescimento do mundo digital em nossas rotinas, ficou claro que a modalidade de ensino à distância traz diversos benefícios, inclusive para uma especialização.

Preparamos um post para você saber tudo que precisa sobre a pós-graduação em EAD. Confira!

Como escolher o curso de pós-graduação?

A pós-graduação pode ser realizada de duas formas: stricto sensu ou lato sensu.

Essa primeira corresponde às especializações que dão ao estudante o título de mestre e doutor, tratando-se de uma formação voltada para a carreira acadêmica.

Já na segunda, a especialização é voltada para a atuação no mercado de trabalho, aprofundando aspectos importantes da área.

Seja qual for o tipo de pós-graduação em EAD escolhido, alguns fatores ajudam a acertar na escolha do melhor curso para o que você procura.

Mercado de trabalho

Ter conhecimento acerca do funcionamento do mercado de trabalho é essencial na hora de decidir qual será a sua especialização.

Para quem já está inserido nesse ambiente, a tarefa é mais fácil.

O ponto fundamental é compreender quais são as necessidades do mercado em sua área de atuação, para saber quais aspectos devem ser trabalhados na formação.

Aos que ainda não entraram nesse meio, a dica é conversar com pessoas que tenham esse conhecimento e possam compartilhar suas visões acerca das questões observadas.

Procurar estudos que apontem tendências para cada área também pode ajudar nesse processo.

Essa é uma maneira de aproveitar ao máximo a formação que a pós-graduação em EAD pode oferecer, garantindo que ela terá uma utilidade prática em sua carreira.

Necessidades pessoais

Estar ciente acerca de suas necessidades e objetivos também é fundamental nesse momento.

Por exemplo, se você trabalha e possui uma carga horária alta no emprego, é pouco provável que tenha tempo disponível para se locomover diariamente até o ambiente físico da universidade.

O mesmo se aplica a pessoas que têm filhos ou que moram longe da instituição de ensino pretendida.

Por isso, optar pelo curso ideal também envolve escolher uma modalidade que atenda às suas necessidades.

A pós-graduação em EAD é uma alternativa que atrai muitos alunos por conta desse fator.

Disciplinas 

Tendo escolhido entre uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, sabendo quais são as suas necessidades pessoais e as demandas do mercado de trabalho, há um último fator que pode ajudar na escolha.

Consulte a instituição de ensino pretendida e verifique a grade curricular do curso que tem intenção de fazer.

Essa é mais uma maneira de garantir que a opção escolhida se mostre útil no futuro, trazendo conhecimentos que possam ser aplicados na rotina de trabalho.

Esse também é um bom critério de decisão caso você esteja em dúvida entre mais de um curso, pois permite avaliar qual deles é o mais apropriado para os seus objetivos.

Por que fazer uma pós-graduação em EAD?

A pós-graduação em EAD tem se popularizado cada vez mais e há diversos motivos para isso.

Primeiramente, a modalidade oferece formação e diploma idênticos aos do ensino presencial.

Com um corpo docente qualificado e um bom planejamento, as aulas à distância proporcionam o mesmo conhecimento oferecido no ambiente físico da universidade.

A diferença é que, no EAD, o aluno adquire mais autonomia para determinar sua própria rotina de estudos, adaptando o cronograma ao seu dia a dia.

Por isso, muitos escolhem esse tipo de curso pela flexibilidade e praticidade que proporcionam.

Diferente do que muitos pensam, o aluno não estuda sozinho o tempo todo, mas mantém contato regular com colegas e com o corpo docente.

Através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a turma continua recebendo acompanhamento por parte de tutores e professores que o auxiliam quando necessário.

Além disso, os valores das mensalidades no ensino à distância costumam ser muito mais acessíveis que os de cursos presenciais.

Com o auxílio de bolsas, também é possível reduzir ainda mais esse pagamento, adaptando uma formação de qualidade à sua realidade financeira.

Como se acostumar com a rotina de estudos EAD?

Por oferecer muita autonomia ao estudante, a pós-graduação em EAD exige comprometimento.

Muitos alunos têm receio de não conseguirem manter uma rotina de estudos eficiente, mas com alguns hábitos simples é possível se adaptar a esse sistema sem dificuldade.

Uma dica é estabelecer um local destinado aos momentos de estudo em casa.

Fazer leituras e atividades na cama, por exemplo, pode dificultar a concentração e o foco naquilo que deve ser executado.

Caso não tenha uma escrivaninha própria para esse momento, uma cadeira e uma mesa já cumprem o papel.

O importante é se acostumar com a ideia de que o local escolhido se trata de um ambiente de estudos, destinado a momentos de concentração.

Apesar de os materiais e aulas serem disponibilizados em um ambiente virtual, é preciso se desligar das distrações que o mundo digital proporciona.

Para isso, nos momentos de estudo, o ideal é desativar as notificações de redes sociais e utilizar os aparelhos apenas para assistir às aulas, fazer leituras e outras atividades.

Além disso, lembre-se de que embora a pós-graduação em EAD ofereça mais flexibilidade, ainda existem prazos a serem cumpridos.

Para evitar problemas como atrasos ou acúmulo de matérias, é importante manter um controle sobre esse cronograma.

Isso pode ser feito através de uma agenda ou simplesmente anotando as atividades que devem ser executadas e quando precisam ser finalizadas.

Ser organizado é uma habilidade que pode ser desenvolvida aos poucos, conforme a necessidade e de acordo com os métodos que funcionam melhor para cada um.

Construir essa competência é mais uma das vantagens oferecidas pelo ensino à distância.

Está pensando em fazer uma pós-graduação em EAD? Então, você precisa conhecer a Ulbra, a Universidade Luterana do Brasil!

Contamos com diversos polos e várias opções de especialização à distância, para você escolher aquela que melhor atende às suas necessidades.

Visite nosso site e confira nossos cursos de pós-graduação disponíveis!

Publicado em 22 de abril de 2022, por Equipe Ulbra

Posts relacionados

Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin