Quais são os principais tipos de advogados existentes?
A advocacia é muito abrangente e possibilita carreira em diversos âmbitos, por isso, existem diversos tipos de advogados, cada um com seu mercado e possibilidade de sucesso.
O curso de Direito oferece muitas possibilidades de especializações, garantindo as mais diversas experiências profissionais, tanto no setor público como no privado.
Uma das possibilidades é o formando se tornar um advogado escolhendo entre as oportunidades para atuação que essa área oferece.
Exatamente por essa variedade de opções é fundamental que o aluno escolha aquela que melhor se adéqua ao seu perfil para, então, seguir carreira.
Neste post você vai conhecer quais são os principais tipos de advogados existentes que estão em franca atuação e desenvolvimento no Brasil. Confira!
Principais tipos de advogados
As possibilidades de sucesso como advogado são enormes, mas é preciso lembrar que para exercer essa profissão o aluno, após completar a sua formação, deve alcançar a nota mínima exigida no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
Em relação aos principais tipos de advogados existentes, ele pode escolher atuar como:
Advogado civil
O advogado civil trabalha para defender os interesses de seus clientes sempre baseado na legislação vigente, podendo representar pessoa física ou jurídica.
Geralmente as causas estão relacionadas às posses, bens ou questões familiares, como:
- divórcio,
- compra e venda,
- negociações de contrato,
- indenizações,
- ações de despejo ou cobrança,
- falecimentos, inventários.
Advogado ambientalista
Essa é uma das áreas do Direito que mais está em alta, devido as constantes mudanças legais em relação à manutenção e preservação do meio ambiente.
Ao passo que a maioria dos outros tipos de advogados tem como ambiente de trabalho o tribunal, o ambientalista geralmente concentra suas atividades longe dele.
Sua função é acompanhar os licenciamentos e demais processos legais obrigatórios junto aos órgãos competentes.
Ele pode atuar ainda aconselhando empresas sobre as normas de conduta em relação ao meio ambiente, como também mover ações contra aquelas que não cumpram a legislação.
Advogado do consumidor
Esse profissional representa o cidadão em causas relacionadas ao direito associado aos fornecedores de bens e serviços em geral.
O advogado do consumidor, também chamado de consumerista, não atua apenas defendendo o consumidor final, ele pode atuar como defensor dos fornecedores e também como consultor de empresas.
Advogado criminalista
Como o próprio nome sugere, esse é o profissional que atua na defesa do cliente que é acusado de um crime.
Independentemente se o cliente for inocente ou culpado, compete ao profissional buscar um meio justo de defendê-lo baseado na lei.
Advogado empresarial
O advogado empresarial atua para garantir a segurança legal às empresas.
É ele que orienta, analisa e elabora contratos sociais, acompanha de perto os processos cíveis tributários e trabalhistas, e representa a empresa no tribunal em casos de audiências.
Advogado digital
Esse é um dos tipos de advogados que surgiram com o advento da internet.
O profissional que atua no Direito Digital trabalha para que as normas e regras que regulamentam as relações no ambiente online sejam cumpridas.
Ele pode atuar orientando e defendendo empresas na elaboração de contratos para uso de imagem ou vendas online, bem como pessoas físicas que foram vítimas de crimes virtuais.
Advogado tributário
O advogado tributário atua nas causas relacionadas aos tributos de seus clientes.
Ele pode exercer sua profissão de várias formas, entre elas:
- prestando consultoria e elaborando o planejamento tributário,
- em ações preventivas,
- no acompanhamento e na defesa de processos de execução,
- na regularização de pendências,
- na recuperação de créditos tributários.
Advogado trabalhista
Esse é o último entre os tipos de advogados que listamos, mas ainda há muitas possibilidades para quem estuda Direito.
O advogado trabalhista atua nas relações entre o trabalhador e o empregador e pode atuar na defesa de ambos.
É comum o profissional dessa área atuar em questões que envolvem erros em rescisões de contratos, cálculos de horas extras ou férias, bem como no não pagamento de comissões e adicionais noturnos, desvio de função, entre outras.
Agora que você conheceu os principais tipos de advogados existentes, que tal continuar a leitura e conferir nossas dicas para quem quer fazer Direito?
Publicado em 25 de outubro de 2024, por Equipe Ulbra