• Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Qualidade de vida de pacientes renais é tema de mestrado na Ulbra

Julho 2, 2021

Qualidade de vida de pacientes renais é tema de mestrado na Ulbra
4:06

A pesquisa “Qualidade de vida de pacientes portadores de Doença Renal Crônica em tratamento de hemodiálise, na região Transamazônica, Brasil”, é o resultado do trabalho da estudante de mestrado, Tayane Martins, do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade (PPGProSaúde) da Ulbra Canoas

O estudo tem como objetivo avaliar os impactos da doença, e compreender e identificar os problemas na qualidade de vida de pacientes com problemas crônicos renais. Tayane é enfermeira da saúde indígena na cidade de Altamira, no Pará, e seu estudo se propõe a contribuir para adaptar a realidade e possibilitar uma atuação profissional adequada frente a essa população.

Como há poucas pesquisas na região Norte do Brasil relacionadas à melhora ou piora da qualidade de vida dos doentes renais crônicos, o trabalho se propõe a entender as dimensões que possuem influência nos recursos existentes para adaptação à nova condição de vida e adesão ao tratamento adequado.

Para Tayane, o mestrado sempre foi uma realização profissional. Algo que foi possível através da modalidade ofertada pelo regime modular da Ulbra, que permitiu à estudante realizasse o curso sem ter que abrir mão da sua vida profissional.

O tema escolhido para a dissertação surgiu pela sua prática como enfermeira da saúde indígena, comunidade onde acompanhou num paciente indígena em tratamento hemodialítico. Além disso, um diagnóstico de doença renal na família, que impactou na vida familiar, reforçou a opção pela temática.

A conclusão do trabalho revelou que os pacientes estavam comprometidos em quatro dimensões: situação de trabalho, carga da doença, limitação física e efeitos da doença. Tayane relata que muitos pacientes exploram suas dificuldades em conviver com as limitações impostas pela, e esperam que a pesquisa impulsione mais estudos na área nefrológica. 

Durante a pesquisa, a pesquisadora também constatou um vínculo amistoso entre profissionais e pacientes do setor de hemodiálise, tendo em vista o contato frequente entre eles. Tayane afirma que os resultados permitirão identificar fatores que podem estar interferindo na qualidade de vida dos pacientes. 

Tayane salienta que “a equipe multiprofissional poderá planejar a assistência mais adequada a esses indivíduos por meio de intervenções que visem melhorar os aspectos psicossocial, físico, mental e emocional, sendo possível pactuar com os pacientes estratégias para a autogestão de sua saúde”.

Com os resultados, a mestranda planejou a devolutiva para os profissionais de saúde e pacientes. Foi entregue um banner para a equipe da Diálise enfatizando a importância dos profissionais de saúde, e cada paciente e acompanhante receberam um material informativo sobre a qualidade de vida e recomendações gerais que promovam bem-estar e promoção da saúde. Segundo Tayane, que os pacientes agradeceram pelo retorno das informações e enfatizaram a importância da realização de mais estudos na área.

Com apoio das orientadoras do PPGProsaúde, as professoras doutoras Eliane Fraga da Silveira e Dóris Cristina Gedrat, a ideia de Tayane é não parar após o mestrado. “Em um segundo momento, irei desenvolver um projeto de pesquisa juntamente com minhas orientadoras, que trata sobre as políticas públicas existentes para os portadores de doença renal crônica na região Norte do Brasil.”

Pesquisa na Ulbra

A pesquisa é um dos pilares da Rede Ulbra de Ensino. Junto aos cursos de graduação, o trabalho científico incentiva o espírito investigativo de alunos e professores na geração de novos horizontes para a educação e a qualidade de vida.

São diversos projetos, frutos do trabalho de 487 pesquisadores e mais de 100 grupos de pesquisa no Brasil, além de periódicos científicos com a certificação Qualis Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Cadastre-se e saiba mais sobre os nossos cursos e processos seletivos. Fique por dentro de tudo o que você, como futuro aluno ULBRA, precisa saber!